TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia tradicional, pedagogia nova e pedagogia tecnicista

Por:   •  7/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  18.976 Visualizações

Página 1 de 2

Pedagogia Tradicional

Esta pedagogia é uma teoria não crítica, do século XIX. A organização desta do principio de que a educação é um direito para todos, surge ao decorrer dos interesses da nova classe social que chegara no poder, a burguesia. Tem a visão da sociedade, dos valores e normas, estabelecer os conteúdos da educação, as pautas de conduta, os métodos de ensino, os hábitos e normas que devem ser manifestada nos alunos e ideias a serem reproduzidas. Este modelo de educação estava em total desarmonia com o mundo e foi seriamente criticada, dando espaço ao surgimento de propostas de uma educação formal, baseada no modelo empresarial, típico do sistema de produção capitalista. O processo de ensino-aprendizagem tem de foco o professor, cada aluno tem o seu talento que será utilizado para ocupar o seu lugar, aquele que não aprender é ignorante, o fracasso é individual. A estrutura e funcionamento do sistema de ensino era baseada na meritocracia, aquele que não acompanhasse não conseguia permanecer.

Pedagogia nova

A pedagogia nova é uma teoria não crítica do século XX, ocorre um movimento de reforma da pedagogia tradicional, na qual a marginalidade não é mais do ignorante, o sistema de interação comportamental entre professor e aluno é focado no estudante, aquele que fracassa nesta pedagogia é considerado desajustado, pois todos tem lugar na sociedade, a escola passa a ser a forma de ajuste e adaptação dos indivíduos na sociedade. As consequências deste ensino é a degradação da qualidade do ensino, a perda da autoridade do professor e a desqualificação do trabalho do docente.

Pedagogia tecnicista

Esta teoria surge na percepção de que a teoria da pedagogia nova estava sendo ineficaz, em vista de que nada estava mudando, a pedagogia tecnicista nasce de uma maneira de tornar a educação operacional e objetiva, a intenção é viabilizar o modelo econômico e a internacionalização do mercado interno. O trabalho da escola ficou fragmentado para conseguir atender aos interesses do capitalismo industrial, nesta o individuo que fracassa é o improdutivo. A consequência de tal é a desqualificação alarmante do trabalho do docente.

Bibliografia

Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política! Dermeval Saviani.- 32. ed.- Campinas, SP: AutoresAssociados, 1999. - (Coleção polêmicas do nosso tempo; v.S)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com