TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica fundamental - pedagogia tradicional

Por:   •  2/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  3.573 Visualizações

Página 1 de 3

Beatriz Ceregatti Leal

RESUMO : Didática Fundamental – Pedagogia Tradicional

Segundo Saviani, no livro Escola e Democracia, a Pedagogia Tradicional é classificada como Teoria Não-Crítica (teorias que entendem ser a educação um instrumento de equalização social, superação da marginalidade). A educação na pedagogia tradicional é um direito de todos e dever do Estado. É apresentado também que só seria possível transformar os súditos em cidadãos através do ensino, e a escola era o instrumento dessa conversão.

Na Pedagogia Tradicional a marginalidade é identificada como ignorância, ou seja, é marginalizado aqueles que não são esclarecidos. A escola surge assim como um método de acabar com a ignorância, acabando assim com esse problema. O papel da escola é transmitir conhecimentos acumulados e sistematizados pela humanidade. O professor é responsável por transmitir os conteúdos aos alunos, e este na pedagogia tradicional é a figura central, este deveria ser também preparados para ensinar as matérias de maneira sistematizada. Os alunos, nesse contexto são vistos como objetos.

Já para Libâneo, a pedagogia tradicional apresenta a didática como uma disciplina normativa, onde existe um conjunto de regras e normas que regulam o ensino. O professor é a figura central e é responsável por expor e interpretar a matéria, essa exposição na maior parte dos casos ocorre oralmente. Supoem que ouvindo a matéria e fazendo exercícios repetitivos, os alunos são capazes de gravar a matéria e depois transpassa-las nas avaliações realizadas pelos professores, através de provas, por exemplo. A matéria de ensino é desvinculada dos interesses e dos problemas que os alunos possam enfrentar na vida futura.

‘1TEXTO: DIDÁTICA – LIBÂNEO

Já a Pedagogia Renovada é uma contraposição da pedagogia tradicional, a didática da nova escola considera o aluno como sujeito da aprendizagem. O professor coloca o aluno em condições propicias para que partindo das suas necessidades e estimulando o interesse, possa buscar por si mesmo conhecimentos e experiências, a ideia é de que o aluno aprender melhor quando faz por si próprio. O tema central dessa pedagogia não é o professor nem a matéria e sim o aluno ativo e investigador, o papel do professor é incentivar, orientar, organizar as situações de aprendizagem, adequando-as a capacidades dos alunos. A didática então pode ser realizada através de trabalho em grupo, atividades cooperativas, estudos individuais, pesquisas, projetos, etc. A Escola nova costuma dizer que o professor não ensina, ele ajuda o aluno a aprender.

Mattos identifica sua didática com as seguintes características: o aluno é o fator pessoal decisivo na situação escolar.

- ensino atividade direcional e aprendizagem é a atividade mental.

A didática instrumental esta interessada na racionalização do ensino, no uso de meios e técnicas mais eficazes. Nesse caso, o professore é um administrador e executor do planejamento.

Na década de 70, o país passa por modificações no quadro politico repressivo em decorrência das lutas sociais por maior democratização da sociedade, assim aparecem a PEDAGOGIA LIBERTADORA E CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (744.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com