TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desevolvimento social

Por:   •  15/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Competência social: contextos que influenciam o desenvolvimento social das crianças.

       A competência social compreende todo o conhecimento social, emocional e cognitivo, entre as categorias de comportamento geralmente associadas a competência social são: valores sociais, identidade pessoal , Inteligêncial ,emocional , habilidades interpessoais , autocontrole  e competência cultural.

             O termo competência social é como um entendimento de quais comportamentos são apropriados para determinadas circunstâncias e um esforço no sentido de adequar o comportamento à situação. Para o autor, crianças socialmente competentes são hábeis para entender as normas sociais, para a interação com pares e adultos, e hábeis para regular suas emoções, especialmente, as emoções negativas.

          Relações de amizade podem proporcionar a aquisição de habilidades essenciais para o desenvolvimento sócio-cognitivo-emocional das crianças, servindo como um contexto socializador, os processos de amizade promovem recursos emocionais e instrumentais que aumentam a capacidade das crianças para enfrentar positivamente as demandas do ambiente, adaptando-se a ele.

          Para entender como as crianças se desenvolvem socialmente podemos partir do principio em que as crianças socialmente competentes tendem a ver se como seres humanos de valor e que demonstram habilidades sociais  e emocionais fortes e tem maior motivação escolar , participam mais e tem melhor desempenho em estudos .

         As crianças começam a desenvolver habilidades que partem de uma serie de competência e compreensões são elas: social, emocional, cognitivo , de linguagem e físico.

           Elas tem a oportunidade de praticar habilidades novas relevantes e de receber um feedback para as estratégias que usam.

          As crianças possuem varias inteligências, mas cada uma se desenvolve de modo diferente e elas aprendem melhor quando tem acesso a oportunidades de aprendizagem que coincidem com os modos de aprendizagem que combinam melhor com elas.

         O ambiente social é o contexto  principal que influencia o desenvolvimento das crianças socialmente. Alguns dos ambientes em que as crianças formam ideias e comportamentos associados a competencia social são; a própria casa, a casa dos avos , a escola, igreja e a vizinhança, o que acontece nestes ambientes influenciam substancialmente o grau de competência social que atingem.

           Existem 4 sistemas sociais distintos: microssistema, mesossistema, exosistema, e microssistema. Os microssistemas incluem pessoas, matérias atividades e relações interpessoais que as crianças experiênciam em casa ou na escola. Os mesossistemas são as aprendizagens adquiridas já os exossistemas representam ambientes e relações que as pessoas não experimentam diretamente mas que as afetam.  Por fim Os macrossistemas que são as influencias culturais.

         Os outros contextos que influenciam o desenvolvimento social das crianças estão relacionados aos ambientes familiares e influencias dos professores. As famílias tem a responsabilidade de atender as necessidades físicas das crianças e ensinar as habilidades sociais , já os primeiros professores das crianças proporcionam as primeiras relações sociais , modelos de comportamento e papeis uma estrutura de valores e crenças e estimulação intelectual.

          Alguns fatores podem dificultar o desenvolvimento social da criança um deles é a pobreza, é considerada como um tipo de ameaça constante, que aumenta a vulnerabilidade da criança, pois pode causar subnutrição, privação social e desvantagem educacional. Pesquisadores ressaltam que crescer na pobreza consiste numa ameaça ao bem-estar da criança e numa limitação de suas oportunidades de desenvolvimento. Mais do que essa limitação, a miséria econômica oriunda de fatores políticos e sociais que operam num nível macrossistêmico ecológico pode afetar o desenvolvimento da criança quando conduz à miséria afetiva. A miséria econômica é um fator de risco que em determinadas situações não vem desacompanhado: ela permeia a relação conjugal, contribuindo para o aumento da incidência de conflitos entre os pais e produzindo um efeito direto no relacionamento desses pais com a criança. Desta forma, ocasiona o que alguns autores denominam como miséria afetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com