TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio do segundo semestre zooperapia 1

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

2º SEMESTRE

Helena Maria Tognoni Cunha - RA 9495535324

Josiane Cristina Crepaldi Valero de Alencar – RA 9779433825

Matheus Lopes Macedo - RA 9608517134

Mirian Cristiane Dos Santos Silva - RA 9750441558

Regiane Pires Gonçalves Peres – RA 9607497482

DESAFIO PROFISSIONAL

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

TUTOR: Rosecler Polinski

Hortolândia, 18 de Setembro de 2014

Introdução

Uma pesquisa realizada recentemente revelou que 76% dos entrevistados  acreditam que a presença de um animal doméstico favorece a comunicação entre os membros de uma família. Em um grupo de 25 crianças foi observado que 50% delas possuíam animais de companhia como: cão, gato, pássaro, peixe, coelho e tartaruga.

O resultado desta pesquisa confirmou a importância desses animais no desenvolvimento da afetividade da criança e do adolescente.

Os animais domésticos são sem dúvida, grandes companheiros que fazem muito bem a todos.

Para as crianças, além de companheiros de todas as horas, os animais ainda servem de aprendizado, pois mostram de forma acelerada as principais fases da vida (nascer, crescer, procriar, adoecer e morrer). Além disso, os animais tornam seus donos mais responsáveis visto que precisam de constantes cuidados e isso desenvolve responsabilidade.

Passo 1:  Mapeamento da sala

Nome da escola: Escola de Educação Infantil Pintando o Sete

Série: Maternal ( 3 a 4 anos)

Número de alunos: 25 alunos   -  Meninos: 15   -  Meninas: 10

Perfil da turma:

Observamos que dentre a turma existem crianças que são agitadas, tem dificuldade com a organização de materiais (brinquedos), gritam em sala de aula, apresentam falta de higiene pessoal, são ansiosos, não respeitando a vez do outro, tem dificuldades em obedecer a regras simples. Apresentam também dificuldade em demonstrar afetividade, timidez, e muitos são vítimas de bullying.

Analisando a turma notamos que eles de um modo geral interagem na roda da conversa, na contação de história e participam das atividades pedagógicas propostas.

Passo 2:

Dentre esses alunos relacionamos abaixo 2 (dois) alunos com dificuldades comportamentais:

- Sophia Helena da Costa, 4 anos, que apresenta dificuldade em organizar seus pertences, tem o hábito de roer as unhas por conta da ansiedade, é agitada e fala alto com seus colegas constantemente.

- Eduardo Nascimento, 3 anos e 6 meses, apresenta falta de higiene pessoal, tem dificuldade em aceitar as regras e respeitar a vez dos outros.

Passo 3:

Analisamos também um aluno com problema de aprendizagem e necessidade de intervenção pedagógica:

- Luan Carlos de Menezes, 03 anos e 6 meses, é uma criança que apresenta dificuldade de concentração e coordenação motora fina e grossa, é uma criança carente na questão sócio afetiva, tendo uma família desestruturada, sendo que seus pais são separados e a criança é criada pelos avós. Apresenta timidez, é vítima de bullying e acaba agindo da mesma forma com os demais.

Passo 4:

4.1. Definição do animal com perfil adequado às necessidades pedagógicas dos alunos.

Em se tratando da Semana da Páscoa onde falaremos sobre o animal símbolo desta data festiva: o coelho será explicado que o animal representa fertilidade e que para os cristãos representa a esperança de uma nova vida.

 Aproveitando o momento concluímos que se trabalhar com nossas crianças com o meigo bichinho, poderíamos conseguir resultados positivos. Já que o coelho é um animal inteligente, sociável e aprecia a companhia de humanos.

4.2. Definição das estratégias de tratamento e utilização dos animais em sala de aula, espaço escolar ou familiar.

.Começaremos em uma roda da conversa onde, partindo da indagação “O que sabemos?” é realizado o levantamento de informações ou vivências que as crianças têm sobre o coelho.  Na questão “O que queremos saber?” levantam-se as dúvidas ainda não respondidas que se traduzem em conteúdos que serão pesquisados  para relacionar com as hipóteses levantadas e com as curiosidades.

- Desenvolver uma lista de regras que os alunos devem seguir ao manusear o coelho explicando que tais combinados são importantes para o bem-estar do animal; compreender as razões para as regras vai motivar as crianças a cumprí-las ajudando a respeitar as outras regras de sala de aula também;

- Atribuir um cronograma de manutenção regular para o coelho permitindo que as crianças participem no cuidado com a alimentação e higiene (tanto do seu ambiente quanto a própria) ajudando a desenvolver responsabilidade e entender o que significa seguir uma rotina.

4.3. Definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo.

 Caixas de papelão pintadas e numeradas com as cores primárias para fazer as casinhas do coelho onde também será utilizada para um jogo de advinha escolhendo em que casinha o coelho vai entrar. (trabalhando arte e matemática);

- Alfabeto ilustrado com a figura do coelho.

- Alfabeto diversificado dos animais (exemplo: A de Abelha, Aranha. B de Baleia, Burro. C de Cachorro, Coelho etc.) (português);

- Bambolês para brincar de “Coelhinho sai da toca”. (Movimento);

- Estimular a experimentar vários tipos de verduras e legumes (ciências);

- Higiene corporal (mãos, dentes, roupas, uso do banheiro);

           - Desenvolver a coordenação motora grossa (livre) utilizando revistas.

          4.4. Definição das estratégias de acompanhamento e avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com