TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Brinquedoteca e o elemento Ludico

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: PEDAGOGIA-LICENCIATURA

Disciplinas Norteadoras: Brinquedoteca e o Elemento Lúdico; Didática do Contar Histórias; Estagio na Educação Infantil; Literatura Infanto juvenil; Multimeios Aplicados a Educação; Organização e Metodologia da Educação Infantil.

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA EDEUCAÇÃO INFANTIL OU

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL BOA ESPERANÇA

Tutora: Edy Maria Lourenço Casturino

Jaqueline de Lavor Lira - RA: 2813843670

Roseli de Omena da Silva - RA: 2865958632

Sabrina Raulino – RA: 9918004583

Solange Aparecida da Silva - RA: 2809651499

Rio Claro

2016

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL BOA ESPERANÇA............4

    2.1 A importância da implantação de uma brinquedoteca na Educação Infantil        4

    2.2 As finalidades na implantação da brinquedoteca na Educação Infantil        4

    2.3 Ações a serem desenvolvidas na implantação da brinquedoteca        5

    2.4 Recursos utilizados na Implantação da brinquedoteca        5

    2.5 Avaliação        7

3 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        8

   

 

  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto apresenta o desenvolvimento das crianças através da contribuição da brinquedoteca na educação infantil. A implantação da brinquedoteca no Centro Municipal de Educação Infantil da Comunidade Boa Esperança proporciona às crianças a oportunidade de descobrir um mundo repleto de imaginação, onde as crianças podem relacionar-se com os brinquedos disponibilizados e também podem interagir com outras crianças, aprendendo regras e vencendo desafios.

Segundo Arioli (2007), quanto mais oportunidades são dadas as crianças, maiores serão as chances de elas se apropriarem da cultura humana criada historicamente, ou seja, as crianças precisam interagir com outras crianças, com objetos e adultos para que possam desenvolver-se plenamente. Portanto a brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e especialmente lúdico, onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar.

Com a nova tecnologia em expansão percebe-se a que os brinquedos e jogos eletrônicos são cada vez mais comuns no cotidiano das crianças, estes brinquedos tem o papel de encantar as crianças, com sua diversidade de botões, sons e funções. O brinquedo não necessita ter todas estas características, mas sim é necessário que estimule o raciocínio e o desenvolvimento intelectual.

Os objetivos, ações, justificativas, recursos e avaliação serão analisados no plano de ação elaborado para implantação da brinquedoteca no reforço ao ensino infantil.

2 CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL BOA ESPERANÇA

   

2.1 A importância da implantação de uma brinquedoteca na Educação Infantil

O Projeto realizado no Centro Municipal de Educação Infantil trata-se da implantação de uma brinquedoteca na comunidade Boa Esperança. Visando a carência desta comunidade foi possível perceber que as crianças da educação infantil desta comunidade precisam de reforço e atenção redobrada, pois muitas dessas crianças não possuem nenhum apoio nesta fase tão importante da vida.

O desenvolvimento desse projeto foi possível devido à ajuda de vários voluntários, entre professores, coordenadores, diretores e amigos, de escolas que decidiram doar de alguma forma algo que pudesse fazer a diferença para as crianças desta comunidade. Portanto foi elaborado um plano de ação entre os voluntários para analisar os pontos a serem discutidos contribuindo para a elaboração deste projeto. O plano de ação para a implantação da brinquedoteca deve conter informações relevantes sobre a brincadeira para o desenvolvimento infantil e apontar os materiais necessários para a construção desta brinquedoteca. Dessa forma segue algumas informações para a implantação de uma brinquedoteca na Educação Infantil

2.2 As finalidades na implantação da brinquedoteca na Educação Infantil

Os principais objetivos destacados para a implantação da brinquedoteca na Comunidade Boa Esperança são de proporcionar um espaço onde a criança possa brincar sossegada e interagir espontaneamente com outras crianças, estimular o desenvolvimento interior da criança e a sua capacidade de concentração, favorecer seu equilíbrio emocional, desenvolver a inteligência, a criatividade e sociabilidade, oportunizar a criança a exploração de vários tipos de brinquedos, o aprendizado de jogos e brincadeiras, incentivar a valorização dos brinquedos, desenvolver hábitos de responsabilidade e trabalho, estimular o desenvolvimento global da criança e cultivar sentimentos afetivos e a sensibilidade. A Modalidade a ser atendida pelo projeto é oferecida as crianças de 4 meses a 5 anos, funcionando em horário das 7h30min às 11h:30 e das 13h30 às 17h, com a colaboração de 15 voluntários intercalando entre si.

2.3 Ações a serem desenvolvidas na implantação da brinquedoteca

O trabalho desenvolvido na brinquedoteca serve para auxiliar no desenvolvimento infantil, pois a criança passa a se relacionar com os brinquedos disponibilizados, interage com outras crianças, começa a socializar-se, a aprender sobre regras e a vencer alguns desafios.

          Através da literatura infantil e as novas tecnologias, a criança descobre um mundo mágico, repleto de imaginação onde a criança desenvolve a iniciativa, o vocabulário, a curiosidade e a responsabilidade através de imagens contidas nos livros e nos jogos educativos tecnológicos.  O envolvimento das crianças com os brinquedos e jogos tecnológicos pode ser útil na exploração dos conteúdos de forma interativa, e também auxilia o professor na busca por conteúdos a serem trabalhados, através disso as novas tecnologias digitais podem colaborar para promover novas práticas pedagógicas, sendo incorporadas à rotina escolar. Existem algumas dificuldades em incorporar as tecnologias na rotina escolar devido à falta de infraestrutura e a falta de formação de qualidade para quanto ao uso dessas novas tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com