TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

GUARULHOS

Carolina Zulmiro Limiro da Costa – RA 3059157490

Érica Patrícia Dionísio Silva Santos – RA 3059949676

Luciene Santos Abreu – RA 6099668562

Miriam Aparecida da Silva Francisco – RA 6177709184

TRABALHANDO A INTERDISCIPLINARIDADE COM HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTES

                                                           Desafio Profissional do Curso de Pedagogia (Licenciatura) 4°/5º semestre da Universidade Anhanguera – UNIDERP Centro de Educação a Distância, como requisito parcial de aprovação nas matérias do semestre. Orientado pela Tutora: Ila Figueira.

.

GUARULHOS

2018

SUMÁRIO

Passo 1 – Objetivos a serem atingidos..................................................................2

Passo 2 –  Definição dos procedimentos metodológicos..................................4

Passo 3 – Procedimentos avaliativos..............................................................5

Passo 4 – Reflexão sobre o trabalho interdisciplinar......................................6

Passo 5– Planejamento das etapas.......................................................................7

Referências.....................................................................................................8


Passo 1 – Objetivos a Serem Atingidos

Para iniciar o planejamento de um trabalho interdisciplinar, decidimos juntamente com os professores, ampliar o conhecimento dos alunos que estão no primeiro ano do ensino fundamental e no primeiro semestre será feito um trabalho utilizando as disciplinas de Geografia, História e Artes, usando como base no município de Guarulhos. Desta forma eles irão compreender que uma disciplina se interliga com a outra de uma forma mais dinâmica. Buscando atrair a curiosidade dos alunos em conhecer mais a cidade em que residem, desde o passado até o presente, quanto a espaço, a história do local e as formas de arte que eram ou são utilizadas na região.

No primeiro momento queremos que interajam com a família buscando informações sobre a cidade como: fotos, histórias antigas que mostrem a cidade, de como era a locomoção para outras regiões, locais de lazer, como era a natureza na região, entre outros assuntos.

Após este levantamento os alunos serão divididos em 3 grupos (história, geografia e artes), e cada informação que pesquisaram será representado através de maquetes, cartazes e apresentações artísticas, representando a cidade de Guarulhos na feira cultural.

Utilizando os Parâmetros Curriculares Nacionais para esse planejamento, confirmamos a importância destas matérias para o melhor aproveitamento e interesse dos alunos. Como citado no PCN:

Reconhecer algumas semelhanças e diferenças no modo de viver dos indivíduos e dos grupos sociais que pertencem ao seu próprio tempo e ao seu espaço. (Parâmetro História página 92)

No transcorrer do ensino fundamental, o aluno poderá desenvolver sua competência estética e artística nas diversas modalidades da área de Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas produzidos ao longo da história e na contemporaneidade. (Artes página 49)

No primeiro ciclo, o estudo da Geografia deve abordar principalmente questões relativas à presença e ao papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos, dos grupos sociais e, de forma geral, da sociedade na construção do espaço geográfico.  (Geografia página 87)

Passo 2 - Definição dos Procedimentos Metodológicos

Na matéria de Geografia já teremos iniciado a alfabetização da cartografia, mapeamento dos locais pesquisados, para que as crianças comecem a ter noção de espaço, percepção que a representação é diferente do real, mas obedecerão a regras de proporção e localização, utilizando maquetes, desenhos de mapas de trajetos que costumam fazer. Desta forma também será trabalhado o significado da paisagem e suas mudanças. Como é citado no site da Nova Escola:

Considerada essencial para o ensino da Geografia, a cartografia tornou-se importante na educação contemporânea não somente para o aluno poder atender às necessidades que aparecerão no seu cotidiano, como nos exemplos dados acima, mas para estudar o ambiente em que vive. Aprendendo sobre suas características físicas, econômicas, sociais e humanas, ele pode entender as transformações causadas pela ação do homem e dos fenômenos naturais ao longo do tempo.

Ao iniciarem o trabalho de pesquisa os alunos irão fazer um questionário com moradores do bairro, parentes, vizinhos, afim de obterem informações sobre como era o bairro no passado, comparando quais foram as mudanças que ocorreram.Buscando indícios de mudanças na arquitetura e geograficamente das ruas, o meio ambiente (fauna e flora) e o porquê das mudanças.

Após realizada a pesquisa, cada grupo irá apresentar na feira cultural através de maquetes, exposição de fotos antigas e recentes, filmagens da época, objetos que recolheram com os moradores mais antigos,enfim, materiais que retrate o progresso da cidade.

Com isso os alunos irão identificar como ocorre as mudanças do meio em que vivem, através de fotografias, é possível observar como as pessoas se vestiam, quais eram seus hábitos, locais de passeios e como ocorreram as mudanças na natureza através da ação do homem, como por exemplo o capeamento de asfalto das ruas e o desmatamento das árvores locais. Irão observar também a diferença entre um espaço natural e um espaço modificado pelo homem.

Colocando a matéria de Artes junto a esse trabalho, vamos trabalhar o lado criativo, utilizando a contextualização, apreciação e produção do aluno, pois desta forma a comunidade irá trabalhar juntamente com as crianças no desenvolvimento deste trabalho. Nas apresentações as crianças irão trabalhar com materiais como isopor para as maquetes, materiais reciclados, objetos e roupas de época, que foram serão disponibilizados pelos parentes e vizinhos. As roupas serão utilizadas, nos teatros que serão apresentados, que representaram as tribos indígenas que habitavam em Guarulhos, a linha ferroviária que passava pelo município e também o nascimento do aeroporto. Representarão também alguns artistas e bandas que nasceram na cidade.A decoração será feita com esses objetos e será exposto no dia da feira cultural. A exposição será dividida entre 3 salas e o teatro será no anfiteatro da escola. Toda as séries e os pais serão convidados no dia da apresentação para apreciarem a exposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com