TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  3/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ANDREIA DA SILVA LEITE – RA 8526847794

CRISTINE MARIA DOS SANTOS – RA 8529931347

LILIAN LOURENÇO DOS SANTOS – RA 8379839034

ELVIRA ALVES DE ALMEIDA – RA 8944171542

ALESSANDRA A. VICENTE DOS SANTOS – RA 8948212120

                                     

DESAFIO PROFISSIONAL

Osasco - SP

2016


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 ANDREIA DA SILVA LEITE – RA 8526847794

CRISTINE MARIA DOS SANTOS – RA 8529931347

LILIAN LOURENÇO DOS SANTOS – RA 8379839034

ELVIRA ALVES DE ALMEIDA – RA 8944171542

ALESSANDRA A. VICENTE DOS SANTOS – RA 8948212120

DESAFIO PROFISSIONAL

                                   

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina Políticas Educacionais, Pedagogia Empresarial, Competências Profissionais, Didática da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos, Fundamentos da Gestão em Educação do curso de Pedagogia.

                                                                                                                                                                                                                                                                                 

Osasco - SP

2016

Introdução

Este trabalho tem por finalidade apresentar uma ótica reflexiva a respeito da ação educativa da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), observar e compreender a Lei que garante os programas de educação destinados á Educação de Jovens e Adultos, as escolas que atendem esta modalidade, o comprometimento político-pedagógico dos profissionais docentes, os alunos e as dificuldades que enfrentam em busca da aprendizagem.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é muito importante para a sociedade, pois possibilita aos cidadãos que por algum motivo precisaram abandonar seus estudos a oportunidade de retomá-los de maneira apropriada e adequada de acordo com as dificuldades e anseios destes alunos. Levando-nos a refletir sobre as dificuldades apresentadas neste segmento de ensino, revelando sua importância no instante que permite que profissionais da área de educação possam pensar sobre as suas práticas pedagógicas e profissionalização, em busca do pleno desenvolvimento do aluno como parte principal no processo ensino aprendizagem. É um desafio aos nossos governantes e educadores, na elaboração de propostas que venham ao encontro das necessidades dos alunos, e como alternativa para diminuir o problema de exclusão social, e como contribuição para formar uma sociedade mais igualitária.

Desenvolvimento

                A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº9. 394/96, Título V,Capítulo II,Seção V,artigo 37 e artigo 38 tratam da Educação de Jovens e Adultos,assegura, regulamenta  e garante aos jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental e Médio na idade apropriada, o direito de acesso à escola para dar continuidade aos estudos. Assim, o cidadão poderá usufruir de seus direitos, buscando uma escola para continuar seus estudos, contribuindo com a sociedade e buscando melhores condições de vida através do conhecimento.

As Instituições de ensino devem oferecer condições adequadas aos alunos, considerando a diversidade,oferecendo situação de funcionamento dignas,facilitando o acesso da população à escola, estimulando a integração do cidadão na sociedade em condições mais igualitárias.É necessário uma abordagem adequada para estes alunos com características peculiares, pois trazem uma realidade diferente dos alunos universitários ou alunos de cursos de especialização continuada,geralmente são jovens e adultos que por algum tipo de dificuldade não puderam estudar. Então procuram o EJA para adquirir o conhecimento necessário, porém, em formato adequado para seus objetivos e com assistência e abordagens que os respeitem e exames que sejam flexíveis diante das suas dificuldades.

Pressupostos Teóricos

A natureza da concepção pedagógica do EJA vai além da aquisição de conhecimento quando sua essência está imbricada com a diversidade dos sujeitos que buscam o processo educativo para melhorar as condições em que vivem, pois em algum momento de sua trajetória de vida não puderam iniciar ou dar continuidade do percurso educativo.A educação tem a finalidade de tocar o mais intimo da pessoa, reconhecendo a essencialidade em sua humanidade. Por isso, o saber não esta dissociado dessa condição humana na qual o reconhecimento da subjetividade e da realidade social é parte do processo educativo dos jovens e adultos. Sobre essa relação entre conhecimento e a subjetividade humana que repercute no processo de aprendizagem dos sujeitos do EJA, Reis (2011) afirma ser possível resgatar a auto-estima, a afetividade, reconhecimento e o respeito mútuos entre os indivíduos no processo. O desafio do EJA é considerar as diferentes culturas e os diferentes saberes da aprendizagem a partir de seu currículo levando em conta ainda que esse tempo e espaço sejam muitas vezes distintos de outras etapas e modalidades da educação básica.

Perspectivas de Avaliação

O processo avaliativo, fundamental   para reflexão dos alcançados objetivos propostos, deve reconhecer as possibilidades e necessidades da aprendizagem ao longo da vida escolar e não apenas em momentos fragmentados ou descontextualizados o ensino aprendizagem. Utilizar-se de conceitos estabelecidos nas experiências vividas, nas construções coletivas de aprendizagem e nas possibilidades de ressignificação dos conhecimentos anteriores construídos ou experimentados, são ação necessárias ao processo de ensino-aprendizagem e de  avaliação dos sujeitos adultos trabalhadores presentes no EJA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (206.6 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com