TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.861 Palavras (12 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO[pic 1]

1. INTRODUÇÃO         3

2. DIVERSIDADE E MULTUCULTURALISMO NAS ESCOLAS         4

3. SÍNTESE DOS PRINCIPAIS DOCUMENTOS         5

3.1 Lei de Diretrizes e Bases (LDBEN 9.394/96)         5

3.2 Parâmetro Curricular Nacional         5

3.3 Diretrizes Curriculares Nacionais         5

3.4 Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI)         6

4. PESQUISA NA INTERNET: COMEMORAÇÃO DIA DAS MÃES         6

5. DESENHOS EM CARTÕES CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS         7

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS         9

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi baseado na observação da necessidade do Projeto Político Pedagógico nas escolas, no que se refere à diversidade e multiculturalismo, sendo feito uma análise do modelo atual para o modelo essencial, colocando o trabalho da docência a frente de situações problemas e adaptando de acordo com as práticas culturais dos alunos e professores.

A resenha sobre a LDB 9.394, PCN, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), nos traz subsídios para a organização curricular, visando à necessidade da valorização das diferenças nas práticas pedagógicas e no cotidiano escolar, para que ocorra de modo favorável às formações de futuros cidadãos mais conscientes e críticos de sua realidade, sendo capaz de exercer seu direito de cidadania.

É possível visualizar uma análise crítica sobre os trabalhos realizados pelas escolas municipais no interior da Bahia, em comemoração ao Dia das Mães, em contrapartida está registrado o que seria uma comemoração viável aos objetivos de uma escola democrática.

Essa pesquisa justifica-se, pela necessidade de mudança no âmbito escolar, uma vez que a sociedade é permeada de constantes mutações, não podemos ficar estagnados no tempo, temos que buscar novas maneiras de colocar em prática o desenvolvimento das competências profissionais entre a teoria e a prática da docência.

2. DIVERSIDADE E MULTUCULTURALISMO NAS ESCOLAS

A escola está abarrotada de práticas sociais discriminatórias e preconceituosas, considerando a amplitude dos seres que convivem nesse espaço, essas práticas vão desde os discentes até seus colaboradores, mesmo de maneira involuntária e inconsequente, portanto existe a necessidade de um plano para mostrar a equipe escolar e a comunidade como transformar sua realidade em algo melhor, pensar a escola como um espaço político-democrático, onde devemos ouvir as vozes de todos os envolvidos, partindo do princípio do que é necessário ao aluno.

        Ao longo do tempo foi possível observar que no estabelecimento de ensino existe uma diversidade social completa, a qual reflete a comunidade em que está inserida. Com tantas diferenças, ás vezes, acontece situações polêmicas que poderia favorecer o trabalho do professor na construção da identidade através da diferença, o que muitas vezes é ignorado, devido seu despreparo acadêmico, a falta de embasamento e o modelo arcaico que nossa educação está configurada, os profissionais da escola precisam pensar para que possam entender as limitações e possibilidades da escola, sabendo agir dentro dos limites, atingindo assim, seus objetivos.

        Essa prática começou a se modificar, a passos lentos, com o surgimento de legislações e documentos regulamentadores, nas esferas nacionais e mundiais, que conduzem as instituições educacionais à elaboração do seu Projeto Pedagógico Curricular, redirecionado às atividades educativas de maneira a acentuar sua valia no cenário escolar, priorizando as diversidades na qual o professor observa e se responsabiliza pela constante construção da identidade do aluno. O conteúdo deve dispor de conhecimento, informação e socialização, indispensáveis para a assimilação da real cidadania. Esse documento ganha força de um guia que indica a direção a seguir não apenas dos gestores e professores, mas também dos funcionários, alunos e familiares, e deve estar em compatibilidade com a escola, evidenciando um modelo educacional que privilegie as diversidades presentes na sociedade brasileira, trazendo para a sua consolidação diária as ideias de reconhecimento, respeito e cidadania de maneira a dominar todas as ligações que envolvem a educação e a comunidade escolar. Na sua metodologia devem ficar evidente os limites e possibilidades de atuação no interior da instituição, atentando ao que podemos fazer sem perder o foco dos objetivos e atribuição que é designada à educação.

        No entanto, para que a Proposta Pedagógica venha acatar essas disposições é necessário acolher os principais aspectos presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional com embasamento na Constituição de 1988, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI).

3. SÍNTESE DOS PRINCIPAIS DOCUMENTOS

3.1 Lei de Diretrizes e Bases (LDBEN 9.394/96)

Presume-se que o trabalho da história e cultura dos afro-brasileiros seja fluidificado nos conteúdos disciplinares de forma a combater o racismo e o preconceito que atingem de maneira direta os negros, orientando a educação de cidadãos honrados de seu fortalecimento étnico-racial em que todos possuam, igualmente, seus direitos garantidos e sua identidade valorizada.

3.2 Parâmetro Curricular Nacional

Trata a pluralidade cultural como tema transversal que deve ser contextualizada pautada em pesquisas, oferecendo respeito às etnias e culturas, não significa aderir aos valores dos outros, mas respeitá-los como manifesto da diversidade e dignidade sem qualquer discriminação, neutralizando as diferenças culturais, levando a uma concepção de cultura uniforme.

3.3 Diretrizes Curriculares Nacionais

        Visa à importância da estratégia-pedagógica para fortalecer entre os negros e despertar entre os brancos a consciência negra, através da valorização da história e cultura dos afro-brasileiros, com destino a uma nação democrática.

3.4 Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI)

Salienta a importância do trabalho pedagógico em permitir a criança explorar o meio ambiente natural e social, respeitando as diferenças e ampliando suas pautas de socialização através dos seus conhecimentos prévios e hipóteses que cria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com