TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

DIDÁTICA GERAL

                           

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue ao professor à distância, Rogério Sicchieri para avaliação parcial da disciplina “Psicologia na Educação”, sob orientação da professora tutora presencial, Simone Guimarães Custódio.

São José dos Campos

16/11/2012

ÍNDICE

Introdução................................................................................................................................ 03

Plano de Aula .......................................................................................................................... 04

Relatório Final ......................................................................................................................... 09

Conclusão ................................................................................................................................ 10

Referências Bibliográficas ..................................................................................................... 11

INTRODUÇÃO

Apresentaremos aqui, um plano de aula sobre poesia, contendo: público-alvo, o perfil da turma, tempo de duração, tema da aula, justificativa, objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos, e avaliação. Para a elaboração do plano, buscamos conhecer uma turma de alunos de uma escola particular, crianças de famílias de classe social médio-alta, pelo qual conseguimos as informações contidas no plano.

O plano de aula é uma ferramenta essencial para o professor, pois é por meio deste que ele organiza as etapas que serão desenvolvidas durante a aula. Fazer uso desse método é muito importante, pois facilita o trabalho docente e o processo de ensino aprendizagem.

Plano de Aula - Projeto de Leitura

“O mundo encantado das poesias”

Público alvo: Ensino Fundamental 3º Ano, 3º Bimestre, ano de 2012.

Tempo de duração: Sete aulas

Etapa: 2º Semestre

Faixa etária: De oito a nove anos.

Número de alunos: 20 alunos

Perfil da turma: Crianças de famílias de classe social médio-alta, com oportunidades de aprendizado com acompanhamento personalizado.

Possibilidade de organização dos alunos: Dupla e grupo

Os alunos poderão realizar pesquisas em: Livros, internet e música dirigindo-se ao tema da poesia infantil.

Materiais necessários: Papel cartão, lápis, borracha, canetinha, giz de cera, régua, tesoura sem ponta para confeccionar o convite que vai ser criado pelos alunos, para a apresentação do sarau.

Justificativa:

Desenvolver no aluno o hábito a leitura e estimular o avanço da escrita por meio da poesia, levando a criança ao mundo da fantasia, incentivando a imaginação e a criatividade, brincando com a sonoridade da língua, com as rimas, a musicalidade e o conteúdo das poesias.

Objetivo Geral:

Conscientizar ao aluno a importância da leitura por meio da poesia, e estimular a interação com o grupo e o professor, desenvolvendo seus conhecimentos através de trocas e experiência vivenciadas por cada grupo para uma aprendizagem mais ampla.

Objetivo Específico:

Desenvolver nas crianças por meio da poesia o incentivo a leitura e o desejo de conhecer a arte da poesia, reproduzindo oralmente as poesias, brincando com os sons das palavras e seus significados, localizando no texto as variedades de letras e palavras conhecidas estimulando à escrita.

Estimular os alunos a construírem uma versão de uma poesia escolhidas pelo grupo.

Conhecimento das características de uma poesia, separação de versos e trovas, presença de rimas, ordenação de palavras e frases.

Ampliar o repertório de poesias

Conhecer alguns dos mais importantes autores brasileiros de poesia.

Procedimentos de Ensino e Método

Primeiro momento:

Introduzir o tema por meio de roda de conversa, iniciando o projeto por meio de uma sondagem dos conhecimentos prévios das crianças: “O que sabem sobre poesia?”

Orientação Didática: “A CAIXA POÉTICA” antecipadamente, o professor providenciará uma caixa bem decorada onde caibam alguns livros de poesia infantil por ela já selecionados. Conduzirá os alunos para o cantinho da leitura e levará a caixa consigo. Lerá para a turma algumas das poesias dos livros.

De volta à sala de aula, lançará os seguintes questionamentos ao grupo:

  • O que acharam do momento que acabamos de vivenciar?
  • O que sentiram ao ouvir a leitura que fiz?
  • Vocês já tinham ouvido leitura de textos como esses antes? Onde? Junto de quem?
  • Alguém sabe que texto é esse (É um conto de fadas? Uma história em quadrinhos? Uma lenda? Um bilhete? Uma carta?...)
  • O que vocês acham que seja poesia? Para que serve?

Obs.: Essa caixa será o acervo de livros poéticos infantis que o professor usará ao longo desse trabalho.

Segundo momento:

Apresentação de livros de poesia de diferentes autores e realização de rodas de apreciação de poesia.  O professor selecionará antecipadamente cada livro que apresentará aos alunos na roda de apreciação de poesia. Também pesquisará previamente alguns dados interessantes sobre os autores para socializar com os alunos nesse momento (quem são eles, onde vivem ou viveram como começaram a escrever poesias, etc.) Ao final das leituras, mediante o interesse dos alunos e o estabelecimento de combinados de cuidado e zelo pelos livros, o professor permitirá que eles manuseiem o livro como forma de aguçar o interesse e a curiosidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com