TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.263 Palavras (10 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 10

                                                   [pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]



INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho, será desenvolvido um projeto de intervenção pedagógica que irá priorizar o trabalho interdisciplinar, considerando as diferenças nos processos de aprendizagens dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que se encontram em defasagem na aprendizagem dos conteúdos de matemática e ciências e a turma possui dois alunos com baixa visão.

A interdisciplinaridade pode integrar-se em outras áreas específicas, com o propósito de promover uma interação entre o aluno, professor e cotidiano. Utiliza conhecimentos de várias disciplinas para a compreensão de uma situação problema. É uma integração de saberes. Num texto de ciências, por exemplo, além do conhecimento específico da matéria, o aluno pode aprender gramática, elaborar problemas relativos ao texto e muito mais.

No desenvolvimento de atividades interdisciplinares o aluno não constrói sozinho o conhecimento, mas sim em conjunto com outros e tendo a figura do professor como uma orientação, um norte a ser seguido.

Contudo, o projeto visa proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa, reforçando a importância da escola em adaptar o ambiente escolar para atender a todos os alunos respeitando as suas diferenças.

Coordenadores do projeto: Professoras Ana e Patrícia

Descrição do perfil da aprendizagem dos alunos (apresentação das dificuldades de aprendizagem)

De modo geral, a turma é participativa e se relacionam bem entre si. Apresenta um comportamento um pouco agitado e alguns alunos não possuem autonomia para realizar as atividades propostas.

Na disciplina de matemática, os alunos possuem dificuldades em resolver as operações matemáticas de adição e subtração e em ciências apresentam dificuldades na organização do Sistema Solar.

Número de alunos: 17

Meninos: 9

Meninas: 8

Descrição do perfil da turma em relação as características sociais e econômicas:

Os alunos são de nível social médio e baixo. Eles são oriundos da comunidade local, alguns veem de bairros mais distantes. Alguns alunos estão desmotivados, pois muitas vezes passam por problemas familiares. A maioria deles contam com ajuda de programas do governo, como por exemplo, o bolsa família.

Descrição do envolvimento familiar na aprendizagem dos alunos:

A maioria das famílias dos alunos participam ativamente, mas deixando a desejar nas reuniões realizadas pela escola no decorrer do ano. Alguns não costumam buscar informações e esclarecer dúvidas com a professora sempre que necessário.

Os responsáveis dos alunos que apresentam baixa visão se comprometeram a buscar ajuda de especialistas para ajudar no desenvolvimento desses alunos.

Mapeamento da turma

Levantamento dos conteúdos e aprendizagens esperados para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo.

 As características dessa faixa etária demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão, o que se dá pela mobilização de operações cognitivas cada vez mais complexas e pela sensibilidade para aprender sobre o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar.

O documento federal mais usado para nortear os conteúdos propostos nos livros didáticos são os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), formulado em 1996, apesar de já estarem desatualizados com relação às nomenclaturas dos anos escolares. Com o ensino fundamental de nove anos, houve a inserção de um ano a mais antes da antiga 1série, sendo ela agora o 2º ano, mudando, portanto, o nome das séries seguintes.

Depois desse documento, houveram outros já atualizados com relação a nomenclatura, como por exemplo, o Plano Nacional de Educação (Brasil, 2010) e as Diretrizes Curriculares  Nacionais da Educação Básica (Brasil, 2013), dentre outros.

Para o 5º ano do Ensino Fundamental são estabelecidos os seguintes conteúdos de matemática.

Operações com números naturais e racionais: resolução de problemas, análise, interpretação e formulação com números naturais e racionais; cálculo escrito e mental e cálculo simples de porcentagem (Brasil, 1997b, p. 87-88)

Espaço e Forma: posição de determinado objeto ou pessoa em um espaço e descrição, interpretação e representação de seu movimento nesse espaço; representação de espaços por meio de maquetes; composição e decomposição de figuras tridimensionais e sua planificação; simetria em figuras tridimensionais; e representação de figuras geométricas (Brasil, 1997b, p.88-89)

Grandezas e Medidas: comparação de grandezas e medidas e sua mensuração; reconhecimento de unidades de medidas convencionais; conversões simples de medida; sistema monetário brasileiro em situações-problema; cálculo de perímetro e área de figuras geométricas (Brasil, 1997b, p.89-90).

Tratamento da informação: leitura, coleta, organização, interpretação e descrição de dados, por meio de listas, gráficos, tabelas e diagramas; e diferentes estratégias de probabilidade (Brasil, 1997b, p.90-91).

Para o ensino de Ciências, os PCN estabelecem os seguintes conteúdos:

Ambiente: água, ciclo da água; solos e matérias presentes nele; cadeia alimentar, e fotossíntese (Brasil, 1997ª, p. 91-93).

Ser humano e Saúde: sistema digestivo; preservação da saúde para um bem-estar físico, psíquico e social; doenças e sua relação coma falta de cuidado como corpo e com o meio ambiente; defesas naturais e estimuladas (vacinas) contra as doenças; aparelho reprodutor masculino e feminino; e sexualidade (Brasil, 1997ª, p. 99-101)

Recursos Tecnológicos: técnicas de utilização do solo; saneamento básico; principais formas de poluição do meio ambiente; processo de reciclagem do lixo; fontes de energia (Brasil, 1997ª, p. 110-111).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (235.3 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com