TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISLEXIA

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE IMPERATRIZ - FACIMP

COORDENAÇÃO DE PEDAGOGIA

CURSO DE PEDAGOGIA

        

EDJAELMA DO CARMO SANTOS COSTA

GLAUCIANE SOARES DOS SANTOS

PROJETO DE MONOGRAFIA

Imperatriz

2012

EDJAELMA DO CARMO SANTOS COSTA

GLAUCIANE SOARES DOS SANTOS

PROJETO DE MONOGRAFIA

Projeto apresentado à Faculdade de Imperatriz (FACIMP), como requisito parcial e indispensável à elaboração do trabalho de pesquisa para conclusão do curso de Pedagogia.

Orientador: Profº. MsC. Raimundo Leal

Imperatriz

2012

[pic 1]

1 IDENTIFICAÇÃO

1.1 - Tema: : Dislexia

1.2 - Título: Dislexia: Comprometimento de aprender a ler e escrever

1.3 - Órgão Responsável: Faculdade de Imperatriz – FACIMP.

1.4 - Órgão Executor: Coordenação de Pedagogia.

1.5 - Duração da Pesquisa: Março a Abril de 2012.

1.6 - Local de Realização: Faculdade de Imperatriz – FACIMP.

1.7 - Orientador: Profº. MsC. Raimundo Leal

1.8 - Pesquisador: Edjaelma do Carmo Santos Costa

2 JUSTIFICATIVA

Tem-se percebido nas escolas atuais que a dificuldades de leitura de algumas crianças tem crescido muito e que essa dificuldade é passada despercebidamente pelos órgãos educacionais, pois hoje o sistema trabalha de forma diferente quando se trata da alfabetização das crianças e jovens e alguns não consegue acompanhar essa aceleração de ensino. Os indivíduos que apresentam esta dificuldade de leitura estão relacionados a grupos que desenvolveram uma disfunção cerebral, ou seja, são disléxicos. Por causa da Dislexia, crianças e adultos podem tornar-se inacreditavelmente confusos e inconsistentes, pois existe uma oscilação no nível da capacidade de concentração dessas pessoas, há dias em que elas podem melhor corresponder a expectativa escolar ensino-aprendizado, e outros dias em que se apresentam dispersivas, parecendo ter esquecido tudo o que já haviam aprendido.

Percebe-se na área educacional que não existem muitos profissionais bem informados interessados em entender e ajudar a criança com Dislexia. Porque a escola, o professor com formação ou informação efetiva em dificuldades de aprendizado pode tornar-se o canalizador de encaminhamento de providencias junto ao aluno disléxico. O psicólogo, o psicopedagogo são os profissionais naturalmente indicado nesta área de observação, que poderá tomar iniciativa de comunicar a necessidade de providencias em relação a Dislexia junto aos pais da criança.

s tenham uma educação diferenciada, pois o que encontram em uma escola parte a

3 OBJETIVOS.

3.1. Objetivo Geral:

  • Fazer o levantamento de dados e informações, propiciando melhor exploração e compreensão do tema.

        

 3.1.1 Objetivos Específicos:

  • Entender como o disléxico tem facilidade e dificuldades paralelas em seu modo peculiar de ser e de aprender;
  • Analisar as principais características da Dislexia, em relação as dificuldades de cada individuo disléxico;
  • Verificar a necessidade de se criar meios de aprendizado para proporcionar uma melhor forma de sucesso, melhorando a auto estima e confiança do individuo com Dislexia.

4 PROBLEMA:

- Como o ensino escolar pode estar trabalhando meios de ensino-aprendizagem com uma criança disléxica?

- Como os profissionais da educação, podem está identificando uma crianaca com Dislexia?

5 HIPÓTESES:

 O ensino escolar deve proporcionar uma forma mais fácil de ensino-aprendizado, na elaboração de provas orais onde a criança deve ser avaliada no seu momento de compreensão, de jogos, brincadeiras e atividades desportivas que exercitem seus movimentos, mas sempre de forma divertida;

        Os profissionais da educação podem está observando, analisando, pesquisando e se informando sobre as dificuldades que algumas crianças apresentam. E buscando de forma carinhosa e compreensiva a ajudar e orientar essa criança e sua família.

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Dislexia é um termo criado por um médico oftalmologista alemão, o Dr. Rudolf Berlin, há mais de cem anos, para nomear uma dificuldade em leitura apresentada por um de seus pacientes. O termo Dislexia é atualmente aceite como referindo-se a um subgrupo de desordens dentro do grupo das DA (Dificuldades de Aprendizagem), fica claro que os indivíduos com Dislexia tem uma variedade de défices resultantes de disfunções cerebrais ou neurológicas.

A Dislexia se classifica com base no momento de surgimento, que são as Dislexias Adquiridas, que são os que caracterizam as pessoas que tendo sido leitoras competentes perdem essa habilidade como consequência de uma lesão cerebral (acidente); E as Dislexias Evolutivas, que é a que englobam os indivíduos que experimentam dificuldade no inicio de aprendizagem, sendo classificados também vários outros quadros de dificuldades, segundo relatas de Vitor Cruz:

 Os indivíduos identificados e classificados como tendo Dislexia não apresentam apenas um quadro de problemas ou distúrbio único relacionado com a leitura, existindo sim vários quadros de dificuldades, e sugerem que a Dislexia refere também a um conjunto de problemas relativos a aprendizagem das relações entre sons e o código abstrato que as representa (letras).(1999, p.251)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com