TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  6/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

      CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

        

[pic 1]

Curso Superior de Pedagogia

(Polo Taboão da Serra)

Aprendizagem e Desenvolvimento Social da

Criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos

: RA -

 :   RA -

:          RA -                      

 

Professor Tutor Presencial: Samanta Fernandes

TABOÃO DA SERRA

 2015

SUMARIO

INTRODUÇÃO        03

PASSO 1 - ........................................................................................04

PASSO 2 -         05

PASSO 3        07

PORTFÓLIO......................................................................................08

RELATÓRIO FINAL        09

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

 Introdução:

O presente desafio tem por objetivo, conhecer as dificuldades encontradas no ambiente escolar para a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais. A falta de apoio que os professores enfrentam nas escolas, pois não  tem recursos e estruturas para receber as crianças com  algum tipo de necessidade especial.


                   

 Passo 01:

Pedimos para três crianças de 08 a 10 anos, para que fizessem um desenho de um colega ou conhecido, que tivesse necessidades especiais e que também responderem porquê ele e especial.

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Passo 02:

entrevista realizada com a professora SILVIA MOURA docente na escola terra nova, e trabalha á 10 anos com ensino fundamental 1, e tem muito a  nos dizer de como é trabalhar com alunos portadores de alguma deficiência.

professora Silvia;

QUAL A SUA VISÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL(INCLUSÃO) EM ESCOLAS PUBLICAS?

 

a inclusão realmente existe na teoria, e na pratica os alunos com alguma dificuldade no aprendizado são colocados em salas onde há 35 a 40 alunos um único professor. Aos alunos com dificuldades físicas ou mentais a situação e bem mais difícil, talvez possamos dizer que impossível de trabalhar, por não termos prédios adequados,  mobiliários, e os materiais totalmente inadequados para a dificuldade de determinado aluno, sem contar que a grande falta de profissionais(professores) especialistas em cada deficiência para se trabalhar com alunos especiais, sem ser especialista na determinada deficiência nos precisamos de empenho criatividade para ministrar suas aulas e ainda conciliar a dificuldade de outros .

 

NA EDUCAÇÃO INFANTIL VOCÊ PERCEBE QUE A QUAL TIPO DE DIFICULDADE?

 

nas escolas de educação infantil entre as crianças menores não a problemas, porque elas se solidarizam  umas com as outras e ajudam os seus colegas com dificuldades zelando pelo bem estar do colega ex; cadeirantes todos querem ajudar, pois o auxiliam e brincam com a cadeira de roda, este e um momento para o educador fazer rodas de conversa e esclarecer as dificuldades enfrentadas por crianças deficientes. obs.: entre as crianças não há preconceito existem curiosidade que o professor em rodas de conversa poderá sanar essas duvidas.

 

UM TRABALHO COM UMA CERTA DEFICÊNCIA QUE TENHA TE MARCADO E SURTIDO EFEITO?

ao trabalhar com uma aluna com paralisia cerebral, foi desenvolvido um trabalho para auxilia-la, foi confeccionado um sofá com calça jeans para melhor conforto para as atividades dadas e com todos sentados ex. historias, musicas, bolas, papeis, revistas, livros...a participação dos alunos foi ótima. Em uma data comemorativa foi combinado fazer apresentação sem exceção todas participariam á surpresa foi que a mãe da aluna com paralisia não permitiu a apresentação da criança porque não queria expo-lá. Neste caso o preconceito veio de casa.

 

PRA FINALIZAR CITE MAIS UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO DOCENTE AOS TRABALHAR COM PORTADORES DE ALGUMA DEFICIENCIA?

 o educador tem dificuldade com salas que tem excesso de alunos, falta de espaço e materiais adequados e ainda muitas vezes a negação da própria família da criança, apesar de todos os problemas o professor tem que buscar formas de driblar as dificuldade e se focar na melhor forma de atender a este aluno "um direito assegurado por lei."  e principalmente fazer tudo com amor que é o melhor material, pois sem dedicação não surtira efeito algum sobre os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (761.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com