TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática Reflexões e Relações Conceituais

Por:   •  19/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.599 Palavras (11 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 11

Didática Geral:

Reflexões e relações conceituais 

1        INTRODUÇÃO

O presente trabalho buscou a reflexão sobre a didática na prática docente. A didática é uma disciplina da pedagogia que estuda os processos de ensino e como será sua prática em sala de aula, auxiliando de acordo com o desenvolvimento das capacidades dos alunos.

        A disciplina é um dos principais instrumentos para a formação docente, pois, a partir dela é possível planejar orientações importantes para a prática, dessa forma é necessário que o professor examine as teorias da sua formação, ou seja, é através dela que será possível uma prática pedagógica com ações positivas compartilhando suas experimentações.

        A vigente pesquisa contou com o apoio dos textos oferecidos pelo curso, auxiliando nossos estudos, contribuindo para o aprimoramento da formação e entendimento da necessidade desta disciplina para nossa prática pedagógica.

        

 


2   DIDÁTICA GERAL: REFLEXÕES E RELAÇÕES CONCEITUAIS

     

  1. 2.1  Reflexões e relações conceituais.

        De acordo com Candau (2008) a formação docente deve focar no fazer docente, uma atuação separada das práticas pedagógicas limita o professor a função de um simples transmissor de conteúdos. Por isso é importante que o professor se fundamente na pedagogia e didática.

        A pedagogia nesse sentido auxilia ao caráter formativo da didática, ampliando a formação docente e possibilitando a elaboração de saberes.

        A pedagogia unida a didática proporciona ao professor uma intenção às práticas, fazendo- o refletir, para unir da melhor maneira a teoria e a prática. É necessário uma ação reflexiva permitindo ao professor a leitura e compreensão de suas práticas pedagógicas, tendo uma análise crítica e construtiva da realidade.

        Dessa maneira é imprescindível a valorização e a participação do professor na instituição. Percebemos que uma boa base pedagógica, fará os professores desenvolverem um trabalho pedagógico próprio.

Segundo Libâneo (2006) o professor precisa de uma formação continuada de forma crítica, que auxilie no entendimento dos problemas do dia a dia e aparelhe o fazer docente. As escolas estão vulneráveis e não conseguem atingir a todos, existem muitas questões sócio- culturais que não permitem um fazer docente, que atinja todos os segmentos.

Assim, a pedagogia e a didática devem estar juntas, pois através delas levará o docente a uma reflexão de melhorar suas práticas e sua formação terá importância.

 

         2.2  A importância da didática na formação de docentes.

        A didática pode ser definida como o ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de propósitos educativos e que tem como finalidade os processos de ensino e aprendizagem.

        Para uma boa formação, a didática examina a ação pedagógica e recomenda ao educador que estimule o aluno a fazer reflexões e questionamentos sobre as informações que lhe são apresentadas ao longo do processo de aprendizagem.

        Nesta definição a didática estuda os saberes importantes à prática docente, e é uma das principais ferramentas para a formação. Os saberes provenientes são aqueles agregados pelas instituições tanto na formação inicial como na formação contínua.

        As saberes experienciais são característicos de cada professor, da prática de sua rotina no trabalho e com os alunos, com a instituição e seus colegas.

        A formação é um importante instrumento desses saberes, pois auxilia o professor a examinar sua prática, contribuindo para uma melhoria nas atividades diárias. Não é possível separa o profissional da pessoa que entende sua profissão, reconhece-a e a cumpre conforme a educação e a sociedade.

Libâneo (1994, p. 25) amplia esse conceito:

A Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fun-

damentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. A ela

cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos.

        

Quanto mais se aproxima do aluno, mais percebemos os processos educacionais e mais elaboramos questões pertinentes a nossa prática.

        Afinal de contas, os docentes não são meros transmissores dos saberes, mas pessoas qualificadas a oportunizar o diálogo, a reflexão e a questionar a partir de métodos voltados a formação continuada.

3   TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

É necessário esclarecer que as tendências não chegam em sua forma real, nem sempre conseguem compreender todos os recursos da prática escolar. São, limitadas de qualquer tentativa de classificação. De qualquer modo, a classificação e descrição das tendências poderão funcionar como instrumento de analise para o professor avaliar sua prática de sala de aula. Utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas,

 

3.1  Pedagogia Liberal:

3.1.1        Tendência Tradicional o professor era o núcleo do processo de ensino-aprendizagem, a peça mais importante de todo esse processo, o personagem principal,  prepara os indivíduos para atuar em sociedade, ou seja, ela se baseia nas aptidões de cada aluno, para que ele se adapte aos valores e também as normas sociais.

3.1.2        Tendência Liberal Renovada Progressivista o enfoque no aluno, a possibilidade natural no seu aprendizado, mas também no seu momento de ensinar. O aluno passa a ter a autonomia da sua aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com