TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  18/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO PORTO SEGURO/BA-2003189

CURSO: PEDAGOGIA

Autores: José, Joseildes Neves Nascimeto; Kauana, Sandro, Sueli.

DESAFIO ROFISSIONAL

PORTO SEGURO – BAHIA

[pic 2]

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional das disciplinas: Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Educação e Diversidade; Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação; Tecnologias Aplicadas à Educação; Desenvolvimento Pessoal e Profissional apresentado ao curso de Pedagogia da Anhanguera Educacional, para devida análise e avaliação

Orientador(a): Nome do Orientador.

PORTO SEGURO-BA

2016


[pic 3]AUTORES: José, Joseildes Neves Nascimeto; Kauana, Sandro, Sueli.

Introdução

Analisar o espaço escolar é um fator importante para que se possa compreender sua relação com a aprendizagem. Uma escola sem uma estrutura física adequada pode criar num aluno um quadro mental de abandono ou de desvalorização da educação pelo Estado e até mesmo pela sociedade. De acordo com Vital Didonet.

O espaço da escola não é apenas um lugar físico, mas, um lugar onde abriga alunos, livros, professores. Um local onde se realizam atividades de ensino. No entanto é também um 'conteúdo', ele mesmo é educativo. A Escola é mais do que um ambiente físico; é clima, espírito de trabalho, produção de aprendizagem, relações sociais e formação de pessoas. O âmbito escolar tem que dar a oportunidade de gerar ideias, sentimentos, movimentos no sentido da busca do conhecimento; tem que despertar interesse em aprender; além de ser alegre, aprazível e confortável, tem que ser pedagógico. É de suma importância que a escola, tenha uma infraestrutura e um espaço físico, não só para acomodações, mas também pelas funções sociais. Segundo Vygotsky, "o ser humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas, é essencial ao seu desenvolvimento" (apud DAVIS e OLIVEIRA, 1993, p. 560) desse modo, nada melhor do que um local onde o alunado possa desenvolver seu lado desafiador de suas habilidades estudantis.

O Colégio Futuro é uma escola privada e está localizada na região central de Porto Seguro – Bahia. O perfil socioeconômico é de classe média alta com uma estrutura física de um prédio. Com seis salas de aulas climatizadas, o material didático disponível, são através de livros instruídos pela escola para melhor acompanhamento dos alunos em sala de aula. A escola vem com uma estrutura feita para que os alunos tenha um ambiente agradável onde possa se ter um desenvolvimento físico e intelectual, mais aguçada possível, sendo em atividades físicas, laboratório químico, laboratório de informática, quadra poliesportiva, lanchonete, banheiros, um banheiro de acessibilidade, biblioteca. Nosso nível de educação é direcionado ao ensino médio. A escola Futura tem sua estrutura num bairro de classe média alta, onde todo o seu entorno coopera para que a escola tenha um âmbito à altura do ambiente que à cerca.

O corpo docente da Colégio é formado por vinte professores com a proporção média de 25 alunos para cada professor. Profissionais graduados com especializações em suas áreas e alguns cursando mestrado, sendo que, parte dos professores atua com tempo médio de dois a cinco anos na escola.

O colégio futuro tem como objetivo o envolvimento político e social dos alunos com a comunidade. A escola desenvolveu um projeto pedagógico para provocar nos alunos uma reflexão sobre seu futuro profissional. O programa será desenvolvido por quatro etapas, sendo elas; Uma feira de profissões, onde, virão profissionais das mais diferentes áreas... Vindo também pra essa implementação dos alunos que estão cursando o nível superior para falarem das suas respectivas áreas e experiências já obtidas durante seu curso. Nessa feira, os alunos terão a liberdade de criar empresas fictícias de acordo com suas expectativas e habilidades mostradas pelos profissionais da área. Será proposto aos alunos também, uma parceria com a sociedade privada e pública para estágios em áreas que os alunos pensam cursar. Desse modo se familiarizam com a profissão e consequentemente fica mais fácil decidirem se realmente se identificam com a profissão inicialmente escolhida. Nessa perspectiva será feito também, um circuito universitário para conhecerem as universidades locais para estimularem mais ainda na decisão de seu projeto de vida.

Não deixando de enunciar que muitos desses alunos tem pais; advogados, empresários, professores, engenheiros, médicos, que acabar também por influenciar em suas carreiras profissionais. Havendo essa diversificação de profissões e com certeza de religiões entre os pais dos alunos, vemos que todo o corpo discente consegui se desvincular dos preconceitos que poderiam no entanto se desenvolver sobre uma possível diferença de opinião, etnias, religiões, físicas e gêneros.

A Escola Futuro, trabalha com aulas no turno, matutino e vespertino, tendo uma lista muito pequena de repetentes, a escola conta com uma grande influência, pois sendo uma escola particular isso vincula uma cobrança muito grande, tanto por parte dos pais, quanto dos professores, o que dificulta a falta de não realização das atividades em sala de aula e fora dela. 100% (cem por cento) dos alunos não tem um trabalho secular, facilitando assim seu desenvolvimento e aprendizado dos assuntos escolares.

Justificativa

Os embasamentos desse projeto vem através das dificuldades que vem sendo mostrada e apresentada por alunos que chegam ao final do ensino médio e ainda não se decidiram por qual carreira profissional seguir. Apesar de vermos e presenciarmos que as escolas particulares possui uma maior estrutura no sentido de mostrar e tentar passar ao aluno de uma melhor forma que carreira profissional seguir, utilizando das mais atuais ferramentas como; testes vocacional, feira de profissões, ajuda dos próprios pais por serem muitas vezes profissionais bem sucedidos em suas respectivas áreas, ainda vemos o quanto é difícil para esses alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com