TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 9


[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

DISCIPLINA: DIDÁTICA

EQUIPE:

ALESSANDRA SOUSA GUEDES - RA 433946

DEISELENE RODRIGUES DO NASCIMENTO – RA 416165

HELLEN KARLA COELHO DA S. SANTOS- RA 425590

JANETE PEREIRA DOS ANJOS – RA 426709

THASSIA RAMOS DA CUNHA – RA 437760

TITULO: PLANO DE AULA

TUTOR À DISTÂNCIA: MARIA CLOTILDE BASTOS

ANANINDEUA

2013

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO                                                                                                          4

2 DESENVOLVIMENTO                                                                                          5-9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                                      9

4 REFERÊNCIAS                                                                                                        10


Introdução

Sabemos que há um grande desafio na prática docente contemporânea. Foi realizado um estudo reflexivo por parte do grupo referente às questões do processo didático como; ensinar, aprender e avaliar, Foi desenvolvido a elaboração do projeto, denominado PRÁTICAS DE LEITURA SISTEMÁTICA: LEITURA UMA VIAGEM PARA O CONHECIMENTO, realizada  visita a escola, idealizamos a atividade com a temática: HIGIENE DO CORPO ,proposta referente à turma de educação infantil e as reflexões em relação à articulação entre teoria e a prática com uma posição crítica e reflexiva.

APRESENTANDO TEMÁTICA: LEITURA

A leitura é sem dúvida uma viagem para o mundo do conhecimento, da imaginação e das fantasias. Em uma sociedade contemporânea o hábito da leitura faz toda diferença, e em nosso país onde não possuímos a cultura de ler, o desafio é grande e a escola tem o papel juntamente com a família de despertar o prazer pela leitura, fazendo da leitura um hábito diário. O escritor de literatura infantil Ziraldo Pinto diz que:

“A questão da leitura no Brasil é emergencial estamos na U.T. I, porque no Brasil está se chegando ao vestibular  analfabeto, é  necessário o docente dinamizar a leitura para desperta no aluno a espontaneidade e o prazer de ler. Iniciar o hábito da leitura no ambiente familiar, desde o momento que a criança nasce, passar para criança o prazer de ler e não somente alfabetizá-la, incentivar a leitura pelo prazer e não como exercício”.(ED. Crescer 2012)

Outro fator importante é o ambiente, a forma como é apresentado o livro contendo características que chame a atenção do leitor, por meio de sua forma e conteúdo, o docente deve utilizar-se das práticas, estratégias e técnicas de leitura. Levando o aluno a uma viagem ao mundo das descobertas. Muitos educadores não conseguem superar a prática formalista e mecânica, enquanto para a maioria dos educandos aprender a ler se resume na decoreba de signos linguísticos impossibilitando compreender verdadeiramente a função da leitura, o seu papel na vida do individuo e da sociedade. Por meio da prática de leitura sistemática, o aluno relaciona-se melhor, apropria-se de recursos cada vez maiores de compreensão e reelaboração de textos, mas não somente a prática de ler o escrito e sim expor-se a diversas formas de leituras.

PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

PRÁTICAS DE LEITURA SISTEMÁTICA: LEITURA UMA VIAGEM PARA O CONHECIMENTO.

PÚBLICO ALVO: Educação Fundamental (2º ano)

JUSTIFICATIVA:

Nossos alunos estão sendo afastado cada vez mais do ato de ler, por consequência da realidade virtual com o computador, TV, videogame… portanto a leitura nunca se fez tão necessário

nos bancos escolares. De acordo com a pesquisa (Retratos da leitura no Brasil, realizado em 2011). Diz que o exemplo e o gosto pela leitura precisam vir dos pais e família. Para se ter idéia, 87% dos considerados não-leitores nunca foram presenteado com livros na infância e 63% deles nunca viram a mãe lendo, a porcentagem vai para 68% quando se tratado exemplo paterno.Através da leitura o ser consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.

Sabemos que do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação, sem ler o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar e posicionar-se.Fazendo assim nossos alunos serão estimulados a compreender melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, e abrindo novos horizontes.Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro oque leu. Portanto o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da satisfação, perceber que ler é uma viagem maravilhosa ao conhecimento e não mais uma das atividades escolares.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

O aprendizado da leitura é um processo normal e esperado dentro do desenvolvimento infantil. Em princípio, todos possuem capacidade de decifrar o código escrito, sendo o papel da  escola  organizar e sistematizar esse ensino.Estar mais do que provado que o que enreda o estudante na direção do saber, antes do conteúdo, e quem lhe leva esse conteúdo, ou seja, o professor.(…) A pergunta para que ler? Poderia ser substituída por para quem ler? Se a partir de agora passamos a acreditar que é na figura do educador que se encontra  o sabor pelo conhecimento,então o estudante já tem a quem devolver seu crescimento e suas descobertas.Uma vez ensinado o caminho das pedras o estudante  se converterá em leitor  e pesquisador e terá  imenso prazer em presentear o professor com suas descobertas.(RUBEM ALVES,2010.p.36,37).

O desafio na prática docente é constante, fazer com que a leitura seja algo atrativo, prazeroso, espontâneo não é fácil. Segundo Paulino  com a leitura sistematizada, ou seja a leitura com objetos definidos e para responder  a questões, ela possibilita a ampliação de compreensão de textos pelo aluno-leitor, pois a capacidade de estabelecer objetivos na leitura é considerada uma estratégia meta cognitiva: Uma estratégia de controle e regulamento do próprio conhecimento. (PAULINO, et al,2001)    

OBJETIVOS GERAIS: Promover atividades que despertem o interesse dos alunos e da família pela leitura, tornando-a espontânea e prazerosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (478.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com