TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: VICISSITUDES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/11/2018  •  Artigo  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: VICISSITUDES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

NOBREGA, Cezar Ferreira da¹; SILVA, Danilo de Sousa², FILHO, Francisco Ferreira Parnaíba³

1Universidade Federal de Campina Grande; 2Universidade Federal de Campina Grande; ³Universidade Federal de Campina Grande.

São Domingos, Paraíba, Brasil; e-mail: cezar123.nobrega@gmail.com.

RESUMO

O presente estudo discute os desafios enfrentados ao longo da formação docente, por este profissional responsável pela educação infantil, além de elencar necessidade de mudanças na qualidade desta preparação na academia para a futura execução deste profissional no ambiente educacional infantil. O texto também relata uma experiência significativa realizada na Unidade Acadêmica de Educação Infantil (UAEI), na Universidade Federal de Campina Grande (Campus de Campina Grande - PB), onde tivemos a oportunidade de trabalhar a ludicidade das crianças por meio de uma peça teatral criada por nós, alunos do curso de Pedagogia.

PALAVRAS-CHAVE: Formação do professor. Educação infantil. Abordagem pedagógica.

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi resultado de muitas conversas e debates sobre a literatura Infantil, histórias infantis e o universo teatral. Nesta linha de pensamento nossa turma teve a ideia de criar uma dramatização com base em algumas histórias infantis, especificamente Três Histórias: Até as princesas soltam pum de Ilan Brenman, A Minha professora é um monstro de Peter Brown e Os Cachinhos de Cecília de Suelany Ribeiro.

Desse modo, veio à tona não só temas atuais e polêmicos, mas a questão da formação de professores para atuar em salas de aula com conteúdos como a literatura Infantil e os vários tipos de histórias existentes que trazem assuntos que podem tanto afetar positivo ou negativamente a criança em seu desenvolvimento integral, dependendo da forma que serão trabalhados na escola. Discutiremos também, além da definição de um novo perfil de professor que deve estar fundamentado em questões básicas, sensibilidade, flexibilidade e conhecimento.

Assim, as demandas da nova geração são outras, novos conceitos chegaram, e alguns valores estão sofrendo uma rápida transição. A escola  vem se reinventando, a fim de que as práticas pedagógicas se adequem às atuais necessidades das crianças, do mundo, das famílias e de toda sociedade.

Em linhas gerais, esta discussão visa acima de tudo o discernimento por parte das instituições que formam os professores para educação infantil, que elas de fato se empenhem na formação desses futuros educadores e que os profissionais resultantes dessa formação se insiram veementemente no universo da educação infantil, buscando sempre ofertar o melhor dentro de sala de aula. 

METODOLOGIA

Inicialmente foi realizada conversas e debates sobre a literatura Infantil, histórias infantis e o universo teatral. Esse texto foi escrito a partir da contribuição dos autores apresentados e os nossos relatos pessoais, três alunos graduandos do curso de pedagogia que pretendem aqui expor suas experiências e aprendizagens adquiridas, e que já possuem uma ótica das dificuldades e desafios que serão enfrentados como futuros profissionais docentes na construção de sua identidade profissional. O presente estudo foi todo criado e proposto dentro de sala de aula, planejado justamente visando o campo de desenvolvimento do mesmo. A manifestação artística foi desenvolvida visando somente a interação, participação e socialização das crianças da instituição, onde o cuidar e o educar caminham juntos.

A peça tinha como nome: “Desventuras na escola” que abordava várias questões educacionais e também explorava o lado criança de ser de cada um com suas historias infantis, além de proporcionar a interação das crianças em seu mundo encantado da infância. Mas sem dúvidas o que mais chamou atenção de todos nós, não foi só o fato da peça ser um sucesso ou da recepção calorosa cheia de abraços e beijos que tivemos, mas sim como a questão do cuidar-educar pode ser tão bem desenvolvida e colocada em prática, que obtém um resultado impressionante na vida de pais, professores e alunos e todos envolvidos na UAEI.

Foi satisfatório estarmos num ambiente tão bem elaborado para todos os educandos, a maneira que os educadores tinham em conduzir seus alunos para o melhor caminho na busca do desenvolvimento e na formação humana desde cedo era impressionante, e tudo isso graças à junção do cuidar-educar com o educador e educando, que despertou nos alunos o interesse e a criação de um ambiente favorável ao ensino.

Desta forma, é preciso buscar modelos de educação que nos ajudem a proporcionar novas aprendizagens á exemplo da UAEI, que nos fez enxergar realmente a importância do lúdico, do inter-relacionamento e aprendizagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Diante dos resultados obtidos através de nosso contato com a instituição, em particular com a Unidade Acadêmica de Educação Infantil (UAEI) podemos identificar um modelo de educação que mais se aproxima do modelo de aprendizagem malaguzzianna, propondo novas formas de ensinar que proporciona a criança seja protagonista do seu mundo, promovendo bons resultados.  

Fazendo uma abordagem pedagógica de toda essa discussão vê-se então a necessidade de pensar na relação entre o professor e o aluno como uma das possíveis saídas para o enfrentamento dessas dificuldades diárias do cotidiano das crianças, pois, uma boa relação dos educadores com os educandos ao invés de fomentar relações de conflitos entre eles, irá auxiliar na aquisição de conhecimentos e criar um ambiente propício para o aprendizado, assim as crianças se sentirão a vontade e motivados para aprender e pensar sempre em novas perspectivas para a formação humana em conjunto com os professores.

Na acepção de Pimenta a

 

Identidade profissional constrói-se com base na significação social da profissão; na revisão constante dos significados sociais da profissão, na revisão das tradições. Mas também na reafirmação das práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas. (PIMENTA, 1997, apud GOMES, 2009, p. 41).

De acordo com a autora a identidade profissional seja construída de maneira significativa, é necessário que haja uma harmonia entre o profissional e a profissão, pois, a representatividade social está cunhada na prática que historicamente é consagrada. A autora aborda minuciosamente para essa gama de representações que a pedagogia pode alcançar, e é aí que nasce o docente inovador, que usa de suas qualidades para se reinventar a cada aula, consequentemente deixando de lado a mesmice, tornando-se um profissional proativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com