TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 1

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE BARRA DO GARÇAS-MT

CURSO DE PEDAGOGIA

Gilson Antonio

DESAFIO PROFISSIONAL

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA

EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E

PROFISSIONAL.

TUTORA EaD – LAÍS OSSUNA

SERRA NOVA DOURADA - MT

MAIO DE 2015

SUMÁRIO

Introdução ..................................................................................................................03

Desenvolvimento........................................................................................................04

Conclusão ..................................................................................................................09

Referências Bibliográficas.........................................................................................10

INTRODUÇÃO

O presente desafio profissional surgiu como uma proposta para a implantação de novas tecnologias na educação e capacitação docente, justificando o uso das tecnologias na educação em espaços escolares e não escolares.

Para a realização desse trabalho acadêmico foram assistidos vídeo-aulas e textos que tematizam a relevância de se aplicar as novas tecnologias em sala de aula.

A atividade foi realizada em quatro passos. Sendo que o primeiro foi a de visualizar um ambiente/sala temática (brinquedoteca, sala de artes, oficina de música, etc.), relacionada a sua área de formação profissional, defina quem serão os usuários, quais tecnologias devem compor este ambiente/sala temática. Foi escolhida uma brinquedoteca que atenda crianças de 8 a 10 anos.

O segundo passo foi a elaboração de um texto explicando as razões pelas quais o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança. Nesse momento foi salientado que permitir momentos de atividade retira as crianças e adolescentes do ócio e da marginalização.

O terceiro passo foi propor conteúdos que auxiliam os docentes em sua capacitação para a aplicação das tecnologias na Educação.

O último passo foi montar e formatar o trabalho seguindo as normas técnicas da ABNT.

DESENVOLVIMENTO

Passo 1

A novas tecnologias aplicadas a área da educação devem ser utilizadas com objetivos específicos, considerar a capacidade cognitiva e a faixa etária dos usuários, as estratégias didáticas e a capacidade de operacionalização. A ONG Esperança conta com ambientes/salas temáticas, que favorecem aprendizagem e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas das crianças e adolescentes e cabe a você propor como será este espaço. Visualize um ambiente/sala temática (brinquedoteca, sala de artes, oficina de música, etc), relacionada a sua área de formação profissional, defina quem serão os usuários, quais tecnologias devem compor este ambiente/sala temática. Justifique sua escolha, as estratégias de uso, os objetivos e especifique como as tecnologias assistivas devem ser utilizadas.

Ambiente/Sala Temática: Brinquedoteca

Usuários: Crianças de 08 a 10  anos

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias Assistivas

Tablet

* Jogos de quebra-cabeça;

*Jogo da memória;

* Jogos educativos do Programa Linux (como forca e desembaralhador de letras).

Desenvolver as competências de coordenação motora;

Possibilitar o desenvolvimento de leitura e interpretação.

Auxílio para a vida diária (principalmente de portadores de necessidades óticas), visto que, temos muitos instrumentos digitais, como por exemplo, caixa eletrônico.

TV, DVD e aparelho de som.

* Visualizações de vídeos com danças e brincadeiras.

*Audição de músicas e montagens de coreografia.

Desenvolver as habilidades corporais e o relacionamento interpessoal.

Melhorar a mobilidade e o convívio social (principalmente das crianças portadoras de deficiências motoras).

Passo 2

A ONG Esperança possui uma espaço amplo especialmente destinado para a aplicação de tecnologias nas práticas educativas. Como este ambiente será de uso coletivo, todas as crianças, adolescentes, professores das diversas áreas do conhecimento e demais colaboradores terão acesso aos recursos tecnológicos disponibilizados. Considerando as especificidades de uso deste espaço, desenvolva um texto explicando as razões pelas quais o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança. O texto deve ser elaborado em no mínimo 5 mil e máximo de 10 mil caracteres, com espaço.

Vivemos em uma sociedade em que tudo depende da tecnologia: o celular digital, o caixa eletrônico da agência bancária, o passe do metrô, os cartões magnéticos. Como a educação é uma instituição de preparação do educando para a vida é necessário que sejam aplicadas as tecnologias na educação.

Como exemplo de que isto é possível temos a ONG Esperança que usufrui das tecnologias em atividades lúdicas e de esforço escolar, além de promover formação profissional.

O projeto Esperança com Tecnologias para a Educação será um instrumento de promoção da aplicação da tecnologia no ambiente educacional como permitirá que se acabe com a marginalização dos educandos e da evasão escolar, porque a instituição escolar apresentar-se-á como um local mais atrativo para o estudante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (221.4 Kb)   docx (115.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com