TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos curríc

Por:   •  1/5/2015  •  Dissertação  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 2

1. Explanação sobre o conceito saberes docentes;

2. Descrição e argumentação sobre como os saberes docentes podem ser articulados no currículo.

Quando pensamos na formação dos professores, entendemos que é preciso capacitação, para enfrentar os conflitos que surgem em sala de aula, dado a grande diferença de cultura, de diferentes grupos sociais, mas também é necessário considerar os saberes da experiência, enfatizando a temática do saber docente, e a busca de uma base de conhecimento para os professores.

Gauthier(1998), fala sobre a dificuldade de trabalhar com saberes formalizados, sugerindo para contribuir com o aperfeiçoamento da prática docente, e formação de professores, pesquisas sobre o saber da Ação Pedagógica, utilizando assim não só os conhecimentos científicos, mas também o saber nascido da prática, unindo assim formação e prática cotidiana.

Quando saímos do ponto de vista teórico, e levamos ao cotidiano e ao saber-fazer docente, e questionarmos um professor sobre o seu saber, eles certamente citarão o seu saber-fazer pessoal, falaram dos livros que leram, dos trabalho vivenciados e trabalhos curriculares. Enfim relatarão acontecimentos diários, que se transformam, e fazem o mesmo com o seu saber- docente que é plural.

Tardif et al.(1991), fala sobre os diversos tipos de saberes curriculares, profissionais e da experiência sendo todos integrantes da prática docente, destacando que a diferença estaria na relação do professor com cada um deles.

Podendo esta área ser considerada um tanto nova, serão necessários ainda muitos estudos e pesquisas, para que, questões um tanto relevantes sejam esclarecidas, contribuindo para as orientações voltadas para a formação e profissionalização do professor.

Referência:

Educação e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p.27-42, abr. 2001. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 mar. 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com