TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios do professor na educação infantil

Por:   •  20/9/2015  •  Artigo  •  6.930 Palavras (28 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 28

DESAFIOS DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Enilda Lima Mendonça

Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 6091) – Trabalho de Graduação

Prof. ELISANGELA DE SOUZA COELHO

RESUMO

O trabalho aborda a importância do educador no ensino infantil, início da educação básica, contextualizando-a a luz da Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que modificou a antiga visão puramente assistencialista concebida para esta modalidade de ensino, proporcionada pela abdicação da separação entre creche e pré-escolar e a unificação de ações educativas sob novos parâmetros educativos. Será analisado o papel do professor e os desafios para a construção das bases preparatórias ao ensino fundamental visando contextualizar o conhecimento e desenvolver o raciocínio do educando em atividades discutidas e voltadas à sua realidade sócio-econômica, desde que aplicadas com objetivos traçados em um planejamento adequado e coerente com as metas.  Pretende-se apresentar atividades e metodologias necessárias para o desempenho eficaz do educador visando o bem-estar do educando e sua inserção adequada nas modalidades de ensino subsequentes. Explorar-se-á o papel do educando repassado pelo educador. Diante disso colocamos o professor na condição de sujeito que de forma permanente constrói saberes juntamente com os alunos.  Aborda-se também a importância do processo ensino aprendizagem construído com a participação da  família na escola para o desenvolvimento social e intelectual do aluno no processo de construção do conhecimento para uma vida futura.

PALAVRA –CHAVE: educador – educação infantil – ações – parâmetros – planejamento – atividades –metodologias – saberes – aprendizagem

ABSTRACT

The study discuss the educators in teaching children, begin of basic education, contextualizing it in light of the Law 9394/96 - Law of Directives and Bases of Education, which modified the old welfare designed purely for this mode of teaching, provided by the abdication of the separation between kindergarten and pre-school educational activities and the unification of education under new parameters.Will analyze the role of the teacher and the challenges to building the foundations to preparatory school in order to contextualize the knowledge and develop reasoning in the student activities discussed and focused on its socio-economic reality, if applied with the objectives outlined in a proper planning and consistent with the goals. It seeks to present activities and methodologies necessary for effective performance of the educator seeking the welfare of the student and their insertion in the appropriate teaching modalities beyond. It will explore the role of the student passed by the educator. Faced with this place the teacher as a subject that builds on an ongoing knowledge with the students. It also discusses the importance of the learning process constructed with the participation of families in school for the social and intellectual development of students in the construction of knowledge to a future life.

PASSWORD: educator - early childhood education - action - parameters - planning - activities-methodologies - knowledge - learning

  1. INTRODUÇÃO:

A importância do ensino para o educando e é de suma importância que o conhecimento seja repassado  e vivenciado no dia-a-dia da criança, fazendo-a perceba com clareza a necessidade de ser educada para enfrenta situações onde utilizará suas  habilidades intelectuais no decorrer da vida.

Algumas atividades em salas fazem com quer o aluno, principalmente na infância, seja instigado a reconhecer o espaço onde vive e busque de vários modos, informações necessárias para enfrentar as diferentes situações oferecidas pela vida. É neste contexto que a educação infantil assume compromisso fundamental na construção do caráter e na definição dos verdadeiros caminhos a serem seguidos.

Para isso é necessário reorganizar o espaço em sala, os materiais e equipamentos didáticos e o tempo na educação, que devem ser adequados, acolhedores, aconchegantes e seguros, e ao mesmo tempo, promotores de aprendizagem adequada à cada faixa-etária, para que o atendimento educacional tenha qualidade e proporcione resultados eficientes e adequados às necessidades e particularidades de cada educando.

Esta pesquisa visa, fundamentalmente, abordar os desafios enfrentados pelo professor que atua na educação infantil, deixando o caráter assistencialista do passado, quando se limitava aplicar a socialização e o tratamento baseado no asseio pessoal e na alimentação, haja vista as reformulações propostas pela lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira, que oferece maior autonomia aos municípios e  cobra a melhor capacitação e formação do educador desta modalidade, imprescindível para a continuidade nos estudos e a formulação das propostas de vida e qualificação de cada aluno.

2 – PROFESSORES EDUCADORES

Ser professor educador é despertar para a vida em sala de aula e todos os momentos, desenvolver e criar pessoas que pensam e interpretam, produzindo situações eficazes e valorizando a cidadania. É fazer, avaliar e refazer tudo novamente se for necessário e ainda garantir que todos os alunos tenham sucesso em sua trajetória escolar. Nesse contexto os Parâmetros curriculares Nacionais, estabelecidos pelo Ministério da Educação em 1997 - p 41, enfatizam:.

“Como um incentivador da aprendizagem o professor estimula a cooperação entre alunos, questão tão importante quanto à própria interação adulto/criança”.

Percebe-se que ser professor é superar os desafios, buscando na integração uns com os outros, os mecanismos necessários para a re-construção dos elementos perdidos e dissociados da realidade presente em cada comunidade, buscando valorizar a cultura e estabelecer uma relação profícua entre o educando e sua comunidade, e, ao mesmo tempo, proporcionando satisfação no ato de estudar, que deve ser visto como elemento inseparável da vida, capaz de construir a escada que leva ao futuro decente e premiado pelo sucesso, dessa forma, as experiências de vida são fundamentais para que o educador seja o espelho onde o aluno se mire e para onde direcione as sua propostas individuais, visando a construção do futuro e a perfeita harmonia com suas aspirações.

No mundo atual professor, aluno e ensino de qualidade constituem o tripé inseparável para uma educação transformadora. Baseada na valorização das idéias e atitudes valorizadoras e a prática das relações sociais baseadas no convívio social equilibrado com igualdade de oportunidades para todas as classes, onde a educação seja direito de todos. Pode-se dizer que as transformações sociais, políticas e econômicas mudam o mundo e também o perfil da educação, por essa razão, os professores não podem desanimar nem perder a esperança em construir um mundo mais acolhedor, porque o ato de ensinar de hoje não é o mesmo que ocorria há 20 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (272.6 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com