TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Concepções e Tendências Pedagóg. Contemporâneas

Tutor(a): Alessandra Corrêa Farago

Aluno(a): Tânia Teixeira de Freitas Gouveia

RA: 1052442

Data de entrega: 13/03/2010

Unidade: 1

Atividade (  X )     Interatividade  (   )

Nota:

O Melhor Perfil Profissional

Um professor técnico é aquele que tem uma grade curricular a ser seguida, estabelecida por uma instituição, definindo o conteúdo a ser transmitido ao discente em sala de aula. Quando há autonomia para a abordagem das disciplinas, com participação ativa e orientadora do professor, podemos denominar que este profissional é um intelectual crítico.

O ato de ensinar não é tão simples como a princípio parece; É necessário conhecer a realidade do aluno e utilizá-la no processo de aprendizagem em sala de aula, facilitando o entendimento do que está sendo abordado. Para isso o professor precisa ter um conhecimento aprofundado daquilo que ele vai ministrar e autonomia para definir os recursos e ou dinâmicas que melhor se adequam  ao tema e que facilitem  o entendimento.

O melhor perfil do profissional docente, é aquele que mescla as características dos dois profissionais acima citados, ou seja, ter uma grade curricular a ser seguida, que servirá de orientação ao professor, facilitando a estruturação e organização da aula para que se possa ter um melhor aproveitamento e, ao mesmo tempo, utilizar sua própria experiência e domínio para elucidar as questões disciplinares.

Por fim, o professor não pode ficar restrito somente a livros e políticas educacionais, necessita buscar outras fontes que permitam transportar a teoria para a prática, dentro da realidade do perfil do grupo discente, capacitando-os a uma visão crítica e reflexiva daquilo que foi ensinado. A função do pedagogo não se restringe ao ensinar, mas também de ser um formador de opinião e preparar o aluno para uma participação ativa na sociedade.

Devolutiva do Tutor - Atividade/Interatividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com