TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

CEILA LANGE RODRIGUES RA: 6787409534

MYRIAN LÚCIA BRANDÃO RA: 1299746827

PATRICIA MOREIRA DA SILVA RA: 7939703121

REJANE MARIA DE SOUSA FASTRONI RA: 6942011600

SANDRA REGINA DA SILVA RA: 6396239613

PROFESSOR A DISTÂNCIA: MARIA DAS GRAÇAS SOUSA

MOREIRA MOURA

CAMPINAS

ABRIL/2014

SUMÁRIO

Introdução

2

Projeto De Ensino-Aprendizagem

3

Espaço de Aprendizagem Infantil

4

Atividade Didática

6

Os Aspectos Evidenciados em Relação à Articulação entre Teoria e Prática do Ensino                                                                                                                          

7

Considerações Finais        

8

Referências Bibliográficas

9

Introdução

         Este trabalho consiste na reflexão sobre os desafios da prática docente no processo didático, sobre ensinar, aprender e avaliar, possibilitando a construção de conhecimento didático pedagógico. A importância da relação de ensino entre professor e aluno, desenvolvimento de conteúdos didáticos para prática de aprendizagem e pesquisa sobre os aspectos na relação entre teoria e prática evidenciando diversas formas de apresentação do conteúdo escolar proporcionando o aprendizado.

Projeto de Ensino-Aprendizagem Temático

A origem das comunidades quilombolas no Brasil remonta à época da escravidão no país. Atualmente, segundo dados do Governo Federal, existem aproximadamente 200 mil famílias de quilombos. O reconhecimento dessas comunidades quilombolas, pelo governo, traz benefícios econômicos e sociais, pois o Governo destina recursos financeiros para promover melhorias na infraestrutura dessas comunidades.

            As condições de vida dos quilombolas podem ser caracterizadas como miserável e excludente, pois essas pessoas não têm acesso aos serviços básicos de saúde, educação e trabalho. Essa situação degradante afeta, principalmente, os jovens, pois como não têm condições de permanecerem no local onde nasceram, eles vão embora e dificilmente retornam à comunidade de origem. Desse modo, é necessário que o Governo Federal elabore projetos de inclusão social com o objetivo de oferecer melhores condições de vida,  de moradia e de trabalho para que essas pessoas permaneçam no lugar onde nasceram.

Certamente, é uma maneira de minimizar o drama da escravidão que os antepassados dessa geração sofreram.

Interação Cultural Com Comunidades Quilombolas da Região De Campinas

Público alvo: Aluno de 09 a 11 anos do 4º Ano do Ensino Fundamental

Tempo de duração: 5 aulas(uma semana)

Justificativa: Este projeto constitui em uma nova abordagem de ensino e aprendizagem socializante e inclusiva, e assume uma visão multiculturalista da sociedade na qual o aluno está inserido. A interação pedagógica dos alunos com as comunidades quilombolas evidencia as diferenças culturais, étnicas, religiosas e sociais existentes na sociedade.

Objetivos Gerais: Promover uma a oportunidade para os educandos conhecerem o modo de vida adotado pelos membros dessas comunidades, além de desenvolver uma reflexão crítica sobre o preconceito e o racismo existentes na sociedade.

Objetivos Específicos: Pesquisar a história das comunidades Quilombolas; realizar ações educativas; divulgar o aprendizado adquirido; proporcionar o autoconhecimento dos alunos; desenvolver o relacionamento comunidade x aluno bem como despertar seu interesse para as questões escolares e tudo que o cerca neste ambiente; promover a socialização e momentos de reflexão.

Cronograma: O projeto será desenvolvido durante o período festivo da comunidade quilombola que ocorrerá de 02 a 07 junho de 2014.

Desenvolvimento/ Ações: O projeto será apresentado aos alunos em sala de aula, com explicações claras e objetivas a respeito de como vivem e se organizam as comunidades quilombolas. Será realizada uma visita à comunidade: Quilombo Brotas, localizada na cidade de Itatiba-São Paulo, os alunos poderão ter contato com todos os membros da comunidade, enfatizando o diálogo com as crianças para que todos conheçam e aprendam as diversas formas de brincadeiras, culinária, trabalhos artesanais, danças e costumes; poderão também visitar as residências, templos e áreas de cultivos.

Posteriormente em uma roda de conversa, o professor fará intervenções pedagógicas, enfatizando a origem e os aspectos socioculturais que foram determinantes para a formação dessas comunidades.

A leitura de livros e pesquisas na internet sobre a escravidão no Brasil e suas consequências para esses povos, serão fundamentais para a compreensão por parte dos alunos.

Caderno, caneta para anotações e máquina fotográfica.

Espaço  de Aprendizagem Infantil

Instituição: Escol Ensino Infantil Lápis na Mão

                 Faixa Etária: 2 a 3 anos

                 Perfil Turma: 23 alunos: 15 meninos e 08 meninas

Acolhimento: As crianças chegam à escola em torno das 07h00 da manhã,  a Professora e as monitoras as recebem de forma carinhosa, alguns choram ao separarem de seus pais, enquanto outros  demonstram prazer em estar ali. E assim começa  a rotina do A G ll A. É retirado o

caderno de recados, as crianças guardam as mochilas e sentam em uma roda para esperar  os demais. Essa rotina é diária e leva 30 minutos para todas as crianças se acomodem. Logo após a roda de conversa, elas cantam a música do bom dia, fazem oração de agradecimento e vai para a 1ª refeição do dia, o café da manhã. Em seguida começa então a aula, a sala é muito dispersa devido à idade das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (438.6 Kb)   docx (622.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com