TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.538 Palavras (11 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – POLO DE CAXIAS DO SUL/RS

CURSO DE PEDAGOGIA – DISCIPLINA DE DIDÁTICA

ANDRESSA GAMBIN         RA: 7980702653

JULIANA KIEL DA CRUZ            RA: 7930697002

MICHELE LOCATELLI DISCONSI            RA: 7984697231

TATIELE SANTI DUTRA            RA: 7531601183

Atividade prática supervisionada a ser apresentada para avaliação na disciplina de Didática, sob a supervisão da professora tutora a distância Andréia Michelon Gobbi.

Caxias do Sul/RS, 17 novembro de 2013.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar um plano de aula para crianças de cinco anos de idade, com o respectivo tema: “Onde podemos encontrar água?”. Foi desenvolvido para dar experiência de como elaborar um plano de aula para um determinado grupo de alunos. Identificamos um público alvo, os objetivos didáticos, os conteúdos de uma aula, o método a ser utilizado e a forma de avaliação no processo de ensino aprendizagem.

Nosso plano de aula foi criado para dar um suporte à compreensão da utilização da água para as crianças e a partir do conhecimento passado para elas terá uma continuidade da atividade proposta em seu meio familiar em que vive.

Pensamos num tema polêmico e atual em que cada um já obtivesse um breve conhecimento, para impulsionar o diálogo na atividade e ter o nosso objetivo alcançado. É um tema breve, fácil e prático para passar as crianças com essa maturidade, não os sobrecarregando e repassando em seu meio social.

PLANO DE AULA

Este plano de aula terá como público-alvo alunos da pré-escola, de uma escola particular. São 15 alunos, sendo que estes têm cinco anos de idade. A turma é muito unida, todos participam das atividades propostas, todos são muito ativos, se ajudam entre si. Como a turma é agitada, é preciso que sempre estejam envolvidos em alguma atividade, para que a aula tenha um bom funcionamento.

A sala de aula tem uma estrutura pequena, é somente as classes e cadeiras, um armário, este, porém é grande, murais e cartazes coloridos indicando o alfabeto, os numerais e alguns trabalhos feitos pelos alunos, mas há muito material para ser utilizado nos trabalhos.

Há disponibilidade para trabalhar com os alunos em duplas ou grupos, como são unidos, gostam de sempre interagir com os colegas.

Todos os alunos tem acesso a veículos informativos, como jornais, revistas, livros, cinema e recursos multimídia, internet, entre outros.

Tema da aula

O tema da aula será: “Onde existe água no planeta?”, o tempo estimado para a realização do plano é de seis á oito aulas e serão trabalhados os seguintes conteúdos: meio ambiente, preservação e água, estes conteúdos levarão os alunos a pesquisar e reconhecer onde há água no planeta, estimular a curiosidade pelo mundo natural e conhecer e manusear o globo terrestre, pois como são alunos da pré-escola e muito participativos é muito interessante o “tocar”, conhecer algo diferente.

Justificativa

Este plano de aula tem como justificativa levar a turma a compreender que a água é um recurso escasso no planeta e que o uso irresponsável deste recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.

Este plano ajudará os alunos a perceberem o quanto a água é importante e como estamos desperdiçando este recurso indevidamente em casa ou na escola.

        

Objetivos

Objetivo é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da nossa atividade. Portanto, os objetivos educacionais são os resultados desejados e previstos para a ação educativa. São os resultados que o educador espera alcançar com a atividade pedagógica.

Os objetivos da educação resultam da filosofia que orienta a vida dentro de uma cultura. Representam os atributos que a sociedade espera e necessita encontrar em seus membros, delineiam o perfil do homem que a sociedade esperava formar.

O objetivo do nosso plano de aula é sobre água: “Onde existe água no Planeta?” Um assunto muito polêmico em nossa sociedade, será que vamos ter água no futuro? Pois não existe vida sem água.

Objetivo Geral: Compreender o que é sociedade de consumo, como ela vem degradando o meio ambiente e mudanças de atitude possíveis (consumo sustentável).

Objetivo Específico: propiciar aos alunos condições de perceber como nossos atos podem colaborar com a degradação do meio ambiente; analisar como se encontra a situação atual da água em nosso país; compreender o que é consumo sustentável e como aplicá-lo em nosso dia-a-dia; relacionar nossas práticas atuais e as de consumo sustentável, analisando como podemos mudar nossos hábitos, e assim preservar o meio ambiente.

A vida como nós a conhecemos, não existe sem água. Todos os organismos contêm água, que aparece como o constituinte químico mais abundante na célula, participando diretamente dos principais processos vitais. É só lembrar que na fotossíntese, processo básico da vida, o gás carbônico e a água são usados para a síntese de glicose, o principal alimento energético da célula.

Nosso plano de aula que trabalhará com crianças de educação infantil, fará que compreendam que existem inúmeras medidas que, se forem tomadas, reduzirão em muito o consumo de água, entre as principais podemos citar:

- economizar água evitando o desperdício;

- saneamento básico, ou seja, tratamento dos esgotos domésticos;

- tratamento dos poluentes líquidos industriais para que possam ser reutilizados;

- projetos de irrigação evitando o consumo exagerado;

- proteção dos mananciais das regiões de nascentes dos rios.

Enfim, a falta de água é tão evidente que ela passou a ser considerada o ouro do século XXI.

Conhecer que a água é a principal fonte de vida. Ela que nos dá vida. Nós podemos contribuir de várias maneiras para o bem estar dos seres que integram o meio ambiente e o nosso próprio bem estar. Como podemos fazer isso? Devemos começar com pequenas atitudes, que somadas diariamente, com certeza farão a diferença. Que tal observarmos ao nosso redor?  Em nossa casa, em nossa escola, em nossa comunidade? Sempre há algo em que podemos fazer para contribuir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com