TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECONOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

Curso de Pedagogia

Polo:

                           

DESAFIO PROFISSIONAL FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECONOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

Tutora Presencial:

Echaporã/ SP

2015

                                    [pic 2]

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

Curso de Pedagogia

DESAFIO PROFISSIONAL DE FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECONOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

        

  Desafio profissional apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Ensino a Distancia-CEAD da universidade Anhanguera como requisito obrigatório para cumprimento das disciplinas de Fundamentos filosóficos e sociológicos da educação, Tecnologias aplicadas à educação e Desenvolvimento pessoal e profissional.

Echaporã/ SP

2015

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO............................................................................................03

2.0 DESENVOLVIMENTO................................................................................04

3.0 CONSIDERÇÃOES FINAIS........................................................................12

REFERÊNCIAS.................................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

Trazemos por meio deste trabalho, diversas possibilidades do uso de uma sala de Multimídia; O tema escolhido aborda as mais diversas situações e busca fazer a integração aluno/ escola, mesmo nos períodos em que ele não está em seu período escolar, visando florescer no aluno o conceito de escola amiga, despertando vontade em estar no local e não fazê-lo apenas por obrigação.

DESENVOLVIMENTO

Ambiente:

Sala de Multimídia

Usuário:

Todos os alunos da escola (1º ao 5º ano)

Recursos

Justificativa e estratégia de uso

Objetivo

Aplicações de Tecnologias

Palco e acomodações (cadeiras e almofadas), Tv de Plasma, Computadores e wifi, DVD, tratamento acústico e ar condicionado;

A sala de multimídia tem como principal função promover a integração entre o conteúdo em sala de aula e assimilação com a cultura (teórico e prático). Visando trabalhar a sensibilidade da criança e o seu desenvolvimento cognitivo.

A prática multidisciplinar do conteúdo de um livro e ao final, utilizar a sala de multimídia para pesquisas relacionadas ao contexto do livro. Será possível trabalhar este mesmo conteúdo em todas as disciplinas, abordando especificações direcionadas, como por exemplo, “probleminhas” de matemática relacionados á personagens ou fatos do livro, a localização da história seria abordada pelas aulas de geografia, utilizando sempre os computadores da sala de multimídia efetuar pesquisas e forçar os alunos a se interessar por buscar informações.

Desenvolver as funções cognitivas do aluno ensiná-lo como fazer uso adequado dos meios e tecnologias que temos á nossa disposição, promover a sociabilização, incentivar o trabalho em grupo e a leitura.

Com auxílio dos computadores conectados ao wifi, fazer uma pesquisa de como é o cenário do livro e em sala de aula fazermos a confecção do mesmo nas aulas de arte.

Fazer utilização do placo e acomodações para apresentação de peças teatrais, releitura do livro. A TV de plasma e o DVD auxiliam na fixação e assimilação do conteúdo dado em sala de aula. A sala de multimídia também atuaria como uma sala sensorial, onde seriam exploradas novas descobertas, com o auxílio do ar condicionado provocaríamos sensações térmicas, aromáticas, com o sistema acústico, sensações auditivas. Em nossas peças teatrais reproduziríamos perfeitamente os sons, como por exemplo, o barulho de um trovão. E com auxílio da Tv e DVD, sensações visuais, possibilitando melhorias nas práticas de ensino/ aprendizagem.

As razões pelas quais o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança.

Esse projeto vai contribuir de várias formas na vida e na formação das crianças e adolescentes, tanto na formação pessoal quanto na formação profissional. Muitas dessas crianças e adolescentes não têm acesso ao tipo de tecnologias que tem na Ong, e nos dias atuais o uso de tecnologias são fundamentais para formação profissional, e quanto antes às crianças terem acesso, melhor vai ser para vida deles. Uma das formas que esse projeto contribui na vida dessas crianças e adolescente é no seu caráter pessoal, pois por meio da ONG muitas crianças saem das ruas, deixam de aprender coisas erradas e tem um lugar seguro para suas horas vagas e assim tem menos acesso as coisas que tem em uma comunidade carente, deixam de se tornar pessoas de mau caráter para se tornarem pessoas de bem, e esse tipo de caráter tem que conhecer a desenvolver já na infância.

Além de desenvolver o caráter o projeto Esperança contribui na vida profissional dessas crianças e adolescentes, pois eles conhecendo as essas tecnologias de informática tem maiores chances de desenvolver suas habilidades e assim conseguem ter uma noção do que querer seguir nas carreiras profissionais.

A utilização de recursos tecnológicos tem a possibilidade de gerar novas habilidades que antes não eram possíveis serem trabalhadas devido uma pedagogia tradicionalista e arcaica onde o aluno sempre estava em segundo plano. Com toda essa reviravolta educacional foi possível observar como aparelhos eletrônicos podem fazer toda diferença, mas sem de maneira alguma deixar o professor de lado, nessa nova forma de se conceber aprendizado a ter a postura do docente é revista tornando-se indispensáveis as habilidades cabíveis para utilização dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com