TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 2º série

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.982 Palavras (8 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Campus Vila Mariana (vm) - Unibero

        

Edilane Cirilo de S. da Silva – RA 6304740395

Flamarion Cirilo de Sousa    – RA 6196737955

Fabíola Maria da Silva          – RA 6184718924

Mariana Manes Carmo         – RA 3108203421

Edilane Cirilo de S. da Silva – RA 6304740395

Flamarion Cirilo de Sousa    – RA 6196737955

Fabíola Maria da Silva          – RA 6184718924

Mariana Manes Carmo         – RA 3108203421

PLANO DE FORMAÇÃO PEDAGOGICA

PARA DOCÊNCIA DE 1ª a 3ª SÉRIE

Desafio Profissional - apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de:

Aprendizagem e Desenvolvimento Social da criança, Didática da Alfabetização e do Letramento, Direitos Humanos, História da Educação e da Pedagogia, Introdução à Educação Virtual.

Tutor (a) à distância: Sabrina Caroline B. Cresson

São Paulo,30 de Maio 2017.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

JUSTIFICATIVA        6

OBJETIVOS        7

Objetivo geral.        7

METODOLOGIA        8

CRONOGRAMA        9

REFERÊNCIAS        10

ANEXOS        11

Anexos I e II, Capa / Introdução        11

Anexos III e IV, Ludicidade / Atividades Educativas.        12

Anexos V e VI. Tecnologia / Pensadores da Educação.        13

Anexos VII e VIII, Leis e Normas da Educação / Conclusão.        14

Anexo IX, Referências Bibliográficas e Pictográficas.        15


INTRODUÇÃO

Com a dificuldade da escola em alfabetizar crianças nas series de 1ª a 3ª foi pensado num modelo pedagógico, onde se busca soluções necessárias para sanar questões relevantes de ensino e aprendizagem. Com base na vivência de cada aluno e professor, embasado nos textos legais das leis e convenções que os constituem, dando maior respaldo social e humano.

 A criança como um elo mais fraco na corrente da sociedade necessita de cuidados para seu pleno desenvolvimento. Deve ser assegurada por seus pais e pela politica da nação direitos fundamentais na formação de seu crescer intelectual e social para formação de um membro valioso da família para nação.

O infanto tem o direito a ser criança, para brincar, ser amado, respeitado e aprender com uma educação adequada.

Nas series iniciais as crianças estão descobrindo um novo mundo, e o brincar é um mecanismo natural usado por elas no adentrar da aprendizagem, entretanto com a recorrência das tecnologias ela se vislumbra por novos meios, muito mais imediatos ao seu tato. As tecnologias estão aí também como formas educativas e serão exploradas no decorrer das orientações.

Busca-se assim um modelo de projeto resgatador das interações educativas no intuito de melhorar o ensino das crianças e respeitar seus direitos junto aos professores e direção, coordenado pelo pedagogo auxiliador desse processo. 

DESENVOLVIMENTO

                                                                

Segundo Jean Piaget (PIAGET; LNHELDER, 1978, p. 131) a ordem de sucessão do conhecimento que possibilita a aprendizagem cresce junto com a criança. No desenrolar dos estudos na sala de aula e na sua vivencia fora dela, a criança está munida de meios informativos aos quais devem ser explorados.

        Belotti e Faria (2010, p.3) afirma que o professor deve andar em constante reflexão sobre suas praticas educativas para estimular os educandos. Deveras o professor deve ser acolhido como profissional e pessoa, mas, necessita está em constante aperfeiçoamento.

No olhar de Silva e Navarro (2012, p. 96) as relações entre docentes e discentes devem integrar o maneio do brincar com interações de aprendizagem.

As tecnologias foram criadas pela inteligência humana e como tal faz parte de seu crescimento como individuo.

As transformações que ocorrem na globalização do conhecimento e as diversas formas de aprendizagem cria um novo perfil do aluno no século XXI, pois, estes já nasceram na era da informação.

        No ”Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” todos os governos no território nacional assumem o compromisso de alfabetizar as crianças ate oito anos de idade. Nos esclarecimentos (pag.18 e 20 itens 10, 13 e 15) onde se refere às diretrizes curriculares, os métodos e estratégias, sinaliza a importância dos professores e entidades educacionais quanto ao preparo e motivação na pratica alfabetizadora.

        Na lei de Diretrizes e Bases da educação (Lei 9.394) onde define no artigo 13 nos parágrafos I ate o V esta disposta a importância do docente em planos pedagógicos na instituição visando a plena integração à aprendizagem do discente. No art. 12 parágrafos I, IV e V esta velada a vontade legal das obrigações de ministrar treinamento dos professores pensado como auxiliador dos alunos que estão em dificuldades de aprender, cabe ao profissional pedagógico buscar todos os meios para incluir esses alunos na aprendizagem escolar.

 “É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se     pode melhorar a próxima prática” (FREIRE 2002, p. 38).

JUSTIFICATIVA

Em toda vida cotidiana humana nos deparamos com situações impares e às vezes está em discursão o futuro de outros, nesse caso o futuro de crianças com uma intervenção pedagógica que vislumbra nortear profissionais na busca de um bem comum para educadores e educandos.

        É muito gratificante realizar um trabalho que ajude tantas pessoas a trilharem em um meio tão importante, o educacional, pois, dali caminha os passos de toda família para sociedade e desta para as gerações seguintes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (739.2 Kb)   docx (409.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com