TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  5/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]



SUMÁRIO

SUMÁRIO        3

INTRODUÇÃO        4

MAPEAMENTO DA TURMA        5

LEVANTAMENTO DOS DOCUMENTOS        7

PROJETO INTERDICIPLINAR        9

9.1 Tema do projeto

9.2 Problema detectado

9.3 Objetivos a serem alcançados

9.4 justificativa sobre ações e estratégicas

9.5 Definições das ações estratégicas

9.6 Materiais a serem utilizados

9.7 Avaliação sobre ações desenvolvidas

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


INTRODUÇÃO

Foi elaborada nesse projeto, a ideia de desenvolver uma nova proposta inovadora e educacional. Serão envolvidos nesse contexto todos os profissionais inseridos ao âmbito escolar, assim também os alunos; pais e outros interessados na educação e desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes.

        A iniciativa interdisciplinar desse projeto apresenta problemas que colaboram para o impasse de qualidade no ensino, será necessário para isso um olhar de senso critico mais sensível; pois além de trabalhar com crianças do ensino regular, existem ainda crianças com necessidades especiais especificas que necessitam de apoio na inclusão.

        Tem-se como objetivo principal apurar conceitos de geometria plana, e elaborar textos com diversos gêneros textuais, auxiliando assim na integração de todos os alunos sendo ou não de inclusão, pois além de serem avaliados pelo desenvolvimento cognitivo, será considerado também seu espirito e trabalho em equipe.

        


MAPEAMENTO DA TURMA

Coordenadoras do projeto

Maria da Silva e Ana Vieira

Descrição do perfil da aprendizagem dos alunos nos conteúdos de Ciências e Matemática

O aprendizado em Ciências e Matemática possibilita ao educando ampliar a participação social e sua capacidade plena de participação no futuro.

Dentre os problemas que contribuem para questão de qualidade do ensino dessas matérias, a formação dos professores tem lugar relevante nesse processo. Nota-se também que determinados momentos, em que se é proposto exercícios de Ciências que solicita de resolução de cálculo matemático, que o aluno não consegue avançar, por apresentar dificuldades de matemática. Percebe-se que uma das possíveis consequências gerada a partir dessa dificuldade era o desinteresse por parte do aluno, já que eles não conseguiam resolver essa situação problema associadas a matemática.

Número de alunos

- 23 Alunos (11 meninas e 12 meninos)

Descrição do perfil de turma em relação as dificuldades de aprendizagem especificando os alunos com deficiência

  • Desorganização do material didático;
  • Insegurança quanto à dificuldade das aulas e das provas;
  • Dificuldade de se organizar para estudar e realizar trabalhos;
  • Desempenho irregular em algumas disciplinas;
  • Insegurança em se abrir para relatar problemas. Não sabem a quem recorrer;
  • Falta de habilidade com Braile e Sorobã, devido a ausência de conhecimento dos professores;
  • Falta de materiais pedagógicos específicos para os alunos cegos;
  • Ausência da família no âmbito escolar;

Descrição do envolvimento familiar na aprendizagem dos alunos e nas atividades da escola

Nem todos os pais tem a interação com professores e a escola.

A grande maioria, devido ao fato de se tratar de uma escola que atende grande parte da zona rural, os pais ausentes, alegam falta de tempo aos filhos devido ao trabalho. Outros por já terem nascidos na zona rural e continuam vivendo e trabalhando neste local, acabam querendo que o filho siga o mesmo passo, acabando assim o desmotivando por um futuro mais próspero, fazendo com que a escola não tenha importância. A professora afirma que a não participação de algumas famílias, tem afetado o desempenho de vários alunos, pois os mesmos precisam do auxílio da família no processo educativo dos alunos deficientes visuais e muitas vezes não recebem a devida atenção.


PASSO 2

        As expectativas de aprendizagem para o 5° ano do ensino fundamental, segundo levantamento nos documentos oficiais do governo e da escola, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas.

Na área da matemática expectativa é a de que os alunos resolvam problemas com números naturais, inteiros e racionais, envolvendo as operações fundamentais, com seus diferentes significados, e utilizando estratégias diversas, com compreensão dos processos neles envolvidos:

  • Problemas geométricos;
  • Cálculo de porcentagem;
  • Reconhecer, comparar e ordenar números reais;
  • Álgebra;
  • Geometria;
  • Grandezas e medidas;
  • Probabilidade e estatística.

Na área de ciências no 5° ano do Ensino Fundamental, os alunos são capazes de estabelecer relações ainda mais profundas entre a ciência, a natureza, a tecnologia e a sociedade. Encarar a Matemática de uma maneira mais natural, para que o aluno seja capaz de construir seu próprio conhecimento que os leva a evoluir como cidadãos. Também é muito importante desenvolver o raciocínio lógico e estimular a curiosidade, interligando o estudo da matemática com seu cotidiano perceber a presença da mesma em tudo que fizemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (226.7 Kb)   docx (54 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com