TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficit de atençao

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.487 Palavras (34 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Projeto Integrador II

NOME DO ALUNO: SELMA DE SOUZA DIAS

RA:9140283078

Atividade entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Integrador II do Curso de Pedagogia”, sob orientação da professora-tutora a Ligia Maria Gobbi.

CAMPINAS

2015

[pic 2][pic 3]

SUMÁRIO

1.Introdução.............................................................................................................03

2. Revisão Bibliográfica..........................................................................................05

3. Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino.........................................22

3.1 Tema e linha de pesquisa.................................................................................22

3.2 Justificativa.......................................................................................................22

3.3 Problematização...............................................................................................22

3.4 Objetivos...........................................................................................................23

3.5 Conteúdos........................................................................................................23

3.6 Processo de desenvolvimento..........................................................................26

3.7 Tempo para a realização do projeto.................................................................27

3.8. Recursos humanos e materiais.......................................................................27

3.9 Avaliação..........................................................................................................27

4 Considerações Finais...........................................................................................29

5 Referências..........................................................................................................31

[pic 4]

1.INTRODUÇÃO[pic 5]

A criança hiperativa é um grande desafio para pais e professores, Transtorno de Déficit de Atenção ou Hiperatividade é persistente e comum na infância.

Infelizmente, o TDAH por ser um desequilíbrio neuroquímico não tem cura, porém os sintomas podem ser amenizados de várias formas.

As manifestações do transtorno que são a desatenção, agitação, excesso de atividade motora, impulsividade e a baixa autoestima trazem inúmeras consequências para vida da criança hiperativa, pois afeta diretamente o relacionamento escolar, com os coleguinhas e na maioria das vezes podem sofrer exclusão escolar.

O estudo em questão parte do seguinte questionamento: como os alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade estão sendo incluídos em sala de aula?Visto que muito se fala sobre inclusão, pode se entender que não são apenas pessoas com deficiência que devam ser inclusas no Ensino Regular, mas também crianças pertence a classes baixas as quais sejam portadoras de distúrbios; as que sofrem violência doméstica; aquelas com doenças terminais; as crianças negras, enfim, todas, que de alguma forma sejam prejudicadas quanto ao acesso à escola ou sofrem com dificuldades de aprendizagem e, portanto, necessitem de atenção maior para desenvolverem suas habilidades, além de terem o direito de conviver com outras crianças ditas ‘normais’, para se socializarem.

A criança com TDAH sofre sérios impactos negativos em sua vida familiar, social e escolar, como apontam alguns teóricos que tratam do assunto. E um dos principais problemas é o comprometimento da aprendizagem que leva à repetência e à evasão escolar. Lembremos também que sintomas do TDAH normalmente são notados na fase pré-escolar e escolar, pois os conteúdos trabalhados exigem muita atenção da criança,todavia ela se distrai facilmente e não consegue focar sua atenção no que é ensinado, e isso indiscutivelmente acarreta um comprometimento na aprendizagem desses alunos.

Mediante o que foi citado, evidencia-se a importância do professor no desenvolvimento da aprendizagem dessas crianças; portanto o profissional da educação deve buscar conhecer esse distúrbio para atender e tentar suprir suas

[pic 6]

necessidades. Para isso ele poderá buscar estratégias de ensino adequadas, à realidade do aluno com TDAH,ajudando-o a desenvolver suas habilidades, já que quase sempre são muito inteligentes e suas dificuldades podem ser amenizadas com o tempo e com a ajuda de pais, professores e especialistas.

TEMA: CRIANÇAS COM DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE(TDAH) NO CONTEXTO ESCOLAR

Delimitação do tema: dificuldades do ensino aprendizado relacionados com o TDAH e suas consequências nas escolas atuais.

JUSTIFICATIVA: Para esta pesquisa enfatizei a análise dos problemas de aprendizagem levando-se em conta todas as esferas em que o indivíduo participa (família, escola, sociedade entre outros).Necessitando destacar a importância da contribuição da devida pesquisa para um futuro desenvolvimento nesta área especifica, pois na atualidade devemos entender a necessidade de se ter uma fundamentação teórica para intervir  quando uma criança apresenta um comportamento dito como hiperativo.Devemos destacar a importância do educador no processo ensino-aprendizagem como mediador de tais circunstâncias, bem como protagonista na resolução e estudo das dificuldades de aprendizagem, e necessita apropriar-se de orientações específicas para que desenvolva um trabalho consciente, no sentido de promover o sucesso de todos os envolvidos no processo.

PROBLEMATIZAÇÃO:A pesquisa pretende verificar as dificuldades de aprendizagem que mais se apresentam no processo de alfabetização, como: dificuldade de concentração e a defasagem do desenvolvimento cognitivo, nas escolas públicas, tanto nos anos iniciais até o ensino regular do ensino fundamental, enfatizando Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e a partir dessa análise buscar subsídios para um novo horizonte frente a esse problema.

OBJETIVO GERAL: Analisar sobre a posição da escola e do professor no que se refere à formação e metodologia do profissional,quanto nas relações interpessoais entre. Os sujeitos que constituem o processo, destacamos a dificuldade enfrentada pelos profissionais que não possuem a devida habilitação para atuar com essa dificuldade em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58 Kb)   pdf (323.8 Kb)   docx (639.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com