TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]


 

 

 

 INTRODUÇAO  

     

   Ao refletir sobre o sentido e o significado do processo de educação, inclusiva estamos considerando a diversidade de aprendizagem e seu direito a igualdade, trata-se de todos inclusive as crianças em situação de deficiência física ou mental, e aos superdotados o direito de aprender, a fazer e a conviver, as diferença deve ficar nos recursos e avaliações entendendo que é urgente trabalhar no que é útil para a vida pratica de nossos alunos, talvez assim a escola passe a ser um ambiente mais interessante.  

    Ao longo dos anos a escola vem passando por grandes mudanças tentando melhorar o espaço e o desempenho dos alunos, mas ainda falta muito, e não podemos perder a fé que daqui alguns anos a escola vai estar preparada para incluir esses alunos. Mudar uma realidade é um projeto de longo prazo, mas possível.  

     E está em cada pessoa, em cada brasileiro, em cada cidadão que faz parte desse círculo, a responsabilidade de ajudar a resgatar a autoconfiança e de perpetuar, para o deficiente ou excluído, a vontade de vencer e de superar obstáculos em um ambiente externo à família. É passando à ação que a pessoa com deficiência conquistará definitivamente o seu lugar na sociedade em que vive. Trata-se de um desafio que merece atenção e contribuição de todos.  

A Educação procura uma profissional que trabalhava a inclusão e a alfabetização. No longo desses anos a escola vem passando por grandes mudanças tentando melhorar o espaço e o desempenho, mas ainda falta muito, mas não perde a fé que daqui uns anos a escola vai estar preparada para receber esses alunos.  

   Mas esse não é o maior desafio, o seu maior desafio é a família, não aceita que seu filho seja P.C. D (Pessoas Com Deficiência) que não precisa de ir para escola e os que frequentemente são muito pouco a família que participa, se a participação fosse em conjunto a família e a escola seria muito melhor o resultado.

   A pedagoga  precisa trabalhar a conjunção de vários métodos, por que cada avanço tem sua dificuldade. Ela busca e trabalha a junção da escola, a família a flexibilidade dos conteúdos que ministra na sala de aula.

 

[pic 3]

[pic 4]

  

 

[pic 5]

 

 

[pic 6]

 

 

 

[pic 7]

 

 

Esses desenhos mostra a visão das crianças, em relação às diferenças entre as elas. E o que diferem são as brincadeiras.  

    As crianças participam na vida dos amigos especiais ativamente e ajudam esses coleguinhas quando necessário. Aprendemos muito com as crianças ela não tem preconceito com as outras crianças especiais o importante mesmo é se divertir. Aprendemos também que é necessária essa inclusão. Desenho de uma criança mostra o que ela mais gosta na sua amiga, que pra ela é muito especial.  

 

 

ENTREVISTA COM A PROFESSORA

 

NOME: MADALENA

IDADE: 34 ANOS

TEMPO DE PROFISSÃO: 10 ANOS

CARGO: PEDAGOGA DE APOIO 

O QUE LEVOU VOCE A ESCOLHER TRABALHAR COMO PROFESSORA DE APOIO NA AREA DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIENCIA?  

   

  No primeiro momento não foi bem uma escolha, eu já trabalhava na rede de educação á uns 7 anos, quando foi matriculado uma criança portadora de deficiência, em minha sala de aula, vi como uma necessidade, pois é direito da criança onde até mesmo é assegurado por lei, e hoje é uma realidade, pois esta tomando o espaço dentro das unidades escolares

   

VOCÊ ENCONTROU DIFICULDADES EM TRABALHAR E ATÉ MESMO EM ACEITAR ESSE DESAFIO?

  A princípio, sim! Trás muita insegurança, pois logo vem à mente será que vou conseguir? Pois nunca havia trabalhado com criança com algum tipo de deficiência mental ou física, então tive que me adequar a rotina do aluno e aprender a lidar com essa realidade e conhecer o desafio que estava pela frente buscaram novos conhecimentos onde comecei a participar de cursos de capacitação direcionados que ajudou na orientação e no desenvolvimento buscando meios para atender a necessidade do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com