TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal justificar o uso das tecnologias na educação em espaços escolares e não escolares. Onde através dele, poderemos favorecer o desenvolvimento da nossa aprendizagem, estimular a co responsabilidade pelo aprendizado eficiente e eficaz, promover o estudo dirigido a distancia; desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto-aprendizado; promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

Inclusive, nos atualizará em relação às novas tecnologias que estão surgindo dia após dia e que devem ser introduzidas no ambiente escolar, já nos capacitando para um melhor desempenho diante do apresentado e principalmente, no que tange ao uso das tecnologias assistivas que hoje está muito presente em nosso dia a dia.

Ao final dele, seremos capazes de aplicar modos de ensinar diferentes linguagens: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, Língua Brasileira de Sinais, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano; relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento; realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas e utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

2. ETAPAS

2.1. PASSO1

Ambientação/Sala Temática: BRINQUEDOTECA

Usuários: CRIANÇAS DE 5 A 17 ANOS

Recursos Tecnológicos Justificativa e Estratégias de uso Objetivos Aplicação de Tecnologias Assistivas

- Televisão;

- Aparelhos de DVD;

- Rádios;

-DVDs e CDs diversos;

- Computadores;

- Data Show;

Ter uma brinquedoteca é importante para intensificar o convívio entre as crianças além da sala de aula; criar espaço de brincadeiras; desenvolver o aprendizado lúdico e além de ser espaço de diversão é também um espaço de aprendizagem; Será utilizada por crianças de 5 a 17 anos, onde será desenvolvida atividades de leitura, desenvolvimento motor e socialização.

- Incentivar a arte de brincar;

- Ensinar a compartilhar brinquedos;

- Desenvolver a imaginação;

- Aprofundar os estudos em determinadas disciplinas;

- Ensinar diferentes ritmos musicais;

- Trabalhar a expressão oral e corporal;

- Contar histórias;

- Estimular a leitura;

- Estimular o desenvolvimento visual e auditivo;

- Orientar as famílias de crianças e adolescentes com necessidades especiais;

- Ajudar as crianças e adolescentes a administrar o tempo livre, auxiliando-os no desenvolvimento pessoal e profissional;

- Livros falados;

- Softwares e mouses diferenciados;

- Teclado versátil;

- Lápis de cor adaptados;

- Pranchas de comunicação;

- Fichas com desenhos para comunicação;

- Pranchas com produção de voz;

- Linhas em Braile;

- Impressoras Braile;

- Órtese para digitação;

- Monitores especiais;

2.2. PASSO 2

As tecnologias educacionais só têm a acrescentar no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes da ONG Esperança, pois quando bem aplicadas aproxima os alunos com a realidade, dessa forma os alunos poderão ter uma visão do mundo diferente do que estão acostumados.

Na geração atual ter apenas conhecimentos não garante êxito naquilo que nos propomos a fazer. É necessário criar formas e mecanismo de organização e gerenciamento do conhecimento desde sua criação, utilização e distribuição. A escola é por excelência um dos espaços onde o conhecimento está presente e deve ser propagado.

No Brasil, aos poucos, as escolas estão implantando a informática em seus programas curriculares, dando aos alunos as primeiras noções do mundo da informatização. Devemos nos lembrar que os professores e gestores escolares devem ter um pouco de conhecimentos dessas tecnologias, pois eles são responsáveis por esta mediação no processo educativo. Nas aulas, os alunos utilizam programas específicos para escreverem textos, elaborarem listas e tabelas, organizarem agendas e fazerem slides para apresentar algum trabalho. No entanto os alunos têm utilizado esses recursos mais como forma de diversão do que em beneficio de aprendizagens significativas. Se os recursos fossem inseridos de forma mais eficiente, poderiam ser uma das formas de transformação da educação. Porém em sua maioria, está organizado de uma forma que nem sempre funciona, pois nem sempre as formas utilizadas prendem a atenção de alunos e professores.

Sendo assim, é necessário recorrer as ONGs que desenvolvem parceria com instituições publicas, privadas e religiosas, que atuam em projetos de educação, bem estar, segurança de crianças e adolescentes. Um exemplo de ONG que desenvolve um trabalho excelente é a ONG Esperança que possui um espaço amplo destinado para educação com aplicação de tecnologias. Neste espaço todas as crianças e adolescentes, professores de todas áreas do conhecimento, e de mais colaboradores terão acesso os recursos tecnológicos disponibilizados.

Entretanto os professores e gestores ainda não se encontram capacitados para essas tecnologias, devendo estar em constante atualização com esse projeto, pois eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com