TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE SOROCABA-SP

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS FILOSOFICOS E SOCIOLOGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

ELIANA GOMES DE MORAES -RA: 2840296680

FERNANDA MAGNA ALMEIDA GADONI -RA: 1789293255

MICHELLE BARROS BUENO DA SILVA -RA: 2833319660

PRISCILA BARROS BUENO MACIEL-RA: 2833319676

RENATA BAITELA DE OLIVEIRA- RA:2838279846

“ESPERANÇA COM TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO.”

INTRODUÇÃO

A tecnologia está presente em nossas vidas a cada dia que passa, suas transformações são constantes. Neste desafio mostraremos a tecnologia presente na musica, onde podemos ter inúmeras opções para trabalhar com elas, deixando a musica mais interessante, divertida e muito mais fácil seu entendimento.

A ONG Esperança com tecnologia para educação, visa em um ensino mais moderno, que através da tecnologia faz a diferença. A organização é sem fins lucrativos, onde somos sustentados por doações. A equipe é formada por pessoas voluntarias, para passar seu conhecimento com pessoas necessitadas e de baixa renda.

Nesta ONG tem varias salas, predominando a tecnologia como instrumento piloto de ensino, neste trabalho mostraremos a sala de musica.

No primeiro passo, mostraremos os recursos tecnológicos que possui na sala, justificando a estratégia de uso e seus objetivos. Material essencial para um ensino de qualidade. Com tecnologia assistiva, dando oportunidade a todos.

No segundo passo, falaremos do nosso trabalho dentro da ONG, mostrando que a tecnologia é essencial, e através delas o ensino se torna mais divertido e prazeroso. As crianças poderão frequentar sem estar em horário de aula e ampliar seus conhecimentos.

No terceiro passo citaremos cursos de capacitação para professores, pois só com professor bem instruído temos um ensino de qualidade. Esse curso abrange tanto na pratica como na teoria. Capacita também para trabalhar com portadores de deficiência. Portando, com docentes preparados, irão utilizar as tecnologias disponíveis com métodos eficientes e ensinando os educandos com firmeza.

Contudo, a tecnologia é o pivô do ensino de qualidade, ela nos auxilia nos métodos e nas estratégias, além de ser acessível aos portadores de deficiência, a inclusão dos mesmos são feitos sem nenhuma dificuldade, pois ela nos traz varias alternativa de uso, conforme o contexto. A tecnologia e a musica, é a perfeita harmonia.

         

1.Ambiente / Sala Temática: Música

Usuários: 07 á 17 anos

Recursos Tecnológicos: Instrumentos Musicais.

Justificativa e Estratégias de uso: O uso de instrumentos musicais é uma ferramenta essencial no aprendizado para desenvolver as aulas praticas. Sendo assim, instrumentos como: teclado, violão, flauta, bateria entre diversos outros, são implantados a este projeto. Tais eles, em conjunto com a música, traz conhecimentos e desenvolvimento do raciocínio, da coordenação motora e aumenta a autoestima.  A intenção é fazer com que os alunos desenvolvam tanto na parte teórica e pratica. Fazendo assim a criança a despertar dentro de si, o gosto pela musica, facilitando o aprendizado. Essas facilidades podem se citar diversos materiais didáticos a ser implantados nas aulas, trazendo para o aluno eficiência e estimular o desenvolvimento da linguagem musical.

Objetivo: O interesse da musicalização é trazer um ao outro além da técnica também possa trazer a cidadania em sintonia, aprendendo em conjunto de sala. Focando desempenho, iniciativa e responsabilidade.

Favorecendo assim em benefícios as relevâncias sociais, trazendo um desenvolvimento magnifico na educação. Por essas contribuições e desempenhos, trazidos em sala, favorecendo assim o aluno a novas conquistas, que por vezes impossíveis conquista-las. Dando a eles oportunidades, ate mesmo, futuramente profissionalmente.

Aplicação de Tecnologias assistivas: A perspectiva a tecnologia assistia é utilizada para executar uma atividade pretendida por uma pessoa com deficiência. Essa tecnologia é voltada a favorecer a participação do aluno com deficiência, nas atividades com instrumentos musicais. Fazendo assim musica de forma diferente, mostrando uns aos outros, suas variadas formas de tocar, compor e cantar, mostrando assim, que é possível romper barreiras. Estimulando o desenvolvimento do aluno, incentivando seus potenciais e habilidades.

Para uma criança de deficiência visual, podem-se apresentar, chocalhos de diferentes tamanhos e cores, que isto estimula a visão e audição da criança, por meio das cores de alto contraste e dos sons produzidos em seu interior, além de propiciar atividades de coordenação motora e visual.

Recursos Tecnológicos: Lousa Digital

Justificativa e estratégia de uso: Oferecer suporte as necessidades dos alunos, favorecendo o acesso para o aprendizado da musica e suas teorias. Conhecendo o instrumento que está proposto, para melhor aprendizado e desempenho ao manear. Se exercitando na própria lousa digital. Podendo prender mais atenção dos alunos, pois além de serem inovador, eles acham mais divertidos e a concentração aumenta.  Objetivos: Esse recurso é uma forma eficiente para facilitar o aprendizado, onde as estratégias podem ser bem mais amplas. Os alunos podem se interagir com o projeto, aproveitando as tecnologias usadas. Também fazendo amizades, e mostrando que para se formar uma orquestra, precisamos de todos os companheiros, acabando com a ignorância de competitividade.  Além de ajudar no comportamento do educando, tanto educacional como sociológico e também abrir várias portas profissionalmente.

Aplicação de tecnologia assistiva: Trabalhando com pessoas surdas, o Software musical multifuncional, ajuda no desenvolvimento da aprendizagem, pois neste aplicativo vem com várias tecnologias acessíveis, onde o aluno consegue acompanhar os tempos das notas através de pontos coloridos piscando, com isso, mesmo não escutando a canção podem tocar em harmonia.

Recurso Tecnológico: Computador

Justificativa: Podemos usar para mostrar aos alunos composições musicais, vídeos incentivadores de orquestras e outros conhecimentos musicais. Podendo ser também utilizado para o educador, para organização administrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com