TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA

Curso Superior Pedagogia

Desafio Profissional

Disciplinas: Didática do contar histórias, Literatura Infantojuvenil, Multimeios aplicados à educação.

Tutores a distância: Profa. Ma. Rosemeire Farias, Profa. Ma. Ausdy N. Castro Santos, Profa. Ma. Gilse T. Lazzane

Tutora presencial: Márcia Cristina dos Santos Bacchiega

Nathalia Pinheiro Gonzales Santos RA 9746434830

Tamires de Santana Santos RA 9748431414

Vanuza Lucena RA 9750443058

Americana-SP

20 de Novembro de 2015

Introdução

        O brincar é de suma importância para o desenvolvimento infantil, pois através da brincadeira a criança desenvolve a capacidade de lidar com situações reais ou que ela mesma cria do seu imaginário.

        Antigamente, as crianças brincavam em bandos e em ambientes livres, independente de gênero ou idade. As brincadeiras eram na maioria das vezes realizadas nas ruas e utilizando objetos caseiros e alimentos, como: panelas, bonecos feitos com espiga do milho, massa de modelar caseira, etc.

        Até o início do século XX, as crianças ainda brincavam nas ruas ou em terrenos próximos de suas casas, porém atualmente, a violência nas ruas tem aumentado bruscamente e por segurança das crianças os pais preferem que as crianças brinquem dentro de suas casas ou em áreas protegidas.

        Através dessas limitações, foram surgindo as brinquedotecas, onde as crianças podem brincar livremente e socializar com os demais e com o ambiente. Sendo assim, um dos principais objetivos da brinquedoteca, na pedagogia, é incentivar a valorização do brinquedo e do brincar como atividade geradora do desenvolvimento intelectual, emocional social.

Desenvolvimento

        Em muitos hospitais, já existem brinquedotecas que auxiliam no tratamento de doenças principalmente em crianças. Reconhecendo a importância desse procedimento, conforme proposto pelo desafio, observamos uma criança acompanhando suas atividades e registramos o seu comportamento.

Observação Narrativa

Observador: Nathalia Pinheiro, Tamires Santana, Vanuza Lucena.

Nome da Criança: Matheus Charalli

Idade da criança:

Anos: 5  Meses: 2

Sexo da Criança:

Responsáveis pela criança durante o período de observação

Nome: Dr. Paulo Rogério Santos

Função: Médico

Nome:Prof.ª Adriana de Campos

Função: Pedagoga

Contexto de observação: brinquedoteca hospitalar

Data da Observação: 10/08/2015  Horário de início: 15:00  Horário de término:16:00

Escolha da criança

Escolhemos o Matheus, pois é uma criança que apresentava um semblante de tristeza.

Breve descrição das características marcantes da criança

Antes de iniciarmos o registro, conversamos com a família do Matheus que se mostrou muito abalada com a doença que chegou de repente, em especial a sua irmã Júlia de 8 anos que tem Matheus como seu melhor amigo e que brincavam juntos todos os dias. Segundo relatos da família, Matheus era uma criança alegre e que não apresentava sintoma de doença. Tinha bom relacionamento na escola, com as crianças de sua rua e com toda a família.

Descrição das características físicas e sociais do cenário de observação

Na sala da brinquedoteca deste hospital, possuem mesas e cadeiras coloridas e de diferentes tamanhos para ocupar crianças de até 12 anos de idades, diversas prateleiras adequadas para cada faixa etária, dois quadros brancos para desenhar, as paredes são decoradas com super heróis adaptados com os rostos de cada criança que faz o tratamento naquele hospital. No teto, são pendurados móbiles confeccionados com a ajuda das crianças, usando materiais recicláveis e que possuem objetos sonoros como: sinos e tampas de garrafa metalizadas. Os brinquedos e jogos são na maioria de madeira, feitos para que as crianças sejam estimuladas em sua criatividade e imaginação.

Nesse horário, costumam frequentar a brinquedoteca, cerca de 15 crianças, porém nesse dia haviam apenas 10, as demais estavam em procedimentos clínicos, segundo o Dr. Paulo. As crianças estavam muito animadas.

        O nosso objetivo é observar o comportamento social do Matheus em relação às demais crianças. Essa observação será feita durante uma hora por dia, num período de uma semana e dedicar cerca de 30 minutos para o registro.

        A criança após descoberta a doença tem se mostrado retraída e triste, esperamos que com a ajuda do espaço da brinquedoteca e da equipe pedagógica e médica, a criança possa se sentir mais a vontade com o tratamento e voltar a sorrir.

        Esse cenário permite a nossa participação, sendo assim, escolhemos o método de observação participante, no qual faremos parte do grupo e participar das atividades apropriadas.

Narrativa das descrições comportamentais objetivas (DCOs)

Criança(s) Observada(s): Matheus Charalli

Área de observação: brinquedoteca hospitalar

DCO 01

Horário de início: 15:00

Horário de término: 16:00

Matheus estava sentado sozinho, somente observando enquanto um grupo de crianças brincava de brincadeiras de roda, durante todo o tempo em que permaneceu na brinquedoteca, ficou sozinho e não se interessou em brincar com nenhum dos brinquedos. Uma de nós tentou chamá-lo para a brincadeira ou oferecer-lhe um brinquedo, tentando uma proximidade, mas ele se recusou.

Interpretação das observações

Pelo fato do Matheus se recusar a brincar e participar das brincadeiras de roda acreditamos que se dá pelo motivo de estar em um ambiente desconhecido por ele, longe de sua família e amigos e convivendo com crianças em um estado clínico mais avançado do que o dele.

        Narrativa das descrições comportamentais objetivas (DCOs)

Criança(s) Observada(s): Matheus Charalli

Área de observação: brinquedoteca hospitalar

DCO 01

Horário de início: 15:00

Horário de término: 16:00

Matheus estava sentado sozinho, somente observando enquanto um grupo de crianças brincava de brincadeiras de roda, durante todo o tempo em que permaneceu na brinquedoteca, ficou sozinho e não se interessou em brincar com nenhum dos brinquedos. Uma de nós tentou chamá-lo para a brincadeira ou oferecer-lhe um brinquedo, tentando uma proximidade, mas ele se recusou.

Interpretação das observações

Segundo Piaget, Matheus esta no estágio de desenvolvimento “pré-operatório”, que inclui entre muitas coisas a fase dos “porquês”, desse modo tem dificuldade em entender e sempre questiona os motivos de não poder ficar em casa com sua família e amigos, não ver a família com frequência e ter que ficar no hospital tendo somente a brinquedoteca para brincar.  

        Elaboramos uma lista de verificação condizente com as habilidades motoras e comportamento social da criança, analisando seu desenvolvimento de maneira integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (171.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com