TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  23/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.923 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PÓLO PADRÃO

 

NOME DO ACADÊMICO (A) Elaine Alves de Santana- RA: 1912937565

DESAFIO PROFISSIONAL

 

Campo Grande – MS

Abril/2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PÓLO PADRÃO

 

NOME DO ACADÊMICO (A) Elaine Alves de Santana - RA: 1912937565

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera Educacional, como requisito obrigatório para cumprimento das disciplinas de Educação e Diversidade & Estrutura e Organização da Educação Brasileira, do 1º Bimestre do 1º Semestre, sob orientação das Professoras EAD: Ausdy Nazareth Castro dos Santos e Maria Clotilde Pires Bastos, além do Coordenador do Curso EAD Prof. Me. Lindolfo Anderson Martelli, Tutora Presencial Profª Esp. Marcela Regina Zanardi e Tutora Eletrônica Nayara Del Conte

 

Campo Grande – MS

Abril /2015

Introdução

Tendo como primeiro desafio profissional, venho mostrar através deste, a minha visão sobre o tema de multiculturalismo e diversidade nas escolas, espero que o meu empenho e dedicação possam mostrar um pouco do conhecimento adquirido através das aulas e pesquisas.

 

Passo 1

Observando vários aspectos abordados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) pude notar sua fundamental importância para a educação brasileira. Como fator principal seria que a educação deve ser dever da família e do Estado, inspirados nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, que tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O Art. 3 cita como principal fundamento a igualdade de condições para o acesso nas escolas, a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento a arte e o saber, deste princípio que vem o respeito ás diversidades e ao multiculturalismo, pois é a partir daí que podemos ter uma educação cada dia mais democrática, respeitando o pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, o respeito à liberdade, a valorização do profissional da educação escolar entre outros fatores.

Para trabalharmos o multiculturalismo em sala de aula é necessário que o aluno aprenda significados ao que conhece; aprender a agir socialmente, e cabe ao docente, ou seja, o professor, relacionar as informações e os saberes pessoais e familiares com o tema trabalhado, delinear contextos históricos, superar as visões preconceituosas, estimulando a procura de novas informações.

Com base no art.4 que diz que é dever do Estado o atendimento educacional especializado e gratuito ao educandos com necessidades especiais, nota-se a preocupação que se deve ter com todos os educandos sem diferenciar nenhum por sua condição física.

Falando agora um pouco sobre o PCN que vem a ser os Parâmetros Curriculares Nacionais que tem como principal objetivo a recuperação da qualidade do ensino em um processo contínuo que além de atender a LBD, atende também a própria constituição brasileira de 1988. Como um documento governamental os PCNs tem como proposta renovar a base curricular do ensino fundamental e por ser um documento amplo traz em si, subsídios para uma discussão mais aprofundada sobre conteúdos, objetivos e critérios de avaliação escolar.

Os PCNs procuram promover uma ampla discussão com a sociedade auxiliando nos caminhos que podem determinar o tipo de educação que queremos para o nosso país, servindo também para influenciar nos padrões, valores e filosofia de ensino, além da concepção de educação.

Considero um material extremamente significativo e atualizado sobre a função da escola na sociedade. Uma das principais propostas do PCNs é o de organização do conhecimento de acordo com o disposto do artigo 26 da lei de Diretrizes e Bases que diz que os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base comum e ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela".

Deve ser um trabalho coletivo e um compromisso permanente com a educação, uma união de todos e a diversidade e o multiculturalismo está em compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais.

Falando um pouco agora sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnicos- Raciais e para o Ensino da história e da cultura Afro-Brasileira e Africana, os seus aspectos principais são a igualdade básica de pessoa humana como sujeito de direitos; a compreensão que a sociedade é formada por pessoas de grupos distintos com culturas próprias e que em conjunto constroem o nosso país; o seu principal desafio a superar a indiferença, a injustiça, e desqualificação que os negros e os povos indígenas sofrem; esse princípio deve conduzir a sua total desconstrução objetivando por meio de questionamentos e analises criticas a fim de eliminar conceitos e idéias ultrapassadas por uma ideologia de branqueamento que não agrada a ninguém, nem a negros e nem a brancos.

A obrigatoriedade da historia e cultura afro brasileiro e africana nos currículos da educação básica trata-se de uma decisão política, mas com fortes repercussões pedagógicas. Com essa medida do governo reconhece que além de garantir vagas para negros é preciso fundamentalmente valorizar sua história e cultura, buscando reparar danos que se estendem há séculos, valorizar e reconhecer socialmente sua identidade e seus direitos, uma vez que se deve educar como cidadãos atuantes em uma sociedade multicultural e diversificada com a intenção de construir um país democrático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (240.9 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com