TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  6/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO 

                 Marina Pinheiro Da Silva RA 1299118057

BRINQUEDOTECA PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância Luana.

Belo Horizonte / MG

2015


Introdução

A Síndrome de Down é caracterizada como uma condição genética ocorrida durante a gestação, caracterizada pela presença a mais de cromossomos 21. Essa alteração compromete o desenvolvimento mental como também o desenvolvimento motor em diferentes níveis.

            Entretanto, explorar atividades recreativas e a socialização com outras crianças oportuniza proporcionar às crianças portadoras da síndrome de down a promoção e estimulação do seu desenvolvimento, pois, quanto mais próximo o portador de Síndrome de Down estiver do padrão normal de desenvolvimento em suas diferentes áreas (cognitivo, afetivo, social e motor), menos este será descriminado.

            Nesse contexto, o lúdico, manifestado por meio das atividades recreativas, deve ser um grande instrumento para a contribuição significativa neste processo, criando possibilidades concretas de desenvolvimento motor. O brincar para a criança está diretamente ligado ao prazer. Desse modo, quanto mais estímulos forem oferecidos à criança com síndrome de down, mais ela pode responder positivamente a programas de atividade motora, seja na vida pessoal ou social, bem como desenvolver seu potencial criativo e na expressão de seus sentimentos.

            VYGOTSKY(1998) atribuiu relevante papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil, mostrando que é no brincar, é no jogar que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil e motor. A criança por meio da brincadeira constrói seu próprio pensamento.

            O objetivo desse estudo, de observação, foi mostrar a importância do universo lúdico para crianças com síndrome de down, suas contribuições para o desenvolvimento global.

2.0        Desenvolvimento do trabalho

Sou estudante do curso de pedagogia e resolvi fazer uma observação  em uma clinica que atende crianças especiais portadoras de vários tipos de doenças e má formação genética.

Diante dessa oportunidade quero descobri e aprender as várias reações e comportamentos dessas crianças diante do “mundo” que eles vivem.

2.1   1°Passo:  Observação

Observação

Observador: Marina Pinheiro

Nome da criança: Daniel Ferreira Cordeiro

Idade da criança

8 anos 11 meses

Sexo da criança

X

Masculino

Feminino

Responsáveis pela criança durante o período de observação

Nome: Maria Cristina Matos

Função: Terapeuta Ocupacional

Nome: Ingritdi Mendes Garcia

Função: Fonoaudióloga 

Nome: Geisiane Josie Moreira

Função: Psicóloga 

Contexto de observação: Clinica de psicologia e Brinquedoteca Aprender e Criar

Data da observação: 02/08/15           Horário de início 13:00   Horário de término: 14:00 

Escolha da Criança

 

Daniel é uma criança que tem Síndrome de Down e apresenta alguns probleminhas de saúde. O que me chamou atenção foi seu jeito quieto e tranquilo, uma vez que a maioria dessas crianças apresenta comportamento bastante agitado.

Características marcantes da criança

Daniel é uma criança que tem Síndrome de Down e com alguns problemas de saúde, como: hipertireoidismo, sopro, diabetes e hepatite autoimune. Ele é o caçula de duais irmãs bem mais velhas do que ele. Uma de 20 anos e a outra de 25 anos. O que a mãe relata é que ele é muito querido e amado pela família e principalmente pelas irmãs que tem um carinho muito especial por ele.

Características físicas e sociais do cenário de observação

 

 A Clínica Amiga Das Crianças é uma instituição publica especializada que faz atendimento a crianças especiais encaminhadas pelo SUS. A clínica atende crianças e adolescentes de 1 a 18 anos de idade, englobando portadores de síndromes genéticas, paralisia cerebral, autismo e doenças sistêmicas.

   A clínica está localizada no bairro Saudade, ela oferece ambiente bem aconchegante. Na entrada fica um belo jardim, onde as crianças esperam ser chamadas para o atendimento.

Há 3 salas em volta do jardim e uma das salas funciona  uma enorme brinquedoteca.  

No centro do jardim tem uma linda cachoeira artificial.

   Dentro da brinquedoteca tem cadeiras próprias para crianças. Os brinquedos estão posicionados em prateleiras, caixas organizadoras de material transparente e caixas encapadas com material colorido de acordo com seus aspectos físicos e pedagógicos. Na parede da brinquedoteca tem varias imagens desenhadas de animais, floresta, paisagens como o céu, árvores, borboletas e etc.

   Nesse momento as 5 crianças atendidas estão tendo atividades lúdicas livres num  ambiente  muito aconchegante.  As crianças se sentem bem e parecem gostar muito.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com