TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 4ª série

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

        

Organização e Metodologia da Educação Escolar

Brinquedoteca e o Elemento Lúdico

        

JACQUES TEGANI CIPRIANO – RA: 1299116217

                

Tutora EAD – Silvana Maria Batista

SÃO PAULO/VILA MARIANA

 2015

        

Introdução

        Este trabalho acadêmico visa o desenvolvimento de uma narrativa contendo as descrições comportamentais objetivas de uma criança de acordo com metodologias de observação, registro e avaliação, utilizando os fundamentos das  disciplinas de Organização e Metodologia da Educação Escolar e Brinquedoteca e o Elemento Lúdico.

        

        


Passo 01

Observação Narrativa

Entendemos que os profissionais de Pedagogia precisam ter uma atenção especial nas tarefas de “ver” e de “ouvir” seus alunos, sendo ferramentas fundamentais para saber o exato grau de suporte e ajuda adicional que as crianças necessitam. Para colocar tudo isto  em prática, acompanhei atentamente o trabalho de uma brinquedoteca instalada dentro de um Hospital Público. Lá estava eu, dia 19/08/2015 em um período de duas horas.

Dentre as várias crianças presentes, escolhi uma que me chamou-me a atenção: ISABELY SANTOS DE SOUSA, 05 anos e 03 meses, acompanhado pela sua mãe, CARLA SANTOS LEITE. Seu andar era diferente das outras crianças, era devagar, calmo e dificultoso, pois ela sofre de uma doença respiratória, com crises de alergia. Pelas características da própria idade, seu apego com a mãe é forte, solicitando sua presença em todos os momentos.

A brinquedoteca possui uma boa estrutura, com sala própria onde ficam os brinquedos, materiais pedagógicos, jogos e livros, todos dentro de um padrão mínimo para as práticas pedagógicas. A sala não é grande, acomoda 15 crianças com conforto, sempre supervisionadas por um brinquedista que atua diretamente com enfermeiros e médicos. A infraestrutura parece ter passado por uma recente reforma, brinquedos industrializados e assepsia feita de forma constante. É a sala mais alegre daquele lugar. A rotatividade de crianças é muito grande. No dia em que eu estava lá, das 06 crianças que apareceram por lá, ISABELY era a única que estava em procedimento clínico. Sua alegria e vitalidade eram renovadas pela força lúdica e as brincadeiras livres traziam uma satisfação incomparável a ela. As outras crianças interagiam bem com ela e tanto eu, a mãe de ISABELY e a brinquedista, estávamos contagiados com a força da ludicidade naquele momento tão difícil.


Passo 02

Com o objetivo de observar o comportamento da Isabely com relação aos recursos disponíveis e cenários presentes na brinquedoteca, eu analisei atentamente sua interação com os brinquedos e também com as outras crianças e o resultado foi excelente: seu comportamento social foi beneficiado com o encorajamento que o espaço oferecia à Isabely, trazendo novas amizades, dando asas à imaginação e auxiliando emocionalmente no tratamento desta doença. A maneira como Isabely exercitava suas habilidades físicas/motoras era especial, pois a fazia vencer aos poucos o receio que se movimentar pelos problemas de saúde enfrentados.

Com a técnica da observação imperceptível, a total liberdade de conduzir as crianças era do brinquedista e adotei esta conduta justamente ter uma visão real da situação. Ao término desta atividade, estava mais do que satisfeito, pois a ludicidade e técnicas da metodologia da educação escolar são essenciais para o desenvolvimento das crianças.

Passo 03

           Apresentaremos agora a descrição narrativa, um método útil para a descrição comportamental objetiva de Isabely, onde colhemos dados importantes no que se refere os detalhes do que a criança faz e diz por si só e a interação com outras crianças, adultos e objetos. O tempo de observação foi de 07 minutos, com foco no desenvolvimento social de Isabely mediante sua atual situação. Nos primeiros dois minutos, ela estava sentada, com uma boneca na mão. Alisa seus cabelos, ajusta a roupinha e penteia o cabelo da boneca. Está no canto da sala, perto dos demais brinquedos, atenta e concentrada no que faz. As outras 03 crianças presentes no momento, brincam de pega-pega. No terceiro minuto, Isabely olha para as outras crianças, faz menção de correr, mas suas dificuldades de respirar atrapalham. O brinquedista entra em ação imediatamente, propondo outra brincadeira no intuito de envolvê-la. Até o sexto minuto, todas as crianças brincam de forma coletiva, mas Isabely volta à sua boneca e continua o mesmo processo de interação com a mesma até o sétimo minuto. Seus movimentos são mais lentos dos que as demais crianças.

                

Passo 04

Interpretando as observações anotadas, percebi que a principal dificuldade de Isabely é realmente sua doença respiratória. Não há indícios de problemas emocionais e creio que o contínuo tratamento de sua doença respiratória é o melhor caminho para sua cura completa. Ela possui um bom grau de atenção e não se intimida com a presença de outras crianças. Estava sempre disposta para brincar e socializar-se com os demais, interpretando corretamente os acontecimentos, sendo somente impedida pelos seus próprios movimentos físicos.               Sua estatura é condizente com sua idade e é notável seu desejo de novas amizades.

Passo 05

O último passo relativo ao processo de registro e observação do comportamento infantil está relacionado ao processo de checklist das ações, comportamentos sociais, desenvolvimento emocional e comportamentos físicos motores, realizado através de uma lista de verificação. Utilizarei essa lista para apontar comportamentos específicos durante o período de observação.

Vigoroso e energético ao iniciar um projeto.                                  (     )

Cauteloso, não aventureiro, tem medo de tentar o que nunca fez.          (     )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (173 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com