TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GASTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR

Por:   •  9/5/2020  •  Dissertação  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Royalties é quando se paga para o proprietário a quantia de usar, explorar ou comercializar algo que é de seu direito. As empresas precisam pagar uma compensação financeira sobre a produção dos campos que exploram. Royalties nada mais é do que o dinheiro que a empresa de gás natural e petróleo (no qual é focado o artigo) distribuem para os estados, municípios e união. Esse dinheiro deve ser revertido para energia, pavimentação, agua, irrigação, ambiente, saneamento, saúde e educação. Quem calcula e distribui a quantidade certa para cada um é a ANP (Agência Nacional de Petróleo).

Com o dinheiro revestido para a educação, é necessário que as escolas invistam em recursos para que assim o nível de ensino seja melhorado. Com o aumento de gastos revestidos espera-se que reduza a taxa de analfabetismo, devido ao fato de mais pessoas estarem matriculadas em escolas, mais isso não condiz com a qualidade do ensino. Quanto mais alunos, mais é necessário investir e “gastar” na educação.

Existe uma análise que observa se as instituições que tiveram mais gastos foram as mesmas que tiveram mais avanços no requisito educacional. Mas observou-se que algumas escolas aumentaram os gastos/despesas e não tiveram melhorias na educação, mas mostra que os professores tiveram aumento no salário.

Quando se aumenta o salário do professor (também chamado de oferta), não significa que o mesmo está se tornando um profissional qualificado.

O dinheiro que é revestido para as escolas, deve ser gasto com melhorias, como computadores, laboratórios, biblioteca, quadra etc. O resultado para ver se está havendo avanços é observado através da Prova Brasil, onde mostra o rendimento escolar dos alunos de 4ª e 8ª série.

Acontece que o dinheiro está sendo gasto, as despesas estão aumentando nos municípios que recebem o benefício royalties, mas em troca não está havendo a melhoria de ensino, e a qualidade do mesmo está se igualando com as regiões que não o recebem.

Esse dinheiro gasto sem investir na educação, significa que está sendo utilizado da maneira errada, ou seja, os agentes decidem deliberadamente por fazer uso inadequado dos recursos, encontramos a questão da corrupção na alocação de recursos, e também quando os recursos são mal aplicados devido ao desconhecimento, incapacidade ou interesse em fazer um melhor uso.

Existem semelhanças notáveis entre os pequenos, médio e grandes beneficiários, como os pequenos, que são aqueles que não recebem o benefício royalties, estão acompanhando o desempenho e as notas da Prova Brasil daqueles que são produtores. Ambos os grupos têm uma certa porcentagem de crianças com dois anos ou mais de atraso escolar. Para aqueles que recebem os royalties, os gráficos indicam que o recebimento do mesmo não está associado a melhora de nenhum dos indicadores.

O investimento faz toda a diferença em uma escola pública, desde que seja aplicado da maneira correta, para o bem e melhoria dos alunos, mas, para garantir um nível satisfatório é preciso rever várias questões presentes nas escolas, como os professores, para uma melhoria, é necessário ter professores qualificados e preparados. Laboratórios para que assim as maneiras das crianças evoluírem se amplifique. O investimento em bibliotecas escolares, pois nelas os alunos tem um contato mais direto com a cultura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com