TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferentes linguagens necessárias a alfabetização

Por:   •  1/5/2017  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

*Após a leitura dos dois textos trace um paralelo construindo um pequeno texto no qual destaque as diferentes linguagens necessárias à alfabetização. Utilize os textos como fundamentação.

   Toda e qualquer forma de linguagem representa uma riqueza de possibilidades, a partir dessa premissa devemos dar valor às variadas experiências humanas pois não nos expressamos apenas de uma forma. Os textos falam sobre valorizar outras formas de linguagens que muitas vezes ficam em segundo plano nas escolas , isso quando são  usadas na mesma.  Atualmente valoriza-se a linguagem escrita em detrimento de outras até porque  é a que mais usamos no contexto escolar. Porém os textos nos trazem a reflexão justamente  a valorização e a conexão que as diferentes linguagens na educação infantil podem ser trabalhadas.  Aprender brincando, se divertindo através das diversas formas de linguagens – desenho, pintura, literatura, jogo, brinquedo, imagem, silêncio, dança, teatro, música, prosa, poesia, mímica, mídia, e, também, oralidade e escrita – de igual forma presentes na vivência infantil escolar, contribui para que a criança desenvolva uma leitura reflexiva e crítica de mundo.

    Trazer  a realidade cultural que cerca a criança, e mediar essa relação da criança com os diferentes tipos de linguagem é um desfio para os educadores.  É preciso priorizar a qualidade do trabalho desenvolvido e não a quantidade, valorizar a individualidade de cada um, pois não haverá valia em múltiplos trabalhos de pinturas , de colagens e etc, se a criança não souber interpretá-los, se ela não se desenvolve em aspectos cognitivos, psicomotor e socioafetivo.  No texto escrito por Ligia Maria relata o pensamento de Chauí,  que a linguagem é como “uma dimensão de nossa existência” , é atividade de criação, interpretação e decifração de significados e que pode ser feita “miticamente ou logicamente, magicamente ou racionalmente, simbolicamente ou conceitualmente.” (Chauí 1990 / p.151).

    Valorizar  e inserir na educação infantil o contato com atividades que favoreçam o exercício de linguagens corporais, gráficas, sonoras, musicais, sensoriais, cognitivas, emocionais, etc,  deve ser entendido não apenas uma possibilidade ou necessidade , mas como um direito social da criança.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com