TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Declaração Inicial: Esse vídeo pode abri os olhos de todas as pessoas que vivem nesse mundo virtual.

Por:   •  18/1/2017  •  Resenha  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

Declaração Inicial: Esse vídeo pode abri os olhos de todas as pessoas que vivem nesse mundo virtual.

Interrogação: Como será que a tecnologia conseguiu de uma maneira tão rápida controlar e mudar o mundo dessa forma? Esta pergunta não pode ser respondida, pois tudo se torno dependente da internet.

Alusão Histórica: Antigamente poucas pessoas tinham acesso ha internet, somente a classe alta tinha esse privilegio mais isso mudou por volta, do século xx, e agora são poucas pessoas no mundo que não tem o acesso.

Declaração Inicial: Esse vídeo pode abri os olhos de todas as pessoas que vivem nesse mundo virtual. Cada dia que passa as pessoas fica mais distantes umas das outras não existe mais amizades verdadeiras, relacionamentos sinceros, conversa olho a olho. É que hoje em dia tudo é feito virtualmente, uma coisa que seria para trabalho ou passatempo, se torno o maior vicio do planeta.

Nossa vida é muito curta, então se passarmos a metade dela na frente de um computador, ou segurando um celular vamos envelhecer e não fazer nada de emocionante, nada que possamos conta para nossas gerações futuras. Então vamos entrar em off e conhecer novas pessoas em lugares diferentes. Entrar em off as vezes não é o fim vida e sim, um começo.

Ao longo da história da humanidade, variando com o nível cultural e com o estágio evolutivo de cada sociedade, o trabalho tem sido percebido de forma diferenciada. Como lembra Peter Drucker, o trabalho é tão antigo quanto o ser humano. No ocidente, a dignidade do trabalho foi falsamente louvada por muito tempo. O segundo texto grego mais antigo, cerca de cem anos mais novo que os poemas épicos de Homero, é um poema de Hesíodo (800 a.C.), intitulado "Os Trabalhos e os Dias", que canta o trabalho de um agricultor. Porém, tanto no ocidente como no oriente esses gestos de louvor eram puramente simbólicos. Nem Hesíodo, nem Virgílio, nem ninguém da época, estudou de fato o que um agricultor faz e, menos ainda, como faz. O trabalho não merecia a atenção de pessoas educadas, abastadas ou com autoridade. Trabalho era o que os escravos faziam. Mas o trabalho é mais do que um instrumento criador de riqueza (posição dos economistas clássicos). Além do valor intrínseco, serve também para expressar muito da essência do ser humano (o homo faber). O trabalho está intimamente relacionada à personalidade. (Quando dizemos que fulano é um carpinteiro, um médico ou um mecânico, estamos, de certa forma, definindo um ser a partir do trabalho que ele exerce).

No começo dos tempos, o trabalho era a luta constante para sobreviver (acepção bíblica). A necessidade de comer de se abrigar, etc. era que determinava a necessidade de trabalhar. O avanço da agricultura, de seus instrumentos e ferramentas trouxe progressos ao trabalho. O advento do arado representou uma das primeiras revoluções no mundo do trabalho. Mais tarde, a Revolução Industrial viria a afetar também não só o valor e as formas de trabalho, como sua organização e até o aparecimento de políticas sociais. A necessidade de organizar o trabalho, principalmente quando envolve muitas pessoas e ou muitos instrumentos e muitos processos, criou a idéia do "emprego". Nos tempos primitivos, da Babilônia, do Egito, de Israel, etc., havia o trabalho escravo e o trabalho livre; havia até o trabalho de artesãos e o trabalho de um rudimento de ciência, mas não havia o emprego, tal como nós o compreendemos atualmente.

Na Antiguidade, não existia a noção de emprego. A relação trabalhista que existia entre as pessoas era a relação escravizador-escravo. Podemos tomar as três civilizações mais influentes de sua época e que influenciaram o Ocidente com sociedades escravistas, a epípcia, a grega e a romana. Nessa época, todo o trabalho era feito por escravos. Havia artesãos, mas estes não tinham patrões definidos, tinham clientes que pagavam por seus serviços. Os artesãos poderiam ser comparados aos profissionais liberais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com