TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Pólo De Apoio Presencial

Professora Maria Aparecida RanconiFazzeri

Curso De Pedagogia

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Aline Cristine de Aquino Ramos AranhaRA: 2808879388

Ana Paula Pereira Melo RA: 1709110193

Cláudia Aparecida Silva Galvão RA: 2856156487

Desafio profissional:

Multiculturismo e diversidade

Tutora: Marília Conceição da Silva

ROSEIRA

2015

Sumário

Introdução------------------------------------------------------------------------------------------3

Analise das leis educacionais que referem as diversidades e multiculturismo--------4

Análise de uma comemoração festiva familiar----------------------------------------------5

Análise dos desenhos que a representam as diversidades familiares-------------------6

Considerações finais------------------------------------------------------------------------------8

Bibliografia----------------------------------------------------------------------------------------10

        

Introdução

        Este desafio tem por objetivo, para o estudante de Pedagogia, analisar os conteúdos pedagógicos, com base nos currículos nacionais (PCN) e também em diversas leis vigentes de uma forma crítico-construtivo visando assim uma proposta pedagógica realmente eficaz que leve a independência e ao desenvolvimento de suas competências para um melhor aproveitamento dos estudos sistematizados, valorizando a interdisciplinaridade, criando assim a auto-aprendizagem e a responsabilidade de se tornar o agente de seu próprio conhecimento, reconhecendo assim vários ambientes como locais propícios para aprender e também estar ciente que o seu crescimento pessoal está diretamente ligado aos esforços próprios em anexar novos questionamentos ao que ele percebe dentro da escola, sociedade e ao mundo que o rodeia.

Análise das Leis Educacionais que referem às diversidades e multiculturismo

DOCUMENTO:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

Dá muita ênfase ao indígena, com ensino em duas línguas (português e nativa) e intercultural. Causou polemica por não inserir outros movimentos com, por exemplo, a cultura afro-brasileira e africana que era defendida pelo movimento negro.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Defende a pluralidade cultural, com base na tolerância e respeito às diversas tradições culturais e étnicas.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos - Raciais e para o Ensino de História Afro-Brasileira e Africana.

A Lei no 10.639, de 2003, introduziu a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar da educação básica, contribuindo para a ruptura do modelo eurocêntrico no ensino e a construção de uma educação multicultural na escola brasileira.

Referencia Curricular Nacional Para a Educação Infantil, vol. 1

Vale destacar que a LDB foi construída tendo por base a Constituição de 1988 que reconheceu como direito da criança pequena o acesso à educação infantil – em creches e pré-escolas. Essa lei colocou a criança no lugar de sujeito de direitos em vez de tratá-la, como ocorria nas leis anteriores a esta, como objetivo de tutelas.

Nesta mesma direção, a LDB também pela primeira vez na históriadas legislações brasileiras proclamou a educação infantil como direito das crianças de 0 a 6 anos e dever do Estado. Ou seja, todas as famílias que optarem por partilhar com o Estado a educação e o cuidado de seus filhos deverão ser contempladas com vagas em creches e pré-escolas publicas.

Análise de uma comemoração festiva familiar

Título: festividade do dia das mães na escola

Disponível em: http://pt.slideshare.net/ninello2/projeto-dia-das-mes-escola-municipal-salvador-nogueira-iguatemi-ms

Acesso em: 17/03/15

Analise crítica: A intenção é ótima a meu ver, valorizar a figura da mãe que tem um papel fundamental na educação dos filhos que sua homenagem deveria ser todos os dias do ano. Mas em questão de escola, mesmo que o professor valorize que a mãe pode ser a avó, a tia, o pai e que o importante é quem cuida, aquelas que não têm a mãe por qualquer que seja o motivo se sentem deslocada, principalmente se o projeto terminar com uma festinha. Para aquelas crianças em que as mães comparecem a festa, tudo bem, mas torna se uma tortura para àquelas que não têm mãe ou que não podem comparecer porque trabalham para sustentar a casa ou por negligencia mesmo. Lembrar a figura da mãe, fazer um cartão ou uma flor de crepom é muito importante para valorizar a figura da pessoa que cuida da criança, mas expor aquela que como muitas outras vêm de uma desestruturação familiar muito comum nos dias de hoje a meu ver chega a ser cruel mesmo que a nossa intenção seja muito boa. Eu sempre busquei participar das festinhas de meus filhos, mas sempre percebia alguém triste ou chorando porque a mãe não veio ou era inexistente. Com o dia dos pais ocorre a mesma coisa, embora datas festivas para eles sejam mais incomum nas escolas que o dia das mães. Para se tornar mais atual com a nova concepção de família, porque não o Dia de Alguém muito Especial?

Análise dos desenhos que a representam as diversidades familiares

Desenho visualizado

Aspectos que podem ser trabalhados com objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturismo.

Uma mulher sozinha com várias crianças

Pode representar a figura materna sendo como a única pessoa responsável pela criação e educação dos filhos. Trabalhar para o respeito e valorização e ressaltar a importância da mulher na sociedade, na família e no trabalho.

Uma mulher vestida de branco, com peneira cheia de conchas.

Fica clara a religiosidade presente nessa figura. Trabalhar o respeito e a tolerância de que todos têm direito a uma crença e liberdade de escolher qual seguir. Neste retrata particularmente a cultura afro-brasileira e o sincretismo religioso do Brasil.

Um casal de idosos, vários homens, mulheres e crianças.

Mostra uma realidade onde varias gerações familiares convivem juntas, ou por tradição ou por falta de recursos de cada micro família ter sua própria residência, fato comum em nosso município, na maioria dasvezes o espaço é minúsculo pra tantas pessoas conviverem. Pode ser trabalhado osdiversos tipos familiares.

Uma mulher careca

Pode representar uma pessoa que possivelmente enfrenta um problema de câncer ou por estilo somente, o melhor é perguntar ao autor o que realmente ele quis representar. Se for o primeiro caso, se for pessoa muito próxima da criança, pode ser que a família esteja passando por momentos muito difíceis e todo apoio emocional e social pode acalentar esse sofrimento e palavras de conforto podem ajudar e ficar falando muito sobre o problema só piora.

Caso seja por estilo, valorizar a individualidade de cada um, lutando contra toda forma de preconceito e bullying, pode também pesquisar grupos sociais que utilizam a careca como forma de identificação (os skinheads que no caso é um grupo radical que ataca aqueles que são considerados tabus na sociedade, não incentivar atitudes desse tipo na escola)

Uma mulher e dois homens do lado da criança.

Pode representar nesse caso, não como uma família promiscua e sim duas figuras masculinas importantes para a criança como o pai que gerou e o pai que cria (padrasto) que foi inserido na vida da criança após um novo relacionamento da mãe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com