TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISLEXIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO E A PREPARAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA TRABALHAR COM DISLÉXICOS

Por:   •  20/4/2015  •  Monografia  •  4.909 Palavras (20 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

 

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEGAGOGIA INSTITUCIONAL

KEITY CHIODELLI

DISLEXIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO E A PREPARAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA TRABALHAR COM DISLÉXICOS

MARAU

2014

KEITY CHIODELLI[pic 2]

DISLEXIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO E A PREPARAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA TRABALHAR COM DISLÉXICOS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APRESENTADO Á UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ – UNOPAR, COMO REQUISITO PARCIAL PARA A OBTENÇÃO DO TITULO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL.

ORIENTADOR: ALINE OLCHANESKI

MARAU

2014

KEITY CHIODELLI[pic 3]

DISLEXIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO E A PREPARAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA TRABALHAR COM DISLÉXICOS

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado, apresentado a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do titulo de especialização em Psicopedagogia Institucional, com nota final igual á ______, conferida pela Banca Examinadora formada pelos professores:

Orientador

Universidade Norte do Paraná

Prof. Membro 2

Universidade Norte do Paraná

__________________________________________________________Prof. Membro 3

Universidade Norte do Paraná

Marau, ___de______ de 2014.

DEDICATÓRIA[pic 4]

Dedico meu trabalho de conclusão de curso a Deus, por ter me dado forças, e ter permitido concluir mais uma etapa do meu aperfeiçoamento educacional e profissional.

AGRADECIMENTO[pic 5]

Agradeço primeiramente a minha mãe pela compreensão em minha ausência, nos momentos que necessitei retirar-se para poder estudar e dedicar-me a minha especialização em Psicopedagogia Institucional, e pelo apoio que me deste financeiramente para a conclusão de meus estudos.

RESUMO[pic 6]

Muitos alunos são reprovados no sistema escolar e outros evadem por apresentarem dificuldades de aprendizagem. A linguagem é fundamental para o sucesso escolar, pois está presente em todas as disciplinas e todos os professores são potencialmente professores de linguagem, porque utilizam a língua materna no processo ensino-aprendizagem.

O objetivo deste trabalho é de compreender a concepção do profissional da área da educação e Psicopedagogia sobre o termo dislexia, bem como as estratégias utilizadas para desenvolver o plano de trabalho psicopedagógico com clientes disléxicos. Utilizou-se como fundamentação embasamentos teóricos.

A dislexia é um dos vários distúrbios de aprendizagem relacionado à leitura e à escrita que deve ser diagnosticado por uma equipe multidisciplinar.

Palavras chave: Psicopedagogia, dislexia,leitura e escrita.


SUMÁRIO[pic 7]

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................8

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................9

2.1 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA LEITURA E ESCRITA....12

2.1.1 DISLEXIA..........................................................................................................12

2.1.2 COMO INDENTIFICAR CRIANÇAS COM DISLEXIA DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL...................................................................................................................18

2.2.1 Como avaliar uma criança com dislexia............................................................20

2.2.2  A intervenção Psicopedagogica na dislexia.....................................................21

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................23

REFERENCIAL..........................................................................................................24

                                                                                                                                   

  1.     INTRODUÇÃO

A aprendizagem das letras possibilita à criança o ingresso ao mundo da leitura e da escrita. Essas aquisições constituem-se como grandes conquistas na infância, pois permitem que a criança consiga se aprimorar do conhecimento abstrato, até então seu conhecimento era apenas de mundo concreto, ou seja, conhecia o que podia ver e o que lhe apresentavam, após aprender as letras consegue reestruturar seu pensamento e tirar suas próprias conclusões tornando-se uma pessoa crítica e autônoma.

        Porém, nem sempre este processo ocorre de maneira simples e tranqüila como deveria ser. Muitos problemas podem ocorrer traduzindo-se em graves dificuldades para a aprendizagem, não apenas da leitura e escrita, mas também para o raciocínio lógico, atenção, concentração, entre outras.

        Neste estudo foi abordado uma das dificuldades de aprendizagem: a dislexia, na qual a mesma representa toda a dificuldade que se percebe no aprendizado da leitura e escrita, estudos apontam várias causas que podem originar a dislexia, desde consequências de anomalias até fatores sensoriais e perceptivos.

        Enquanto futura profissional da área da Psicopedagogia, venho através deste estudo procurar entender melhor, como devemos trabalhar a dislexia com nossos pacientes e obter o resultado desejado.

        Para atingir o objetivo, o presente estudo buscou referências teóricas pertinentes ao tema, e foi dividido em dois capítulos. O primeiro aborda a importância da leitura e escrita na vida de todas as pessoas, especialmente em idade escolar, já que a leitura e escrita abrem novos horizontes na vida das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (199.3 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com