TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA E ELEMENTO LÚDICO

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.493 Palavras (10 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO- UNIDADE BELENZINHO

PEDAGOGIA

MARISA APARECIDA QUILLES DE LIMA RA: 2862991685

ELAINE GOMES DA SILVA DOS REIS RA: 2863996661

SONIA APARECIDA DE OLIVEIRA RA: 2856146944

SILVANIA MENDES VIEIRA RA: 2834296365

FRANCISCA JOILIA SATURNINO DE MOURA ARAUJO

RA: 2841290297

DESAFIO PROFISSIONAL

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA E EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINQUEDOTECA E ELEMENTO LÚDICO, DIDÁTICA DE CONTAR HISÓRIAS, LITERATURA INFRANTOJUVENIL E MULTIMEIOS APLICADOS Á EDUCAÇÃO.

SÃO PAULO, 19 DE NOVEMBRO DE 2016.


UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

MARISA APARECIDA QUILLES DE LIMA RA: 2862991685

ELAINE GOMES DA SILVA DOS REIS RA: 2863996661

SONIA APARECIDA DE OLIVEIRA RA: 2856146944

SILVANIA MENDES VIEIRA RA: 283429636

 FRANCISCA JOILIA SATURNINO DE MOURA ARAUJO

RA: 2841290297

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho Bimestral para avaliação do curso de apresentado aos tutores da Universidade Anhanguera de São Paulo. Unidade Belenzinho como requisito para obtenção de nota bimestral sob orientação da tutora: ALINE RODRIGUES DA SILVA

SÃO PAULO

2016

Sumario

INTRODUÇÃO        3

1        COMO AS CRIANÇAS SE DESENVOLVEM        4

2        A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR.        5

3        DIFERENÇA ENTRE BRINCAR E BRINCADEIRA        6

4        OS OBJETIVOS DA BRINQUEDOTECA        6

5        TECNOLOGIA E LITERATURA PARA Á CRIANÇA.        7

6        PLANO DE AÇÃO: IMPLANTAÇÃO DA BRINQUEDOTECA        7

6.1        Justificativa        7

6.2        Objetivos        7

6.3        Ações a ser desenvolvida        8

6.4        Recursos        8

6.5        Avaliação        9

CONSIDERAÇÃO FINAL        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar através de uma brinquedoteca é que a criança interage, há diferentes tipos de brincadeiras tradicionais, como as brincadeiras de roda, amarelinhas entre outras, brincadeiras de faz de conta, brincadeiras de construção e brinquedos educativos.

As vantagens dos jogos lúdicos podem trazer muito prazer às crianças e através da literatura infantil é um divertido meio de ensinar às crianças e sim um recurso rico em informação, através das histórias as crianças aprendem a lidar com as emoções. A brinquedoteca traz tudo que uma criança precisa para se desenvolver, se motivar com os diferentes tipos de cantinho, cantinho da leitura com os diversos livros e gibis, cantinho dos jogos, cantinho das músicas onde a criança aprende cantando e dançando e o cantinho da criatividade onde interage e aprende brincando com as diversas atividades.

Hoje sabemos que brincando se aprende e essas ações foram proporcionadas com o foco na aprendizagem isso faz com que as crianças se apropriam de conhecimentos possibilitando suas ações por meio que se encontra, ou seja, por meio das brincadeiras.

Esses momentos possibilitam que as crianças criarem múltiplos conceitos, propiciados de maneira lúdica e prazerosa, podem gerar mais interesse, para esse processo de desenvolvimento.

Através dos equipamentos tecnológicos como data show capta a imagem e será exibida na tela e projetada no telão de forma ampliada.

O computador será usado no auxilio do dia a dia, acessando sites e para pesquisas, permite que as crianças obtenham mais informações, estimula curiosidades e desenvolvem a imaginação e criatividades.

  1. COMO AS CRIANÇAS SE DESENVOLVEM

Para Piaget o aprendizado é um processo gradual no qual á criança vai se capacitando em níveis cada vez mais complexo do conhecimento, o ser humano se desenvolve a partir das interações com o mundo.

Piaget divide em quatro períodos processo de desenvolvimento cognitivo, período sensório motor, período pré- operatório, período operatório concreto e período operatório formal.

Senso motor de 0 até 2 anos de idade, tratando-se da face inicial da vida a criança baseia se exclusivamente á percepções sensoriais ou esquemas motores para resolverem seus problemas embora as crianças  já tenha conduta inteligente, considera se que ela ainda não possui pensamentos, pois nesta idade não dispõe de capacidade de representar eventos, evocar o passado e futuro, as crianças vão construindo e organizando noções nesse período de espaço, tempo e casualidades, começam a ser construídos.

Pré - Operacional dos 2  até 7 anos, este período e o que mais teve atenção de Piaget é marcado pelo aparecimento da outra característica é linguagem a criança constrói esquemas de ações interiores chamadas de esquemas representativos ou simbólicos que são palavras, pensamentos não flexíveis que tem como referencia a criança é o animismo que é atribuição de sentimentos e interação a coisas e animais.

Operatório Concreto dos 7 até 11 anos recebe este nome, já que a criança age sobre o mundo concreto, real e visível, surge o declínio do egocentrismo sendo substituído pelo pensamento operatório o indivíduo pode, desde já, ver as coisas a partir da perspectiva dos outros. Surge o processo de pensamento lógico, limitados, sendo capazes de serializar, ordenar e agrupar coisas em classes com base em características comuns, assim como a capacidade de conservação e reversibilidade através da observação real o pensamento da criança ainda é de natureza concreta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (173.7 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com