TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Vivemos numa época em que a criança não tem mais liberdade de brincar como antigamente nas ruas e praças, seja por falta de espaços, ou por falta de segurança nos espaços disponíveis. No intuito de valorizar a brincadeira e fazer dela um ponto importante no desenvolvimento infantil, é que surge a brinquedoteca, ajudando a suprir a necessidade de um espaço onde à criança possa se integrar socialmente.
As brinquedotecas colaboram com o desenvolvimento das crianças em seus aspectos cognitivos, afetivos, físico-motores, morais, lingüísticos e sociais. À medida que a criança faz sua interação com o meio físico e social, vai também conhecendo o mundo a partir de sua ação sobre ele e vai assimilando novas informações, o brincar infantil é tão importante que se tornou um direito da criança adquirido por lei. Por essas razões, nos últimos anos as escolas infantis vêm se preocupando em construir espaços específicos para brincadeiras e mesmo para construção de brinquedos, são as brinquedotecas, hoje presentes em escolas, hospitais, supermercados, lojas de alimentação, serviços públicos e muitos outros. Neste trabalho iremos apresentar passo a passo sobre a implantação de uma brinquedoteca em um Centro Municipal, os objetivos e ações à serem desenvolvidas  para essa implantação, e expor a extrema importância desse espaço para o desenvolvimento infantil.

Qual a importância da brinquedoteca no espaço infantil?

 Piaget a reconhece a brincadeira como um instrumento que favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório onde diz que “agindo sobre os objetos, as crianças, desde pequenas, estruturam seu espaço e o seu tempo, desenvolvem a noção de causalidade, chegando à representação e, finalmente, à lógica”. A partir dos estudos da epistemologia genética de Piaget é pela brincadeira e pela imitação que se dá o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem da criança, que obedece a estágios estruturais, no qual a imaginação criadora surge em forma de jogo, instrumento preliminar de pensamento e enfrentamento da realidade.

Há diferenças entre o conceito de brincar e brincadeira: O brincar funciona como cenário no qual a criança se constitui como sujeito que atua e cria a partir de seu potencial de desenvolvimento. A brincadeira não necessita de um brinquedo, brincadeira é o nome dado ao ato de brincar que pode ser totalmente lúdico e imaginário.

 A brinquedoteca deve destinar-se à formação e construção da cultura lúdica que compreende os esquemas de comportamento que permitem iniciar a brincadeira e, privilegia o brincar e o uso do lúdico como recurso necessário à construção da aprendizagem, é pelo brincar que o aluno manifesta suas decisões, medos, gostos, dúvidas, curiosidade, criatividade e começa entender os limites, regras, a conviver, a ganhar, a perder,e ter autonomia.
A brinquedoteca
 é também um auxilio pedagógico do educador  pois é brincando que a criança se desenvolve e expressa suas habilidades, e assim  através da visão do educador é possível avaliar por exemplo os conflitos entre os alunos,timidez, dificuldade de interação,etc...E inspirado nesse ambiente, o educador pode utilizar a implementação da atividade lúdica como suporte ao processo de ensino/aprendizagem.

Objetivos- Quais as finalidades na implantação de uma brinquedoteca?

- oferecer um espaço de brincadeira onde a criança possa realizar suas atividades, livremente, longe das imposições dos adultos;

- favorecer o desenvolvimento psicomotor, sócio-cognitivo e afetivo das crianças;

- desenvolver a autonomia, o senso crítico, a criatividade e a cooperação entre as crianças;

 - auxiliar no processo de representação e, consequentemente, nas várias formas de comunicação;

- estimular o relacionamento entre as crianças;

- Proporcionar acesso a um número maior de brinquedos, de experiências e descobertas.

Recursos – Descrevam os materiais utilizados na execução do plano

Brincar: Utilizar massinhas, argila, gesso ou materiais de desenho, pintar, fazer colagens e construções com diferentes objetos, são linguagens plásticas associadas a experiências sociais, motoras e sensoriais prazerosas. Materiais utilizados: Pincéis e tintas, Aventais para as crianças, massinha comestível.

Histórias contadas e dramatizadas: As crianças gostam de ouvir vários tipos de histórias e, também, fazer comentários, ao participarem, vão se tornando leitoras, ouvindo, vendo, falando, gesticulando, lendo, desenhando sua própria história e construindo novas histórias, os cantos temáticos são muito importantes, pois estimulam o “faz de conta” Materiais utilizados: Fantasias de princesas e super heróis, Fantasias de adultos e crianças dos contos de fadas, Livros para todas as faixas etárias, Mesinhas com cadeiras para leitura e manipulação dos livros; Fantoches.

Casinha: Os bonecos são sem dúvida o brinquedo favorito das meninas e alguns meninos também, eles trazem afetividade e cuidado que as crianças demonstram ao cuidar, dar comida etc ,a brincadeira de casinha pode ser composta de outros objetos como os cantinhos temáticos que são muito importantes pois promovem o exercício da imaginação e interação entre o grupo.

Materiais utilizados: Cantinho das profissões (mini martelos, furadeiras, estetoscópios, injeções, remedinho),cantinho da beleza(pente,mini chapinha,espelho,batom),cantinho da casinha(talheres,fogãozinhos,pia,carrinho de feira)

Jogos: O Jogo é uma atividade que contribui para o desenvolvimento da criatividade da criança, tanto na criação como também na execução. Os jogos são importantes, pois envolvem regras como ocupação do espaço e a percepção do lugar.                                                                          Materiais utilizados: Jogos de encaixe, quebra cabeça, Jogos e materiais para crianças especiais (de acordo com a deficiência de cada um),boliche, Jogos de montar.

Sons: A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados)                Materiais utilizados: Tambor, chocalho, violão, flauta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com