TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEB E O DESEMPENHO ESCOLAR

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.163 Palavras (13 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSSISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL

ANDRÉIA MIRANDA BRONZONI

JANE MARIA KLEINUBING

MARIA DE FÁTIMA MATOS SOARES

PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

O IDEB E O DESEMPENHO ESCOLAR

SÃO LUIZ GONZAGA-RS

2015

ANDRÉIA MIRANDA BRONZONI

JANE MARIA KLEINUBING

MARIA DE FÁTIMA MATOS SOARES

O IDEB E O DESEMPENHO ESCOLAR

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Trabalho apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, sob orientação dos professores Amanda Boza, Clarice Kernkamp e Rodrigo Zambon.

SÃO LUIZ GONZAGA – RS

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem a pretensão de fazer uma análise sobre o desempenho escolar de uma escola da rede pública municipal, através de uma explanação simples e coerente, considerando os resultados fornecidos pelo IDEB ( índice de desenvolvimento da educação básica). Sabe-se que a educação é um dos pilares que uma nação tem que priorizar se quiser alcançar índices estatísticos satisfatórios em relação ao seu crescimento sócio econômico. A qualidade no ensino é de responsabilidade dos governos e, a necessidade de incentivos financeiros, de controle e participação popular, são ferramentas que devem ser utilizadas democraticamente levantando a ideia de que escolas eficazes tem impactos positivos na vida em sociedade

2 DESENVOLVIMENTO

A realização da referida pesquisa se deu pela imersão no local do efetivo estudo com coleta de dados no caso uma escola pública do Rio de Janeiro. Outro Processo utilizado foi a transcrição em termos numéricos tais como valores absolutos ,médias , porcentagem e proporções.

O objetivo da explanação foi de identificar o desempenho escolar de alunos de uma escola da rede pública no estado do Rio de Janeiro, utilizando um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa entre outros tópicos envolvendo o planejamento do experimento a ser realizada a qualificada dos dados a inferência o processamento, análise e a disseminação das informações, fazendo uso de dados como ferramentas para entender o que ocorre no dia a dia da escola em sua singularidade e especificidade verificando se há influência ou não sobre o cotidiano.

Os recursos que o texto utiliza para demonstrar os dados estatísticos são os gráficos de linhas que são usados frequentemente na representação de séries cronológicas mais externas. No caso, as linhas são mais adequadas do que as colunas quando existe variação nas séries ou quando é necessário representar várias séries em um mesmo gráfico . Os histogramas também são utilizados e são compostos por um conjunto de retângulos justapostos , em suas bases localizam-se sobre o eixo das abscissas , de forma que seus pontos médios dos intervalos de classe.

A pesquisa buscou coletar dados quantitativos levantados pelas avaliações da prova Brasil, a escolha se deu por que são dados oriundos de uma contagem e melhor explicam o resultado da investigação.

O IDEB é o índice de desenvolvimento da educação básica e está inserido no plano de metas compromisso todos pela educação , do Ministério da Educação . É um índice calculado para cada escola e rede escolar, que varia de zero a dez , e vem sendo calculado pelo ministério da educação desde 2007, quando divulgado os dados provinham do ano de 2005, e assim sendo divulgado de 2 em 2 anos.

A existência do IDEB permitiu ao governo federal ter prioridades em termos de assistência técnica e financeira da união as escolas e as redes municipais e estaduais, portanto cada escola, cada rede municipal e estadual tem um IDEB. Em síntese o objetivo é a melhoria da qualidade da educação básica, mas que essa melhoria da qualidade possa ser quantitativamente mostrada ou buscada através do índice existente e da projeção de metas para este índice. Aos poucos o IDEB está sendo utilizado para outras finalidades, que não são aquelas inicialmente traçadas. Ao IDEB deve ser agregada uma série de outros resultados e expressões de qualidade que possam de fato forçar a melhoria de qualidade de educação.

Há escolas que publicam para atestar qualidade assim como divulgam o número de alunos que foram aprovados no vestibular numa determinada universidade pública. O IDEB tem sido referência para algumas ações: o mais educação do governo federal, por exemplo, é um programa de educação em tempo integral. Vários programas como o pró-infância, assistência técnica e elaboração dos Planos de Ações Articuladas são para redes ou para escolas com IDEB mais baixo , alem de outros critérios. Então o IDEB tem sido mais utilizado no sentido de que os governos possam eleger prioridades para o direcionamento a redes ou a escolas com IDEB mais baixo , supondo que precisam mais, pesquisas mostram como algumas redes tem se mobilizado no sentido de buscar melhoria da qualidade da educação e por conseqüência , aumentar o IDEB com relação a formação de professores de gestores da melhoria de condições físicas .

Se essas ações resultarem em melhoria da aprendizagem , as taxas de aprovação e desempenho das ações serão mais altas.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com