TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 2

Devido a necessidade de compreensão da prática pedagógica do professor, pesquisas foram realizadas, destacando a importância desta e vinculando a formação e a pratica cotidiana.

No Brasil este assunto começou a ser mais explorado no período de 1990 a fim de buscar resgatar o papel do professor, destacando a importância de se pensar a formação numa abordagem que vá além da acadêmica, produzindo um outro tipo de conhecimento, mais próximo das realidades educativas e do cotidiano dos professores.

Segundo Célia Maria Nunes (2001), o repensar a concepção da formação dos professores, que até a pouco tempo objetivava a capacitação destes, através da transmissão do conhecimento, a fim de que "aprendessem" a atuar eficazmente na sala de aula, vem sendo substituído pela abordagem de analisar a prática que este professor vem desenvolvendo, enfatizando a temática do saber docente e a busca de uma base de conhecimento para os professores, considerando os saberes da experiência.

Destacando-se a necessidade de garantir que as formações cultural, científica, pedagógica e disciplinar estejam vinculadas à formação prática, consolidando, assim, uma Teoria do Ensino.

Desta forma o professor, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de utilização dos mesmos, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais. Gauthier defende a ideia de não produzir um oficio sem saberes e saberes sem oficio.

As três classificações tipológicas (Gauthier, Tardif e Shulman), estão sintetizadas no quadro abaixo:

[pic 2]

Fonte: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28049/29851

É possível identificar a necessidade de integrar teoria e prática, e a formação continuada, atualizando assim o profissional e garantindo assim um ensino de qualidade.

Referências Bibliográficas

NUNES, Célia Maria Fernanda. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Disponível em: . Acesso em: 18 de setembro de 2015

ALMEIDA, Patrícia. BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para a proposta de formação. Disponível em: . Acesso em: 18 de setembro de 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (193.9 Kb)   docx (180.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com