TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios da Inclusão do Aluno Surdo na Escola Regular

Por:   •  27/5/2016  •  Artigo  •  5.458 Palavras (22 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 22

OS DESAFIOS DO ALUNO COM SURDEZ NA EDUCAÇÃO REGULAR[1]

Rosenita Agostinho Rocha[2]

Resumo:

O presente estudo pretende fomentar o debate acerca da inclusão de alunos surdos na escola regular, significando a educação inclusiva, caracterizando o aluno com surdez e mensurando as dificuldades que a escola regular enfrenta no âmbito do processo de inclusão. Para tanto, apresentam-se as principais tendências educacionais em relação à inclusão, as leis que regem a educação e como às ações podem ser praticadas na promoção dos direitos sociais dos alunos com surdez. O principal objetivo deste artigo é detectar os problemas enfrentados pelos alunos com surdez na escola regular, desenvolvendo o caráter inclusivo através da orientação ao professor e da implementação das políticas públicas cujo propósito esteja assentado no respeito à diferença e no compromisso com a promoção dos direitos humanos, para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica a respeito do tema.

Palavras-chave: Inclusão; surdez; Escola regular.

Introdução

A inserção do aluno com surdez na educação regular é um tema de suma importância, levando-se em consideração o direito de todos à educação e a necessidade de conscientização prática do tema, para tanto, as mudanças políticas, econômicas e socioculturais, são acontecimentos que interferem diretamente no âmbito da educação inclusiva, já que o ambiente educacional é um retrato social das situações vivenciadas fora da escola, no entanto, é também neste ambiente que se é possível construir uma realidade diferente, através de uma formação com base no respeito e nas diferenças, capacitando professor e orientando o aluno no combate aos preconceitos e injustiças sociais.

O interesse pelo tema surgiu ao observar as dificuldades enfrentadas por professores e familiares ao tentar inserir alunos com surdez na vida escolar, pois apesar do discurso igualitário dos governantes e do assunto inserção ter estado em pauta nos últimos anos, ao adentrar à realidade da escola regular, nos deparamos com uma verdade que desfavorece o aprendizado dos estudantes com algum tipo de deficiência, pois muitas são as dificuldades encontradas para colocar em prática a educação inclusiva.

O presente trabalho analisa a nova perspectiva da diversidade no âmbito da educação inclusiva na escola regular. Considerando que toda pessoa tem direito à educação com qualidade, independente de crença, cor ou deficiência; tendo como eixo norteador a inserção do aluno com surdez nas escolas regulares, utilizando-se de referências bibliográficas que enfatizam sobre o tema na busca de compreender o processo, de forma a identificar no contexto da aprendizagem o acesso e desenvolvimento desse aluno na escola regular.

Dessa forma, abordaremos a seguinte problemática: quais os desafios que os alunos com surdez enfrentam na escola regular?

A partir do questionamento levantado esta pesquisa tem como objetivo principal detectar os problemas enfrentados pelos alunos com surdez no âmbito de uma escola regular. E como objetivos específicos: esclarecer o real significado de educação inclusiva; verificar as características do aluno com surdez e identificar as maiores dificuldades que a escola regular e os alunos com surdez enfrentam no campo da inclusão educacional.

Para atender aos objetivos propostos neste estudo e responder a questão problema, o percurso metodológico constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica de autores como: Ferreira Brito (1993); Tânia Amaro Felipe (2006); Quadros (2003) Mantoan (2006), dentre outros, além de revistas acadêmicas e artigos que discorrem sobre o tema: inclusão e surdez.

O artigo está dividido em três capítulos, sendo eles: Educação inclusiva; surdez e suas especificidades e o aluno surdo na escola regular, privilegiando os estudos no ensino das Libras, que agrega alunos surdos ao mundo dos ouvintes, permitindo-lhes participar das discussões políticas e sociais as quais todos os povos estão envolvidos.

Desta forma, o intuito deste artigo é compreender melhor o verdadeiro significado da educação inclusiva e a inserção do aluno surdo à escola regular. Contribuindo, assim, para acrescentar informações e conhecimentos aos interessados pelo tema: estudantes, profissionais e sociedade, de modo geral. Podendo compreender que todos têm direito a educação, e desfrutar deste direito sem preconceito e discriminação, pois todos somos cidadãos livres.

  1. Educação inclusiva

O arquivo aberto sobre a Educação Inclusiva (UNESCO 2001, p. 15), evidencia que a educação inclusiva diz respeito à crença de que o direito à educação é um direito humano e o fundamento de uma sociedade mais justa, assumindo que a inclusão diz respeito a todos os aprendizes, com um foco naqueles que, tradicionalmente, têm sido excluídos das oportunidades educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (247.7 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com