TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio proficional organização e metodologiada educação e brinquedoteca eo elemento ludico

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.906 Palavras (12 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO Pedagogia Literatura UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Desafio profissional

organização e metodologia da educação infantil

Brinquedoteca e o elemento lúdico

Sumaré SP.

24 de setembro de 2015

INTRODUÇÃO

Neste trabalho destaquei sobre a importância da realização das brinquedotecas no dia a dia escolar, as atividades do brincar faz com que se encontre mais facilidade no jeito de trabalhar as dificuldades da criação no desenvolvimento das crianças, e a respeito disso não podemos deixar de mostrar que também temos que dá

Importância ao seu espaço para sua realização. Quando conversamos em brinquedoteca não estamos falando só em brinquedos mas também em uma sequência de atividades lúdicas como por exemplo jogos pedagógicos, revistas e livros criativos, hora do canto, pintura, teatro, modelagem. Tudo muito bem elaborado por um bom especialista com a finalidade de desenvolver o aprendizado, a criatividade, e a imaginação das crianças.Com um espaço com as atividades lúdicas para que o trabalho da brinquedoteca têm como finalidade mostrar que ao brincar a criança se desenvolve com mais facilidade, e aprende com mais prazer e progressivamente e simbolizar simbolicamente sua realidade, deixando de lado o egoísmo que a impede de ver o outro com diferença e, aprende a conviver, atendendo sempre as necessidades.

A brinquedoteca que tem como objetivo principal proporcionar as crianças seu ato de desenvolvimento, e criatividade na sua vida escolar que considera que a brinquedoteca como à hora mais prazerosa e divertida do espaço infantil na escolas, pois as brincadeiras faz parte da rotina escolar das crianças. Na escola a brinquedoteca não pode ser visto como deposito ou cantinho para brinquedos e sim um lugar que as crianças tenha mais método criativo para trabalhar com as crianças de forma de ensino e aprendizagem então devemos estar sempre atentos ao espaço e não simplesmente trabalhar a brinquedoteca como se fosse um local qualquer da escola e sim um lugar importante e adaptado, Limpo e ,amplo e atendendo todas as necessidades das crianças para seu melhor desempenho e aprendizagem, que o ocorrendo fora da sala de aula.

Devendo estar incluído no currículo escolar e ser trabalhado sempre, pois devemos fornecer as crianças um ambiente acolhedor para quem tem dificuldade em aprender e conviver com outras crianças vendo a escola como um ambiente triste e cansativo.

O termo brinquedoteca foi surgido em 1934 em Los Angeles a fim se acabar com o problema onde crianças das escolas municipais cometiam pequenos furtos em lojas de brinquedo, então depois desse ocorrido se criou para impedi-las que isso continuasse acontecendo novamente, e que elas se divertiam se com os brinquedos, vendo logo depois que não se tratava só em diversão mais uma forma de ensino e aprendizado no desenvolvimento infantil e na sua formação, quando foi em 1971 veio atuar na educação Brasileira, tornando –se um método mais fácil e prático para desenvolver as crianças a superar suas dificuldades.

Mas como a educação no brasil há muito que fazer ainda, em muitos lugares ainda não usa o termo e o projeto adequadamente por falta de recursos, materiais adequados ou espaços para sua realização, sendo um fator essencial no projeto pedagógico. Para saber um pouco mais sobre as atividades lúdicas no ambiente escolar e se ela e empregada de forma correta foi feito uma pesquisa com uma criança de cinco anos; Será que ela sabe o que é uma brinquedoteca? Como ela pensa? E se são realizadas brincadeiras na sua escola?

DESENVOLVIMENTO

O projeto surgido em 1934 em Los Angeles para acabar com os furtos de brinquedos das crianças das escolas municipais fez com que desde então fosse útil na forma de ensino e aprendizagem dos mesmos, chegou ao Brasil em 1971 e criando que cada vez mais aumente mais educação das nossas crianças e a sua formação de ensino e aprendizagem, por Brinquedoteca.

Quando mencionamos o termo Brinquedoteca estamos referindo a uma série de atividades lúdicas nas quais envolve jogos, brinquedos, cantos, teatros, revistas e livros infantis porem cada qual para sua faixa etária, o uso da Brinquedoteca no ambiente escolar tem a finalidade de desenvolver o desempenho das crianças, iniciando desde os bebês até a sua fase maior, destacando que o brincar das crianças é um dos primeiros elementos fundamentais na cultura da infância, e vista como uma condição de aprendizagem. Para melhor desenvolvimento dessas atividades devem estar sempre oferecendo a eles um espaço amplo de fácil locomoção para a realização das atividades proposta.

Estar trabalhando frequentemente essas atividades lúdicas no ambiente escolar favorece tanto o desenvolvimento da infância como sua aprendizagem, fazendo que usem a criatividade, a imaginação tornando se independes Ao brincar as crianças suprir suas necessidades de expressar, participar, desenvolver, transformar, aprender e atuar na rotina escolar, na sociedade e na sua cultura. Em relação a isso a ludicidade é uma especificidade do universo infantil independente da sua raça, cor, religião ou condição sócia econômico fazendo parte da sua rotina, e possa a enfrentar a realidade vendo as demais crianças com igualdade sabendo relacionar com as mesmas.

É de grande importância ver que o brincar e as atividades pedagógicas desenvolvidas são um objeto facilitador do desenvolvimento, que desperta a curiosidade das crianças, exercita a inteligência a imaginação e permite também a invenção; fazendo da brinquedoteca um grande aliado da escola com isso está sempre em pauta que deve dar auxilio as crianças para que elas criem seu próprio conceito sobre o mundo, como diz segundo Moyles(2002) ‘’O brincar é realizado por puro prazer e diversão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com