TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  28/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

Polo Santa Cruz-RJ

Curso Pedagogia

Caroline dos S. Araújo            -RA 1023464016

KELY CRISTINA LUZ DA SILVA DE CASTRO -RA 1053450364

Margarete dos S. R. Braga     -RA 1811555399

WELLITANIA SANTOS DA SILVA -RA 1057542570

Joelma Cassia A. Costa dos Santos-Tutora Virtual

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO, DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENIL E MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.

Rio de Janeiro 27 de maio de 2016

Introdução

Passo1

-Como as crianças se desenvolvem?

Em cada estágio, a criança desenvolve um novo modo de operar, sendo variável de indivíduo para indivíduo, obedecendo a um desenvolvimento gradual. O conhecimento logico-abstrato, é desde o início da vida até a idade adulta, não procede nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas

-Segundo Piaget, a criança passa por quatro períodos no processo de

Desenvolvimento cognitivo, quais são eles?

Período sensório-motor

Período Pré-operatório

Período Das operações concretas

Período Das operações formais

-Quais as características de cada fase de desenvolvimento?

Período sensório-motor:

As noções de espaços e tempo são construídas pela ação. A partir de reflexos, o bebe começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência e praticada

Período Pré-operatório

É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar abstratamente, no lugar do outro. Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação, é a fase dos “por quês”.

Período Das operações concretas

A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade dentre outras, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade.

Período Das operações formais

As estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e torna-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

Passo 2

Muito se discute o meu sobre o conceito de brincar, mas não a um conceito universal sobre o termo brincar uma vez que o termo brincar não se tem um conceito pré estabelecido podendo ter vários significado. No entanto o seu uso pode ser conceitual no aspecto material e imaterial (qualquer objeto industrializado sucata, o meu dedo, a minha voz e uma ideia). Com algo que forma um suporte para a ação de brincar. Posso brincar com o meu ursinho, com a minha boneca sempre usando o termo meu ou minha. A brincadeira e o resultado de ações conduzida por regras em que se pode usar ou não objetos para por em práticas as brincadeiras, mas que tenha as característica da brincadeira a ser feita, podendo estar distante no espaço envolvendo a imaginação dispondo de flexibilidade, condutas e de incertezas. Mas como em toda cultura as formas de brincar são diferentes pois elas precisa ser aprendidas com a sociedade quais são as formas corretas que cada cultura utiliza para realizar estas brincadeiras sendo assim brincar e uma coisa que se aprende com o decorrer dos anos. Na educação infantil o brincar não tem tanta importância reconhecida pois culturalmente sociedade e considerada como uma ação desprovida de significado que somente na educação fundamental e onde de fato as crianças vão aprender a desenvolver suas habilidades separando o lúdico de aprendizagem formal.

Passo 3

As funções e construída a parti de uma interação entre o desenvolvimento biológico e as aquisições da criança com o meio. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades, e durante a brincadeira que a criança aprende novos cante a brincadeira que a criança aprende novos conceitos e se prepara para o mundo; através dela, o p e se prepara para o mundo; através dela, o p e se prepara para o mundo; através dela, o professor estimula a autonomia de cada indivíduo; e o brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade

Passo 4

- Quais os objetivos da brinquedoteca?

E mostra o quanto ela pode ajudar no desenvolvimento das crianças, estimular a imaginação ne ajudar no modo de expressão e opinião das crianças, ou seja, no seu desenvolvi desenvolvimento pleno. Oferece condições para a formação da personalidade, as crianças são livres para descobrir novos conceitos, realizar experiência. Trata-se de um espaço que convida a sentir, experimentar e explora, assim passa a ser também um espaço que propicia liberdade, alegria e resgate do brincar.

- Que tipos de materiais devem ser disponibilizados em uma brinquedoteca?

Os brinquedos devem ser de construção simples e fáceis de manejar, duráveis e de baixo risco de acidentes, abrangendo as diversas classificações. Materiais não toxico, de artesanato, macios e coloridos, com texturas, formas e tamanhos diferentes.

- Qual a relação entre a cotação de histórias e a brinquedoteca?

A contação de história é um instrumento importante no desenvolvimento das crianças. É uma maneira de despertar o imaginário é a curiosidade em meio a tantas aventuras vividas pelos personagens. É ouvindo as histórias que as crianças podem sentir emoções. História é ouvir sentir e enxergar com olhos de imaginários. É preciso garantir momentos de prazer durante a leitura. Na Brinquedoteca é possível usar com criatividade a inclusão de objetos reais q fazem parte do enredo fantasioso da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (90 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com