TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca e Elemento Lúdico

Por:   •  21/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES

01.  Devido a fortes influências de um ambiente hospitalar na vida de uma criança, a instalação de brinquedotecas passou a ser obrigatória nos hospitais brasileiros, amparados pela lei nº 11.104-05. Qual seria o real objetivo de uma brinquedoteca hospitalar?

A.(X) Humanizar a Saúde e promover o lúdico.

B.(  ) Apenas distrair a criança para um melhor resultado no tratamento médico.

C.(  ) Possibilitar um momento de descanso para o familiar acompanhante enquanto a criança brinca.

D.(  ) Ampliar as alternativas para o melhor tratamento do paciente, levando-se em consideração que, uma vez implantada a brinquedoteca hospitalar aumentará a possibilidade de novas vagas de empregos para os profissionais da área.

E.(   ) Possibilitar a família novos recursos para um tratamento mais humanizado.

JUSTIFICATIVA: Humanizar a saúde e promover o lúdico contempla com exatidão todos os requisitos que envolvem o objetivo da brinquedoteca hospitalar, pois auxilia no tratamento médico de uma forma não agressiva para o psicológico do paciente, contribuindo no seu desenvolvimento mental e social, uma vez que a criança e o adolescente poderão explorar um ambiente que, ao contrário do ambiente hospitalar, lhe parece familiar e acolhedor.

02. O brincar é extremamente importante para o desenvolvimento de uma criança, e o brinquedo mexe com o imaginário de uma criança e até mesmo de um adulto e é de extrema importância que a segurança de quem o manipule seja preservada. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta.

A.(  ) A certificação é baseada na Norma Mercosul NM 300/2002, ABTN NBR 11786 e no Regulamento Técnico Mercosul, anexo a Portaria Inmetro nº108.

B.(X) A certificação não é obrigatória para brinquedos utilizados por crianças até 14 anos.

C.(  )No Brasil a certificação é compulsória e tem por objetivo evitar a exposição a riscos que possam surgir no uso normal ou indevido do Brinquedo.

D.(  )  Os principais ensaios realizados foram por: Impacto e Queda; Mordida; Tração; Químico; Inflamabilidade; Ruído. Para ter o selo, o brinquedo deve ser aprovado em todos os ensaios aos quais for submetido.

E.( ) As avaliações são realizadas por órgãos acreditados pelo Inmetro e são determinadas de acordo com o tipo de brinquedo e baseadas na composição dos materiais utilizados, na avaliação da intenção de uso.

JUSTIFICATIVA: Devido riscos que as crianças menores de 14 correm ao manipular certos tipos de brinquedos, deve-se obrigatoriamente haver uma certificação quanto a segurança dos mesmos, para evitar qualquer tipo de acidente.

03. A Brinquedoteca é um espaço que reúne muitas possibilidades e potencialidades para desenvolver trabalhos sérios e relevantes para as crianças através da brincadeira. Como deve ser o espaço correto de uma brinquedoteca?

A.( ) Uma brinquedoteca deve ser apenas ampla e arejada, não havendo a necessidade de conter muitos brinquedos.

B.(  ) O local deve ser lúdico e recreativo tendo poucos jogos e brincadeiras.

C.(X) Este espaço pode ser uma sala ou uma casa, pode ser simples ou muito incrementado, o mais importante é que ofereça as crianças oportunidades para que possam exercer seu direito de brincar e conhecer as brincadeiras.

D.(  ) Deve ser obrigatoriamente ampla, caso contrário a criança não terá espaço suficiente para a prática das brincadeiras, interferindo no seu desenvolvimento social e emocional.

E.( ) Este espaço deve ser aconchegante, porém desorganizado e pouco higienizado, deixando a criança livre e estimulada para aprender brincando.

JUSTIFICATIVA: Independente do tamanho de uma brinquedoteca, ela precisa ser aconchegante e organizada para que a criança tenha a oportunidade de serem elas mesmas e se sintam a vontade para brincar, interagir e socializar, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem-vinda.

04. A segurança é primordial na compra de um brinquedo. Todas as indústrias de brinquedos já imprimem em suas embalagens a garantia de que seus produtos estão de acordo com a Norma. À indústria cabe a responsabilidade de desenhar e produzir brinquedos seguros, assim como recomendar a supervisão adequada por parte dos adultos. Assinale verdadeiro ou falso na compra de um brinquedo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com