TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.039 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Anhanguera Educacional Limeira

Pedagogia EAD – 2º Semestre

ATPS: Didática.

           

Limeira

Novembro- 2013

Sumário

Introdução        

Definição        

Plano de Aula        

Relatório        

Pedagogia Liberal        

Relatório Final        

Bibliografia        

Introdução

Este trabalho aborda a concepção e objetivo da Didática, e discute as diversas praticas pedagógicas, enfatizando a visão critica e transformadora sobre plano de aula. Os objetivos é construir um marco teórico, para pratica e a identidade profissional docente, considerando contextualizar a pratica docente e seus entrelaçamentos sociais, políticos, econômicos e culturais, provocarem uma reflexão sobre as origens didáticas e sua função mediadora na construção da identidade profissional, destacar aspectos significativos na formação de professores e analisar a relação entre teoria e pratica no fazer pedagógico. É necessário pensar em Didática para alem de uma simples renovação nas formas de ensinar e aprender. Didática é um dos ramos da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e modos de realização do processo de ensino, cabe a Didática converter objetos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, alem de selecionar conteúdos e métodos de acordo com esses objetivos, a fim de estabelecer vínculos entre ensino e aprendizagem.

A disciplina de didática deve desenvolver a capacidade crítica dos professores em formação para que os mesmos analisem de forma clara a realidade do ensino. Articular os conhecimentos adquiridos sobre o “como” ensinar e refletir sobre “para quem” ensinar “o que” ensinar e o “por que” ensinar é um dos desafios da didática.

A Didática e as metodologias específicas das matérias de ensino formam uma unidade, mantendo entre si relações recíprocas. A Didática trata da teoria geral do ensino. As metodologias específicas, integrando o campo da Didática, ocupam-se dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação com fins educacionais. A Didática, com base em seus vínculos com a Pedagogia , generaliza processos e procedimentos obtidos na investigação das matérias específicas, das ciências que dão embasamento ao ensino e a aprendizagem e das situações concretas da prática docente. Com isso, pode generalizar para todas as matérias, sem prejuízo das peculiaridades metodológicas de cada uma, o que é comum e fundamental no processo educativo escolar.

Definição

No Centro Infantil, há uma turma de 15 alunos com idade de 3 a 4 anos, que tem uma variedade de personalidades, alguns alunos são agitados, outros são tranquilos, tem uma criança que se isola e não interage com os demais, tem crianças amorosas, dependentes e aquele que não acompanha o desenvolvimento escolar da turma.

No Centro Infantil está se desenvolvendo de acordo com as necessidades dos alunos. Por estar em funcionamento há pouco tempo, e as verbas que a Prefeitura Municipal não é suficiente, para fornecer muitos recursos. Porem estamos utilizando de muitos meios para desenvolver atividades para as crianças visando o bem estar e uma boa aprendizagem para assim todas as crianças irem preparadas para a próxima etapa.

Plano de Aula

Devido a uma futura visita ao zoológico de Campinas, vamos desenvolver atividades relacionadas aos animais, para assim obter um melhor aproveitamento da visita, para aguçar a curiosidades das crianças.

No Maternal, serão reservados jornais e revistas que estão disponibilizados para recortes, para as crianças encontrarem animais que estão no zoológico e animais que são encontrados na rua, em casa, no parque ou em locais rurais. Depois serão realizados recortes, e em um papel cartão será dividido em duas partes, em um será colados os animais do zoológico e no outro lado os demais animais, é interessante deixar a criança colar o animal que ela encontrou, devido à idade é necessário que a monitora ou a professora recorte os animais, já na hora da colagem não terá problema da criança realizar a tarefa.

Com isso as crianças ficam curiosas e diferenciam os animais, e ficarão mais atentas na viagem e aproveitara melhor o passeio, aproveitando o momento à professora pode dizer o que o animal come e as cores que eles são. Quanto mais informações têm melhor será o desenvolvimento das crianças.

Relatório

Com base na etapa anterior o objetivo da nossa aula foi fazer com que as crianças saibam identificar os animais, assim como onde vivem, em ruas, parques, áreas rurais, zoológico, etc. Acompanhar a necessidade de aprendizagem do aluno de identificação e de coordenação na hora em que as pesquisas em jornais e revistas foram elaboradas.

Para resultar em um bom desempenho e a aprendizagem é necessário que exista objetivo definido e auto-atividade reflexiva dos alunos. Assim a aprendizagem ocorre quando o aluno está motivado, e é na motivação que a criança impulsiona o ato de conhecer e aprender, por isso foi elaborada a idéia dos recortes e colagens dos animais para que logo após o passeio o aluno identificasse e ficaria mais por dentro do assunto trabalhado já em atividades anteriores em sala de aula, a viagem além de ser uma diversão foi também um aprendizado significativo na vida da criança, agindo assim de forma incentivadora e fundamental para os alunos.

Os alunos de forma geral tiveram um proveitoso passeio, não só em diversão como também em aprendizado, puderam perceber que os lugares onde os animais vivem não são iguais aos lugares que os alunos moram, perceberam também que alguns animais podem viver longe da floresta, que a alimentação deles é diferente da nossa. A pesquisa feita antes da viagem e depois da visita ao zoológico fez com que os alunos notassem a diferença da imagem com o real tão perto deles.

Os objetivos do ensino e aprendizagem do passeio foram:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com