TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dislexia

Por:   •  1/6/2015  •  Resenha  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Uberaba Uniube

A importância do professor na vida do aluno.

Ludimila Lucas do nascimento

Governador Valadares,01/06/2015

Referência: filme – Como estrelas na terra - toda criança é especial, livro Criança e desenvolvimento II / Necessidades educativas e e educação inclusiva.

A história relatada no filme é de um menino de 9 anos que se chama Ishan Awasthi,estuda em escola normal e repetiu uma o terceiro período e está  para repetir novamente .

O menino não consegue acompanha as aulas nem prestar a atenção e diz que as letras dançam em sua frente.

O pai de Ishaan pensa que ele é indisciplinado  e o trata com rigidez e falta de sensibilidade ma o pai de Ishaan não percebeu que ele sofria de dislexia. O pai é chamado na escola para conversar com a diretora , e decide levar Ishaan  a um internato , só que com esta decisão Ishaan piora fica deprimido e perde o total interesse para estudar e isolado , sente falta de sua mãe e de seu irmão mais velho.

O internato é conhecido por suas regras rigorosas e tradicionais e a filosofia do internato é “Disciplinar cavalos selvagens”, até que entra um professor substituto de artes, e ele não era um professor tradicional e não era um professor tradicional, o professor logo conhece Ishaan  e percebe que o menino sofre de dislexia e prontamente decide ajudá-lo,não sendo um problema desconhecido pelo professor ele decide tirar o Ishaan do fundo do poço. O professor com dedicação e afeto ensinou a Ishaan a ler escrever, e o Ishaan a partir de então começa a superar sofrimento de estar longe de sua família ele se encontra na escola e vendo nela um novo significado.

A importância do professor e seu poder de transformação na vida de um aluno mostrada pelo filme nos faz entender que é necessário que o educador tenha sua própria metodologia de formar e estimular o ensino ,tornando a sala de aula um lugar harmonioso .

Os professores na escola que Ishaan estudava,corrigiam os erros gramaticais dele e eles não perceberam que ele era uma criança especial, e sendo assim precisava de ser compreendida.

Ishaan teve felicidade de encontrar com o professor, que á tratou com respeito e o  valorizou, o educador entendeu as diferença e usou a arte para mostrar para ele que a sua deficiência não o diferenciava dos outros.E o que salvou Ishaan foi os novos métodos que o educador utlizou, e trazendo para nossa realidade, alunos com diversas deficiência são colocados em escolas normais e infelizmente as escolas regulares e os professores não estão preparados.

O educador consegue mobilizar a escolar a respeito da diversidade que tem na sala de aula, e mostra que possível fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprendizagem.

E necessário que os educadores saibam lidar com esses problemas no contexto escolar,para encontrar meios e soluções para trabalhar essa e as demais deficiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (746.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com