TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática - Centro Universitário da Grande Dourados

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 3][pic 2]

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados

Curso de Pedagogia a Distância

Disciplina de Didática I

Aluno(a): Adriana Arévalo Fernandes.   RGM: 053. 10721

Professora: Elizabete Velter Borges

ATIVIDADES DAS AULAS – 01 e 02:

A construção desses conhecimentos por meio da reflexão e leituras será fundamental tanto para o estudo de outras disciplinas do curso, quanto para a vida profissional.

Na construção histórica do pensamento didático, existe a contribuição de inúmeros teóricos que podemos denominar de precursores da educação: sendo que cada um deles argumentou acerca da educação conforme o período histórico, econômico, político e social vigente da época.

Desta forma, descreva:

  1. Conceito de Didática: (0.5)

R: São os caminhos que o professor trilha no ato de ensinar os alunos ou seja a metodologia que o professor segue para poder atingir o que se espera que é o ensino.

  1. O que é tendência pedagógica: (0.5)

São várias proposta de ensino que era dada ou ensinada dependendo de cada época da história, pois para cada período existia um modelo que era posta em prática lembrando que a educação não é indissociável da sociedade elas andam juntos.

  1. Descreva o tipo de didática utilizada pelo(a) professor(a) que mais marcou seu processo de escolarização enquanto aluno(a) na escola que frequentou na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio ou Superior e qual tendência o mesmo utilizava ou utiliza enquanto metodologia para as suas aulas. Justifique. (1.0 )

A Didática e a de educação para incluir no sentido de que está voltada para ação pedagógica que promova a ação de reflexão sobre o ensino e o conhecimento a ser adquirido.

Assim, o enfoque da Didática, de acordo com os fundamentos da Pedagogia Crítica, deverá trabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escola- sociedade, teórica- prática, bem como desenvolver uma alternativa que supere a relação dicotômica entre a pedagogia e a política, dotadas de especificidades próprias.

Histórico- crítica: Pois por esta tendência é que adquirimos a consciência crítica de crescimento e agente participativo, ainda que, existam presentes nos dias atuais as tendências passadas.  

(Borges 2015, p. 39 material didático).

Referências

BORGES, Elizabete Velter. Didática I.

Dourados: UNIGRAN, 2015/2.

Bom estudo!!!

Profª. Elizabete Velter Borges

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (69 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com