TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 8

 [pic 1]

UNIDADE SERTÃOZINHO-SP

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO  E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

ANA LÍDIA MAMMANA GUIRAO – 2845234977

LIVIA TONIOLO SCARANELLO – 2838295015

NELCI DE CASTRO ARAGÃO – 2838295083

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Sertãozinho, 25 de maio de 2015

Introdução

O mundo virtual está presente na vida das crianças desde a mais tenra idade, e as novas gerações já nascem conectadas, a cada dia surgem equipamentos, informações. Tudo muito rápido. Por esse motivo, é preciso preparar os educadores para lidar com essa nova realidade, oferecendo acesso a cursos, textos e informações, para que se aproximem da realidade dos educandos e possam falar a mesma linguagem, facilitando a troca de conhecimentos.  É fundamental oferecer aos educadores, uma forma de aprendizagem com a qual ele possa repassar o que aprendeu de forma clara e objetiva.

A tecnologia é uma ferramenta pedagógica muito importante como aliada na transmissão de conhecimentos, mas não podemos deixar de lado um fator muito importante para o desenvolvimento infantil, o brincar. Foi pensando nisso que criamos um espaço que une o lúdico e as tecnologias, para que todos que utilizarem este espaço, possam ser estimulados, descrevemos também, algumas recomendações para o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes como oportunidades para todos poderem usufruir melhor dos benefícios das novas tecnologias.

É um projeto para a comunidade, porque beneficia o contato com as tecnologias de informação e as ferramentas de trabalho do mundo moderno.

Passo  1

Ambiente/Sala Temática: Brinquedoteca

Usuários: 6 a 12 anos

Recursos Tecnológicos

Justificativas e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Vídeo Game com kinect

Desenvolver através de jogos as habilidades motoras, coordenativas e perceptivas.

Estimular a socialização das crianças ensinando as a trabalhar em conjunto quando necessário.

Trabalhar estímulo sensorial e corporal

Computador com internet

Usar como ferramenta para pesquisas de jogos e vídeos

Permitir o acesso da internet para as crianças proporcionando ampliar conhecimentos. Utilizar para programas de robôs

Auxiliar as crianças a interagir do mundo virtual, através de computadores adaptados.

Projetor para filmes

Passar vídeos, clipes infantis, músicas  e histórias

Com os clipes e músicas educativas as crianças aprendem de uma forma mais fácil e descontraída.

A tela maior, além de motivar os alunos funciona como um recurso visual.

Tablet com jogos educativos

Utilizar como recurso complementar no processo de aprendizagem

Estimular o interesse pela busca do conhecimento através de jogos

Uso de software para a tradução para Libras

Lego

Desenvolver habilidades e competências utilizando recursos tecnológicos motivadores.

Promover o trabalho em equipe, cooperação, pesquisa, resolução de problemas e criatividade.

Através da montagem das peças desenvolverem habilidades motoras, estimulando a aprendizagem.

Passo 2.

A criança é um ser que se constrói, constrói sua cidadania e  neste processo, precisa ser criança, precisa ter tempo para brincar, tempo para poder ser criança.
Hoje em dia é muito conhecida a importância do brincar para as crianças. Sabemos que o brincar dá um passo além no estágio de desenvolvimento, permite a socialização, ensina que se deve compartilhar o brinquedo (quando se brinca com outras crianças), estimula a criatividade e a fantasia, fazendo com que a criança se “liberte” do mundo real. O brincar também permite que a criança tome certa distância daquilo que a faz sofrer, possibilitando-lhe explorar, reviver e elaborar situações que muitas vezes são difíceis de enfrentar.

Um ótimo lugar pra isso são as brinquedotecas. A Brinquedoteca prepara o espaço do "faz de conta" para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem-vinda. A ideia principal é valorizar os brinquedos e atividades lúdicas e criativas; estimular o desenvolvimento global das crianças; despertar o interesse por uma nova forma de animação cultural que pode diminuir a distância entre as gerações, dar oportunidade às crianças de se relacionarem com adultos de forma agradável e prazerosa, livre do formalismo decorrente das situações estruturadas em escolas ou outro tipo de instituições.

Unindo o brincar com as tecnologias atuais, podemos refletir e propor novas experiências e vivências produtivas as nossas crianças. Sabemos da importância do uso das tecnologias nessa era digital, mas não podemos deixar de lado a importância de nossas crianças brincarem, explorarem e desenvolverem a imaginação. A Brinquedoteca é um espaço que, bem orientado e estruturado permite contribuir no trabalho dos educadores para que tenham um olhar crítico diante dos materiais oferecidos e utilizem da tecnologia para transmitir conhecimento de forma que o educando aprenda interagindo, pois é claro que nossas crianças têm grande interesse diante das novas tecnologias, e concluímos que esse ambiente lúdico pode ser uma grande ferramenta pedagógica no processo ensino aprendizagem, explorando a criatividade através de cantos educativos (Canto do Faz de Conta, leitura, jogos, música etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com